Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sedia os JUGs de futsal neste sábado (28)

Santa Maria também será cidade-sede do handebol e do voleibol



A partir deste sábado (28), Santa Maria recebe, pelo segundo ano consecutivo, os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) nas modalidades coletivas — com exceção do basquete, que será disputado em Pelotas. A definição das cidades-sede segue o modelo adotado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), por meio de reuniões técnicas com os municípios interessados. Assim, ficou acordado que Santa Maria sediará os jogos de futsal, handebol e voleibol, enquanto Pelotas será responsável pelas disputas do basquete e do xadrez.

O vice-presidente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge) e professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, destaca o crescimento da Universidade no cenário esportivo como fator decisivo para a escolha: “O fato de nós, da UFSM, termos nos últimos anos todo esse desempenho, desde 2018, com a criação do NIEEMS (Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde), até recentemente, faz com que seja possível trazer esses jogos para cá”.

 Em 2024, uma gama de modalidades da UFSM já pôde jogar em casa o campeonato estadual. Inclusive, as equipes de basquete feminino, futsal masculino, handebol masculino e voleibol masculino sagraram-se campeãs dos JUGs e representaram a Universidade no JUBs, em Brasília.

Para participar dos JUGs, os estudantes devem estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. No caso dos esportes coletivos, os chaveamentos são definidos conforme o ranking da Fuge, com base no desempenho do ano anterior.

Futsal 

A modalidade que estreia primeiro, neste sábado (28), é o futsal. As partidas acontecem nos Ginásios 1, do CEFD, no campus de Camobi, e no Centro Desportivo Municipal (CDM). O time masculino defende o título conquistado após 12 anos de jejum. No JUBs, a equipe de Santa Maria acabou na 7ª colocação, perdendo a vaga na 1ª divisão do campeonato. Portanto, o time de futsal que vencer o JUGs disputará a 2ª divisão do Brasileiro. 

O chaveamento deste ano do JUGs conta com três grupos:

  • Chave A: UFSM, Unisinos (São Leopoldo), IDEAU (Getúlio Vargas)

  • Chave B: Feevale (Campo Bom), UFRGS (Porto Alegre), UFFS (Erechim)

  • Chave C: AMF (Restinga Sêca), Sogipa (Porto Alegre), Unipampa (Bagé), UPF (Passo Fundo)

As duas partidas da UFSM na fase classificatória serão disputadas no CDM. O primeiro jogo é às 8h30 diante da IDEAU. Na sequência, se perder a primeira rodada, enfrenta a Unisinos às 10h30min, ou às 12h30min, se ganhar. Avançam os três primeiros colocados e o melhor vice-líder. A fase eliminatória acontece no Ginásio 1 e é feita por cruzamento olímpico, no qual o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo enfrenta o terceiro. A final está prevista para às 20h, no Ginásio 1.

O técnico da equipe no JUGs é João Vitor Maneck, acadêmico de Educação Física. Como a competição é exclusiva para universitários, o elenco difere do que disputa a Série Ouro.

Time de futsal da UFSM que foi campeão do JUGs em 2024 (Foto: Ricardo Weschenfelder)

O jogador Pepo, que conquistou o campeonato em 2024, e também compõe o elenco da Série Ouro, comenta a importância de já ter experiência no JUGs: “Ano passado a gente conseguiu, com muita luta, ser campeão e conseguir vencer dentro da nossa casa. Com certeza, ser em Santa Maria fez a diferença. Esse ano as expectativas são ainda mais altas, principalmente porque nós já temos mais experiência na competição, porque para muitos, como eu, foi a primeira vez. Nós temos uma equipe melhor, melhor treinada e com melhores peças, um grupo mais linear em relação ao do ano passado.” Pepo também destaca os jogadores que entraram no time em 2024 para jogar a competição universitária, mas acabaram não obtendo tanta minutagem, e agora fazem parte do elenco da Série Ouro: “Até pelos guris que não jogaram tanto no ano passado, como o Lucas Senna, o Leonardo Elias, como o Matheus Gomes. Esse ano, por integrarem o grupo na Série Ouro, estão muito melhor preparados e com uma confiança muito maior”. 

