Nos dias 18 e 19 de abril aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) do ano de 2023. O evento foi marcado por uma série de reuniões entre dirigentes e gestores das Escolas Técnicas Vinculadas (ETVs) de todo o Brasil, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Durante o segundo dia da reunião, ocorreu a eleição da nova diretoria do Condetuf para o biênio 2023-2025, cuja composição tem dois representantes da UFSM: a Professora Marta Von Ende, diretora do Colégio Politécnico e o Prof. Marcelo Freitas da Silva, coordenador de EBTT. Além deles, o Prof. Rafael Adaime Pinto, diretor do CTISM, integra a comissão orçamentária deste mesmo conselho.
Confira a composição completa do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais:
- Maria Soraya Pereira Franco Adriano (ETS/UFPB), presidente;
- Marcelo Freitas da Silva (UFSM), 1º vice-presidente;
- Kátia Pedroso Silveira (COLTEC/UFMG), 2ª vice-presidente;
- David Farias Torres Chagas (ETA/UFAL), 1º secretário;
- Marta Von Ende (Politécnico/UFSM), 2ª secretária;
- Edvaldo Mesquita Beltrão Filho (CAVN/UFPB), 1º tesoureiro;
- Mércia Maria de Santi (ETS/UFRN), 2ª tesoureira.

Mudança e continuidade
A nova diretoria foi eleita por unanimidade e representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Condetuf. Além da Prof. Maria Soraya Pereira Franco Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB), primeira mulher presidente do CONDETUF, foram reconduzidos os professores Marcelo Freitas da Silva, Kátia Pedroso Silveira, David Farias Torres Chagas e Edvaldo Mesquita Beltrão Filho.
A nova mesa diretora assume com o compromisso de estabelecer um diálogo com a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República e de Camilo Santana no Ministério da Educação, para o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Após a eleição, representantes do Condetuf participaram da cerimônia onde foi anunciada a recomposição do orçamento para a Educação, com o repasse de R$ 2,44 bilhões para o fortalecimento do ensino superior, profissional e tecnológico no Brasil.
Texto: Marcelo Freitas
Edição: Solange Prediger – ASCOM Gabinete