Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Vir ao Descubra UFSM me fez ter mais certeza do curso que eu quero”: o impacto do evento na escolha profissional

A 12ª edição do Descubra UFSM se encerra marcada por decisões e descobertas dos estudantes



Evento é oportunidade de entender, na prática, a atuação de diferentes cursos

Na manhã deste sábado (27), último dia do Descubra UFSM 2025, o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia esteve novamente movimentado por estudantes do ensino médio, famílias e professores. Mais do que conhecer cursos e estruturas da universidade, muitos visitantes relataram que a experiência foi decisiva para clarear escolhas profissionais e fortalecer a aproximação com a comunidade acadêmica.

Criado em 2014, o Descubra UFSM chega à sua 12ª edição consolidado como o maior evento educacional do interior do estado. Ao longo dos anos, o público passou de cerca de 20 mil visitantes na primeira edição para mais de 29 mil em 2025, reunindo participantes de mais de 120 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Acolhimento e orientação

O Descubra UFSM vai além da apresentação dos cursos: mostra a estrutura, os benefícios e as oportunidades oferecidas pela universidade federal, como moradia estudantil, alimentação e bolsas. O professor Márcio Lanz, da Escola Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, destacou a relevância do evento para os jovens de fora da cidade: “A gente já trabalha com estudantes desde o primeiro ano do ensino médio, trazendo turmas de primeiro, segundo e terceiro anos para começarem a se familiarizar. Como em Santa Cruz não temos Universidade Federal, essa é uma oportunidade de mostrar como funciona uma instituição desse porte. Aqui, eles podem conhecer a estrutura, os cursos, além das oportunidades de moradia e alimentação. Para nós, essa experiência é fundamental.”

Atividades práticas e experiências

Visitantes podem conversar com acadêmicos e tirar dúvidas sobre diferentes áreas de atuação

Durante a manhã, os visitantes tiveram acesso a laboratórios, acompanharam demonstrações práticas e participaram de oficinas interativas. A programação também incluiu apresentações musicais, exposições e intervenções artísticas, tornando o aprendizado mais dinâmico e aproximando os estudantes da rotina universitária. Nos estandes, professores e acadêmicos detalharam disciplinas, apresentaram experimentos e promoveram atividades práticas, permitindo aos alunos compreender melhor os desafios e as possibilidades de cada área.

Entre as experiências que mais despertaram interesse esteve a impressora 3D do curso de Tecnologia em Alimentos. A professora Aline Sobreira Bezerra contou: “O que encanta mais eles, de uma forma geral, é a impressora 3D. Mostrar o que conseguimos elaborar com ela, desde utensílios até embalagens para alimentos, tem sido realmente algo encantador. Tem brilhado os olhinhos de muitos aqui”.

Impacto no futuro dos estudantes

O Descubra UFSM tem ajudado estudantes a compreender, na prática, como funcionam os cursos e a consolidar escolhas profissionais. A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Emily Rhode, de Paraíso do Sul, avaliou: “Acho que o Descubra influencia bastante, porque só de conhecer vários cursos a gente já consegue entender como eles realmente são. Nossa visão de fora é totalmente diferente da experiência real, então tudo isso é muito interessante”.

Para Yuri Bomdiman, de Santa Maria, a visita foi decisiva: “Vir ao Descubra UFSM me fez ter mais certeza do curso que eu quero. Ir ao estande, conhecer mais sobre o curso na visão dos alunos e até mesmo realizar algumas atividades práticas fez total diferença”.

Mais do que uma feira de três dias, o Descubra UFSM se consolida como uma experiência de aproximação entre a universidade e a comunidade. Nesta 12ª edição, realizada com o tema “Descubra quem você pode ser”, mais de 27 mil visitantes conheceram cursos, participaram de atividades práticas e vivenciaram a rotina acadêmica, saindo do evento com mais informações e subsídios para refletirem sobre seus futuros profissionais.

 

Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e os cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM.

Texto: Maria Luisa Amaral, estudante de jornalismo
Revisão: Luciana Menezes Carvalho e Reges Schwaab, professores de Jornalismo
Fotos: Paulo Baraúna, Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70782

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes