Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2ª edição da Convocatória de Arte Postal, do curso de Artes Visuais, já recebe trabalhos



A 2ª edição da Convocatória de Arte Postal está sendo organizada pela professora do curso de Artes Visuais Helga Correa e pelas mestres em Artes Visuais Marina Attiná Jozala e Bruna Berger, contando este ano com o apoio de Aracy Colvero, graduanda em Artes Visuais pela UFSM. 

Qualquer pessoa que tenha interesse em arte postal pode participar. O tema é natureza morta, a técnica é livre, e o tamanho deve ser o postal, 10cm x 15cm. O prazo de envio é até 2 de dezembro. Os trabalhos serão divulgados no blog naturezamorta2016.tumblr.com e expostos em Santa Maria, em data e local ainda a definir. 

Entre os objetivos do projeto estão incentivar a produção de arte postal no campo da arte, estimulando a reflexão sobre a temática natureza morta, propiciar a visualização de conceitos e/ou do entendimento do tema em trabalhos de artistas provenientes de diferentes culturas e fomentar uma produção artística de qualidade no panorama da arte contemporânea.

A primeira edição da convocatória foi lançada em 2014 e culminou com a exposição física dos postais no Centro de Artes e Letras da UFSM em abril de 2015. Ao total, foram recebidos 404 postais, de 197 participantes de 18 países. A experiência possibilitou a percepção da associação do tema, sobretudo vinculado aos aspectos estéticos ou idílicos da natureza. 

A arte postal, também conhecida como mail art, surgiu durante os anos 1960, a fim de buscar o relacionamento entre os artistas. Este meio criativo de comunicação se caracteriza por ser democrático, pois qualquer pessoa pode participar e não há júri ou seleção de trabalhos. A arte postal existe para além do momento de sua criação, sobretudo em seu percurso, no decorrer do caminho em que há a formação da rede de relações entre as pessoas. Afinal, não se sabe o que acontecerá com a arte postal após o seu envio pelo correio, se este objeto chegará ao seu destino ou mesmo o que acontecerá durante ou após o seu trajeto. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-26376

Publicações Recentes