Após a compra de uma impressora 3D, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM em Cachoeira do Sul produziu o seu primeiro modelo impresso, uma cadeira. A impressão integra exercício da disciplina de Desenho Digital II.
O projeto da cadeira foi desenvolvido pela acadêmica Rhaíssa Porto, do 6º semestre do curso, e partiu de referências do designer Alexandre Caldas.
Inicialmente, durante a disciplina, foi proposta a modelagem tridimensional virtual com software AutoCAD. Após a cadeira modelada, o arquivo foi exportado para outro software, no qual foram realizados ajustes de escala, densidade das partes sólidas e rotação na mesa de impressão para gerar o modelo final, considerando as camadas a ser impressas. Com estes ajustes realizados, foi possível gerar um arquivo GCODE, que a impressora reconhece como um modelo a ser impresso. Depois de todo esse processo, passa-se o arquivo para a impressora, que inicia o processo de impressão por deposição de camadas de PLA (ácido polilático), que é um plástico biodegradável.
Segundo o professor Julio Pires, do curso de Arquitetura e responsável pela disciplina, a intenção agora é inserir atividades de modelagem e fabricação digital em outras disciplinas do curso. Além disso, já está sendo elaborado um projeto de pesquisa que utilizará a impressora 3D.
O professor Julio ainda salienta que o uso da impressora se estende aos demais cursos do Campus. “São cursos de engenharia, e como tal, o estudo de modelos reais pode favorecer na prática de ensino e aprendizagem, além de fazer parte de outros projetos de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o docente.
Veja abaixo como foram as etapas para gerar o modelo físico impresso (a cadeira).
Etapa 1 – Desenvolvimento do modelo 3D da cadeira no software AutoCAD
Etapa 2 – O modelo da cadeira é rotacionado e colocado na escala correta no software CURA
Etapa 3 – O modelo começa a ser impresso
Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Cachoeira do Sul