Apesar de ainda não terem iniciado a Série Ouro de 2025, o elenco feminino passa pela mesma questão. Após as seletivas do início do ano, foram convocadas 14 atletas universitárias e 14 não-universitárias para compor o plantel. “A gente começou o trabalho pós-carnaval, passamos o semestre inteiro treinando em treinamento conjunto, mas com coletivos separados em busca de entrosamento e melhoria na adequação das jogadas”, conta o treinador Daniel Franco, estreante em JUGs, que assumiu o comando das Gurias da Federal logo no começo do ano. 

No naipe feminino, são apenas duas chaves:

  • Chave A: UFSM, IDEAU, UFRGS, UPF

  • Chave B: Feevale, Sogipa, UFPel, AMF

As equipes enfrentam-se entre si dentro dos grupos e avançam às semifinais as duas melhores de cada chave. O primeiro jogo da UFSM é às às 8h30min, no Ginásio 3, diante da UFRGS. Se vencer, volta à quadra às 12h para encarar o perdedor do jogo entre IDEAU e UPF, que ocorre às 9h30min. Se perder, o próximo confronto será antes, às 11h, contra o vencedor deste outro duelo da chave.

A fase eliminatória também é feita por cruzamento olímpico e a final está prevista para às 19h, no Ginásio 1. 

O time feminino vai em busca de uma conquista inédita no campeonato, e o técnico Daniel comenta: “A gente vai em busca do título, sim. Sabemos da enorme dificuldade que teremos pela frente com as faculdades da Sogipa, da IDEAU Feminy e outras que podem ter treinado e se reforçado mais, assim como fizemos no projeto este ano. Então temos uma expectativa muito forte e caímos em uma chave bem difícil’.

Handebol

Quem também vai em busca de um título inédito de JUGs é o time feminino de handebol da Universidade. E, assim como no futsal feminino, com um técnico estreante. Lucas Lopes, acadêmico de Educação Física que antes era auxiliar técnico da equipe, passou a estar oficialmente sob o comando durante o Estadual deste ano. “É uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma equipe que está representando a UFSM, mas estou adorando vivenciar isso. Acredito que consegui crescer bastante dentro do time e me sinto pronto para essa responsabilidade. Além disso, temos uma comissão técnica bem capacitada, o que dá uma grande confiança no trabalho que estamos desenvolvendo”, confessa Lucas. 

A modalidade de handebol acontece no Ginásio 1, no dia 6 de julho, e conta com uma chave única, na qual ocorre um rodízio dirigido dos jogos. Em caso de empate, a equipe com o melhor ranqueamento de 2024 é decretada como vencedora a fim de definir a ordem dos confrontos seguintes. Estão inscritas além da UFSM: Ulbra, Feevale, UFPel e UFRGS.

A primeira partida da Federal de Santa Maria é às 8h30, diante da Ulbra. Se perder, volta à quadra às 10h30 para encarar a UFPel. Se vencer, o próximo confronto será às 11h30, contra o perdedor do duelo entre Feevale e UFRGS. Os horários dos próximos jogos dependem dos resultados subsequentes. 

Equipe de handebol campeã do JUGs 2024 (Foto: Divulgação)

O esquadrão masculino de handebol da UFSM foi outro time que venceu o JUGs de 2024 e quebrou um jejum de mais de uma década – eram 15 anos sem um título do campeonato. E, no JUBs, foi a única modalidade coletiva a alcançar o pódio em 2024. Avançou à semifinal e conquistou a medalha de bronze. 

As partidas do naipe masculino acontecem no CDM e somente as duas últimas serão disputadas no Ginásio 1 da UFSM. Estão na chave única: UFSM, UFPel, UFRGS e Feevale. Se perder, volta à quadra às 10h30 para encarar o vencedor do duelo entre UFPel e UFRGS. Se vencer, o próximo confronto será às 12h30, contra o perdedor do duelo. Os horários dos próximos jogos dependem dos resultados subsequentes. 

Voleibol

Para fechar a trinca de esportes do naipe masculino que venceram o JUGs em 2024, o voleibol também defende o título, que conquistou no ano passado pela primeira vez na história. O voleibol será disputado em Santa Maria no dia 5 de julho, com três times em duas chaves e a terceira chave com quatro times. 

O coordenador do voleibol da UFSM, Lorenzo Laporta, é também coordenador do JUGs. O professor conta que aumentaram as inscrições das equipes em 2025, e consequentemente também aumentaram, de certa forma, a estrutura em parceria com a Prefeitura e a Secretaria dos Esportes. Por isso que, por exemplo, algumas modalidades serão majoritariamente disputadas no Centro Desportivo Municipal e outras nos Ginásios do CEFD. 

