Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cerimônia entrega para a comunidade do CE novos espaços acadêmicos e de convivência

Auditório, restaurante e Espaço Família estão disponíveis para a comunidade



Foto horizontal que, em um plano levemente inclinado para a direita, mostra a placa de reinauguração do auditório.
Com a reinauguração, o auditório do CE passa a levar o nove do seu ex-diretor Clóvis Guterres, falecido em 2023

Nesta sexta-feira (19), no Centro de Educação (CE), aconteceu a reinauguração do auditório e do restaurante do centro, bem como a inauguração do Espaço Família. O evento contou com a participação de autoridades institucionais, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. O começo da cerimônia foi marcada pela apresentação artística da Invernada Pré-Mirim do Piquete Tradicionalista Gaúcho Estância de São José, em decorrência dos festejos da Semana Farroupilha.

Auditório Maximum Prof. Dr. Clóvis Renan Jacques Guterres

A reinauguração do auditório (que se chamava Audimax) marca a revitalização do espaço, o qual recebeu adaptações de acessibilidade e uma renomeação, para homenagear o professor Clóvis Renan Jacques Guterres (ex-diretor do CE, falecido em 2023), pela dedicação à docência, à gestão acadêmica e à defesa da educação. Em reconhecimento à sua trajetória e importância, o auditório do CE passará a se chamar Auditório Maximum Prof. Dr. Clóvis Renan Jacques Guterres.

A diretora do CE, professora Marilene Gabriel Dalla Corte ressalta a importância de retomar a utilização do auditório. “É um espaço que para nós é muito caro, tendo em vista as características desta comunidade. É uma comunidade pulsante, é uma comunidade dialógica e que constantemente utiliza seus espaços coletivos para discussões, tomadas de decisões e também comunicação, socialização das suas pesquisas, das suas atividades práticas, pedagógicas e processos formativos”, destacou a diretora.

Foto horizontal que mostra uma mulher branca segurando um microfone. Ela tem cabelos castanhos longos e lisos, e veste uma blusa preta. Ao fundo, estão bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul penduradas em hastes de madeira, que se destacam sobre uma parede branca. À frente, aparecem cabeças de pessoas sentadas, levemente desfocadas.
A diretora do CE, Marilene Dalla Corte, manifesta-se durante a solenidade

O reitor Luciano Schuch salienta a relação com as pessoas, a importância do trabalho em conjunto para a melhoria da universidade e dos espaços disponíveis para a comunidade acadêmica. “Que esses espaços sejam muito bem utilizados e que logo tenham mais inaugurações, mas principalmente mais relações interpessoais e que todos nós estejamos mais juntos”, declara o reitor.

Restaurante e Espaço Família

A reinauguração do espaço do restaurante e a inauguração do Espaço Família destacam a preocupação com a qualidade dos locais para utilização pela comunidade acadêmica, conforme suas necessidades e demandas. O Espaço Família é equipado com poltronas, trocador, micro-ondas, pia e utensílios de limpeza.

O reitor fala sobre a importância da construção deste espaço, tendo em vista que as crianças também fazem parte da universidade e que as mães precisam ser acolhidas. “É para que as mães não desistam de estudar, de pesquisar, de se desenvolver, pela falta de infraestrutura na nossa instituição”, destaca o reitor.

Estudante do 3º semestre de Educação Especial, Maria Aparecida conta que os espaços faziam falta e agora poderão ser utilizados para a formação acadêmica dos estudantes, destacando que as reinaugurações e a inauguração são presentes para o Centro de Educação.

Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias

Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70562

Publicações Recentes