O auditório do prédio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebeu nesta quinta-feira (28) a palestra “O Projeto Estratégico do Exército Astros 2020”, apresentada pelo general de Brigada José Júlio Dias Barreto, gerente do projeto Astros 2020. O evento foi uma iniciativa do Projeto Estratégico Astros 2020 e do Centro de Tecnologia, e teve como objetivo apresentar o Projeto Estratégico do Exército Astros 2020 para a comunidade acadêmica da da UFSM.
Desde novembro de 2014, o Centro de Tecnologia tem um contrato firmado com o Exército para o desenvolvimento do Sistema Integrado de Simulação. Este projeto engloba a pesquisa e desenvolvimento de um simulador tático virtual para Reop, simuladores técnicos-virtuais e softwares para treinamento baseado em computador, visando ao adestramento de militares em instruções de emprego tático-operacional do sistema Astros.
De acordo com a coordenadora do projeto na UFSM, professora Lisandra Manzoni Fontoura, uma das motivações do general Barreto era mostrar a sua amplitude para os estudantes. “É uma satisfação para o general o fato do projeto do Sistema Integrado de Simulação estar sendo desenvolvido com uma parceria entre a Universidade e o Exército, com alunos que estão se capacitando em defesa, tecnologia e simulação”, comenta Lizandra.
A palestra durou em torno de duas horas e abordou temas específicos do PEE Astros 2020 no que se refere à pesquisa e desenvolvimento fomentados no âmbito do projeto.
Segundo o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, a parceria é uma grande chance para os estudantes e os docentes da UFSM trabalharem em tecnologia de ponta. “São oportunidades que nós não podemos prescindir. A Universidade está trabalhando com instituições públicas e privadas, por que essa interação é necessária para que nós continuemos com esse caminho de desenvolvimento tecnológico que proporciona o bem estar da população e a soberania nacional”, afirmou.
Participam da parceria da UFSM com o projeto Astros 2020 os departamentos de Computação Aplicada e de Eletrônica e Computação do Centro de Tecnologia, juntamente com o Colégio Técnico Industrial da UFSM, envolvendo acadêmicos dos cursos de Sistemas da Informação, Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Desenho Industrial.
Texto: Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo, bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CT
Fotos: Ivana Cavalcante/Núcleo de Divulgação Institucional do CT

