O Coletivo Peirô celebra dois anos de trajetória neste mês de setembro. Em 2025, o grupo vem desenvolvendo dois projetos culturais, entre eles o Peirô: Experimentações em Formas Animadas, que oferece à comunidade de Santa Maria e região uma oficina prática no universo do Teatro de Formas Animadas, explorando técnicas como manipulação direta, híbrida e teatro de objetos.
A oficina “Conhecendo o Teatro de Formas Animadas” ocorre neste sábado (13), das 14h às 18h, na sala 1107 do Centro de Artes e Letras (CAL/UFSM), prédio 40. Será a última oficina promovida pelo coletivo neste ano de 2025.
Gabe Felds, artista convidado do grupo para ministrar o encontro, reside em Porto Alegre, é roteirista, manipulador e pesquisador do teatro de bonecos. A proposta busca oferecer uma imersão prática nos fundamentos do teatro de animação. Os participantes terão contato com técnicas de manipulação, como bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos e teatro de objetos, com ênfase na presença do animador em cena e nas possibilidades expressivas dessa linguagem.
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas, com link disponível na bio @coletivopeiro. A confirmação é feita por e-mail. A ação integra o projeto Peirô: experimentações em formas animadas, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Santa Maria/2024 – Edital 002/2024 – Artes e Economia Criativa.
O projeto, iniciado no primeiro semestre deste ano, promoveu ações de formação voltadas a agentes culturais e estudantes das artes em Santa Maria, com foco em teatro, educação e acessibilidade, todas com acesso gratuito.
Inscrições e informações: projetopeiro@gmail.com.
Texto: Coletivo Peirô