A instalação de um novo sistema de filtragem na unidade 1 do Restaurante Universitário (RU 1) foi concluída no início do mês de julho. O filtro se localiza no ambiente de estoque interno. Além disso, está sendo feita uma renovação do revestimento interno do reservatório de água do RU 1 (revestido em fibra, com capacidade de 20 mil litros), obra que deverá terminar durante o período de recesso. O investimento total foi de R$ 100 mil, incluindo o sistema de filtro, adequação do sistema hidráulico e obras complementares, e a manutenção e recuperação do revestimento do reservatório.

De acordo com o diretor do RU, Joeder Campos Soares, o novo sistema utiliza um filtro de 950 kg de carvão ativado, que realiza uma filtragem dupla: antes e depois de chegar nos tanques do reservatório do restaurante. A filtragem também inclui processos de cloragem e um sistema de desinfecção ultravioleta. “É um sistema bem mais complexo. E com isso temos assim a plena certeza de que vamos servir a melhor qualidade da água para os nossos usuários. É uma segurança adicional que estamos colocando”, comenta Joeder.
As duas unidades do RU no campus sede, ambas abastecidas por água proveniente dos poços artesianos da UFSM, serão beneficiadas pelas melhorias. Isso porque a água do RU I é utilizada na produção das refeições servidas nos dois restaurantes, processo que inclui a higienização de alimentos, cozimento de pratos quentes e preparação de saladas. A água também é consumida nos bebedouros internos. Além disso, segundo Joeder, está em processo de tramitação um projeto para a instalação de um reservatório individual para o RU 2.
O diretor do RU explica que a água que sai do poço é segura, mas que pode haver riscos no trajeto do encanamento, como um cano rompido ou uma infiltração, por exemplo. Isso será solucionado com o novo sistema. Anteriormente, também, já eram realizados testes semestrais de análise da água dos poços. “Quando foram levantadas algumas suspeitas (de contaminação), fizemos análises ao longo dos últimos meses, e logo articulamos com a Secretaria de Município de Planejamento e Administração, que trata dessa questão da água junto da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra). E começamos a articular e estudar um modelo para trazer mais segurança.”
Caso ocorra alguma contaminação no trajeto, o novo sistema a elimina através de uma filtragem tripla, por carvão, cloro e luz ultravioleta. Joeder conta, ainda, que uma filtragem por cloragem e carvão já existia no sistema antigo, porém apenas na saída do poço. De acordo com ele, nesse sistema anterior, havia qualidade da água, mas suspeitas de contaminação e a alta demanda do restaurante levaram à iniciativa de revitalizar o sistema. “A água sempre foi própria para consumo. Mas considerando o volume de refeições que nós servimos aqui nos RUs (em período de alto fluxo são cerca de 12 mil refeições por dia), conseguimos adotar uma medida de combater um risco, considerando todo esse público envolvido”, comenta o diretor.
Como funciona o novo sistema
O novo filtro é um tanque vertical fabricado em PRFV (sigla para “poliéster reforçado com fibra de vidro”), material altamente resistente à corrosão. São duas as principais etapas da filtração: a passagem pela camada de carvão ativado, que remove substâncias e contaminantes orgânicos, e a passagem pela camada de dolomita, um tipo de mineral, que atua na correção do pH (medida que indica a acidez ou alcalinidade da água), e na remoção de ferro dissolvido.
O filtro possui também um sistema de dosagem automática do cloro, que é utilizado para a desinfecção contínua da água. Esse sistema é importante para eliminar contaminantes e microrganismos, como vírus, bactérias patogênicas, algas, fungos e protozoários, além de odores e gostos desagradáveis, entre outras funções.
Por fim, apresenta um sistema de desinfecção por filtro UV-87W. Nela, a água passa por uma câmara que contém uma lâmpada de 87 watts, que emite uma radiação ultravioleta tipo C. A radiação penetra as células dos organismos, e os elimina sem afetar a composição química da água.
“Queremos destacar o compromisso do RU com o seu público. Nós prezamos muito pela nossa missão, que é garantir o alimento, a água, na melhor qualidade. E é um esforço contínuo, uma dedicação que temos em preservar a saúde do nosso público estudantil”, comenta Joeder.
Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Jessica Mocellin, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali