Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe emenda parlamentar para construção de novo parque de exposições no campus sede

Reitor estima que a primeira fase do projeto deve ser concluída ao final de 2026



Em momento simbólico, na manhã desta quarta-feira (30), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu R$ 1 milhão por meio de emenda parlamentar para a construção da ExpoUFSM, novo parque de exposições e eventos no campus sede. O recurso, entregue pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos), foi solicitado em agosto de 2024, quando o político reuniu-se com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, durante visita a Santa Maria.

Nesta manhã, enquanto cumpria agenda de visitas no município, o senador retornou à Universidade para oficializar o repasse da emenda. Na ocasião, Schuch destacou que, com o novo complexo, a UFSM poderá voltar a sediar eventos como a Expofeira e a Feisma, além de continuar realizando atividades institucionais como o Descubra UFSM e a Jornada Acadêmica Integrada. Segundo ele, “esse espaço vai ajudar a trazer de volta as feiras para Santa Maria, além de facilitar a disseminação dos conhecimentos da Universidade e da região”.

Em sua fala, Mourão ressaltou a importância da Universidade no cenário regional e nacional, ao enfatizar “a expansão da UFSM e o papel vital da produção de conhecimento ao longo da história”. O senador ainda reforçou o compromisso em apoiar projetos de interesse acadêmico e o valor do investimento.

Para além da formalização da emenda, o momento foi marcado pelo diálogo entre autoridades da Universidade e do governo sobre possíveis futuros investimentos relevantes para a UFSM, o município de Santa Maria e o estado.

Luciano Schuch (à direita) recebe a entrega oficial da emenda parlamentar do senador Hamilton Mourão (ao centro) e Alexandre Vargas (à esquerda)
Autoridades presentes discutiram futuros investimentos de interesse da UFSM

O projeto ExpoUFSM

O projeto da ExpoUFSM, proposto ainda em 2022, prevê a construção de um centro integrado, incorporado ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (InovaTec), que abrigará uma arena digital e dois pavilhões destinados à agropecuária e a atividades gerais. Dentre os objetivos da iniciativa, destacam-se a aproximação da produção de saberes e o estímulo ao desenvolvimento econômico da região.

Segundo dados do projeto, o espaço ocupará 10 hectares de terra e contará com mais de 86 mil m² de intervenções, além de ter capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas, 230 expositores, 450 vagas de estacionamento e 126 baias para os animais da área de remate.

Arena digital terá telão 360º para facilitar apresentações
Pavilhões serão destinados a atividades gerais e agropecuárias

Schuch ainda afirmou que os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e o valor recebido por meio da emenda somam cerca de R$ 8 milhões e, com isso, será possível iniciar a construção da rua coberta no local, estrutura prevista dentro do projeto. “A licitação está quase finalizada”, finalizou o reitor, que estima que a primeira fase do projeto esteja concluída até o final do próximo ano.

Texto: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias
Fotos: Paulo Barauna, estudante de Desenho Industrial e bolsista na Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69945

Publicações Recentes