Com 20 fotografias, 10 de Bibiana Silveira e 10 de Mario Witt, a 2ª Mostra Imagens do Rural propõe um diálogo imagético entre olhares sobre o mesmo tema: paisagens rurais.
A exposição integra as atividades do 2º Colóquio “Mídia, interação e estudos fronteiriços”, que ocorre nesta sexta-feira (23), no auditório do prédio 74C da UFSM.
Com curadoria de Bibiana Silveira e imagens feitas durante um período de mais de dez anos, a mostra retrata diferentes maneiras de se viver o rural no RS do século XXI. O campo aberto de mata nativa, e a cidade do interior com suas peculiaridades; as plantações familiares de pequeno porte e as plantações industriais de larga escala; o agricultor solitário de pé no chão e o cavaleiro tocando boiada com seus cachorros.
A mostra busca mostrar e enfatizar a diversidade: de olhares, de práticas, de vidas. E também, a diversidade própria da fotografia, da maneira como ela pode ser vista, produzida e recebida.
A mostra integra o convênio Capes-MINCYT entre UFSM-UFRGS (Brasil) e UNQ-UBA (Argentina).
A 1ª mostra Imagens do Rural expôs imagens das “Guardiãs de Ibarama” e “Trabajo/Trabajadores”. Já foi exposta na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, Universidad Nacional de Quilmes (Buenos Aires) e no México, e segue para uma exposição da Udesc e UFPR.