Chaveamento masculino:

  • Chave A: UFSM, UFRGS, UFFS

  • Chave B: Feevale, Unipampa, Sogipa

  • Chave C: Unisinos, UFPel, UFCSPA, AMF

Todas as partidas do naipe masculino serão disputadas no Ginásio A do CDM. O primeiro jogo da UFSM é às 8h30min diante da UFFS. Na sequência, se perder a primeira rodada, enfrenta a UFRGS com horário a definir, ou joga às 14h30min se vencer. Avançam os três primeiros colocados e o melhor vice-líder. 

“A nossa expectativa acho que é bem grande para poder trazer uma das referências dos jogos universitários para Santa Maria. Isso fomenta não só os nossos alunos que estão ali, até trabalhando como estagiários, como também restaurantes, o comércio da cidade em si”, afirma Lorenzo sobre os impactos de sediar uma competição como o JUGs.

O professor também comenta que, por terem vencido no ano passado, existe uma pressão para defender a conquista no masculino, mas que o objetivo é estar nas finais dos dois naipes de novo: “Nós queremos estar novamente nas duas finais e queremos ir para os Jogos Brasileiros. É ambicioso estar nas duas finais? Sim, mas no ano passado a gente já mostrou que tem condições. É ambicioso estar no JUBs com as duas equipes? Sim, então espero que a gente consiga aproveitar esse fator casa, não precisar viajar, a torcida dos amigos, familiares e colegas, para reverter em mais motivação ainda para estar nos Jogos Brasileiros”. 

Como o professor Lorenzo disse, a equipe feminina de voleibol chegou à final no ano passado e foi vice-campeã da competição. Elas também vão em busca de um título inédito em 2025. 

Chaveamento feminino:

  • Chave A: UPF, UFFS, Unipampa

  • Chave B: UFSM, AMF, Unisinos

  • Chave C: Feevale, UFPel, UFRGS, UFCSPA

Todas as partidas do naipe feminino serão disputadas no Ginásio 1 do CEFD. O primeiro jogo da UFSM é diante da Unisinos, e depois enfrenta a AMF, ambas com horário a definir. Avançam os três primeiros colocados e o melhor vice-líder. 

“No começo do ano, jogamos uma competição que se chama Copa Cláudio Braga, que é vinculada à Confederação Gaúcha de Vôlei. Ela é a versão do estadual (JUGs) no primeiro semestre. As duas equipes jogaram, a feminina foi para a semifinal, e a masculina ainda está disputando a fase classificatória, então a gente não sabe ainda como vai ser, mas isso também foi importante para dar mais volume de jogo, para começar a fechar, aproximar a equipe da coesão, para chegar nesse JUGs da melhor maneira”, relata o coordenador do JUGs que também é técnico da equipe feminina sobre a preparação para os Jogos Universitários Gaúchos de 2025.

Além disso, Lorenzo afirma que a cada ano, os setores que compõem o projeto também passam por aprimoramentos. Este ano, além da parceria com a Educação Física, a Nutrição, a Fisioterapia e a Comunicação, também foi firmado um apoio com a Enfermagem e a Medicina. 

Basquete 

A equipe de basquete tetracampeã do JUGs em 2024 (Foto: Divulgação)

Por fim, os JUGs de basquete acontecerão em Pelotas, no dia 12 de julho. As partidas da modalidade feminina serão disputadas a partir das 8h30, no Complexo de Esporte, Saúde e Cultura da UFPel (Ginásio da antiga AABB). 

No naipe feminino, estão inscritas em chave única: UFSM, UFRGS, UFPEL, Sogipa e Unisc. 

As Gurias da Federal são tetracampeãs do JUGs e em 2023 foram campeãs da 3ª divisão do JUBs. Em 2024, elas ficaram na quarta colocação da 2ª divisão. 

As partidas da modalidade masculina serão disputadas a partir das 8h30, na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da UFPel (Ginásio da antiga AABB). 

No naipe masculino, estão inscritas em chave única: UFRGS, Unisc, UFSM, UFPel e Unipampa. Os santa-marienses vão em busca de um título inédito de JUGs. Os atletas da UFRGS são pentacampeões da modalidade e, no JUBs de 2024, sagraram-se campeões da 2ª divisão. 

 

Texto: Marina Brignol, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias. 
Edição: Mariana Henriques

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69629

Publicações Recentes