O curso de Artes Visuais da UFSM, em parceria com o Museu de Arte de Santa Maria (Masm), realiza neste mês uma série de oficinas gratuitas de pintura voltadas à comunidade em geral. Elas são promovidas pelo projeto de extensão “Práticas pictóricas extensionistas: produção e difusão artística junto à comunidade”. Na próxima terça-feira (23), ocorre a quarta e última oficina, cujo título é “Isso não é uma oficina de Bobbie Goods: técnicas de pintura com canetinhas e carimbos”. Com classificação etária de 18 anos, a atividade ocorre no Masm (localizado na Avenida Presidente Vargas, 1400), das 9h às 11h30min, de forma gratuita.
Descrição da oficina – (1) Introdução: conversa sobre Bobbie Goods e pop art, propondo questionamentos e trazendo exemplos visuais do que é pop art; (2) preparação: explicação das dinâmicas de produção e de como o resultado será combinado ao final; (3) produção prática: divisão dos participantes em três grupos, em que cada um deles receberá papéis com desenhos Bobbie Goods impressos para experimentar técnicas de pintura, conforme os procedimentos apresentados pelos instrutores, expressando a pluralidade de métodos do fazer-arte – meio-tom/pontilhado em canetinha; experimentação de preenchimento de formas com estampas de carimbos variados; (4) Após, serão divididos elementos da composição dos Bobbie Goods para cada integrante do grupo aplicar a técnica da maneira que desejar; (5) Ao final da atividade, todos os participantes trabalharão juntos para formar uma composição com seus desenhos. Cada participante da oficina ganhará um cartão “Que não é um Bobbie Goods” como participação da atividade; (6) Partilha e conversa sobre a produção de cada grupo e desdobramentos poéticos/interpretativos; (7) Foto final da turma.
A oficina será ministrada pelos estudantes Cássio Pereira e Max Frutuoso, sob a orientação da coordenadora do projeto, professora Karine Gomes Perez, e o auxílio de colegas da disciplina Processos Pictóricos, do curso de Artes Visuais.
Os interessados em participar da oficina devem preencher o formulário de inscrição e também levar canetinhas de cores variadas.