Na manhã desta sexta-feira (18), os Conselhos Superiores da UFSM se reuniram para a votação dos nomes que compõem a lista tríplice para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Instituição.
Estiveram presentes 105 conselheiros, e foram contabilizados 101 votos, entre membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão.
O primeiro cargo a ser votado foi o de reitor (a). O resultado foi:
Martha Adaime recebeu 91 votos;
Tiago Marchesan recebeu 05 votos;
Cristina Nogueira recebeu 03 votos;
Em Branco: 0
Nulo: 2
Em um segundo momento, ocorreu a eleição para o cargo de vice-reitor (a). O resultado foi:
Tiago Marchesan recebeu 89 votos;
Cristina Nogueira recebeu 08 votos;
Martha Adaime recebeu 01 votos.
Em Branco: 0
Nulo: 3
Trajetória dedicada à UFSM
Martha Adaime iniciou sua carreira em 1989. Ela conta que não se imaginava gestora, mas sempre foi muito atuante. “Sempre fui muito participativa. A Universidade sempre foi a minha vida, eu não tive filhos e eu depositei a minha vida aqui.” Ela ressalta que a parceria com o professor Tiago foi essencial para abraçar esse projeto, e destaca a importância da presença feminina em cargos de liderança: “Me sinto extremamente feliz por representar as mulheres da UFSM e mostrar a todas elas que é possível sim, chegar a qualquer posição que quiserem, dentro e fora da UFSM.”
Encerramento de ciclo
A frente da reitoria desde 2022, o atual reitor da UFSM, Luciano Schuch, comentou sobre seus últimos anos de gestão, as expectativas para a próxima e o processo de transição: “O resultado da pesquisa de opinião consolida um trabalho, um projeto da universidade que acontece a mais de 12 anos. Nós temos muito orgulho do trabalho que foi desenvolvido, trouxemos grandes mudanças estruturais para a universidade. Poderíamos citar a reestruturação das unidades de ensino, a implantação dos geoparques, a criação da Casa Verônica. Várias políticas foram criadas na nossa universidade, isso é um sucesso, tenho certeza que a Martha e o Tiago, vão continuar esse trabalho com uma tranquilidade muito grande. A transição já vem acontecendo de forma muito natural no nosso dia a dia desde o resultado da Pesquisa de Opinião.
A votação
A votação foi realizada de forma online e secreta, através da plataforma Helios Voting. Os processos de votação são separados e cada conselheiros têm direito a um voto para cada cargo. Após as votações, o Centro de Processamento de Dados (CPD) abre às urnas para a somatória dos votos, formando assim, a lista tríplice.
Agora as duas listas são enviadas para o Governo Federal, onde o presidente da república tem a prerrogativa de escolha. A nomeação oficial do novo gestor deve ocorrer até dia 24 de dezembro, e a cerimônia de posse está programada para acontecer em janeiro de 2026.
Texto: Ellen Schwaade, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Barauna, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques