Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Engenharia Civil abre Empresa Júnior



Idealizada por dois estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde novembro do ano passado, foi registrada em cartório no dia 18 de setembro a Base Empresa Júnior de Engenharia Civil. Hoje a empresa conta com seis alunos e tem como presidente Thiago Palharini, um dos idealizadores da Base.  A outra idealizadora, Bruna Druzian, realiza intercâmbio fora do país e está afastada da empresa.

Com a ideia da Base Jr. já estruturada, os estudantes começaram a busca por pessoal e serviço. A primeira oportunidade encontrada pela nova empresa foi na regulamentação imobiliária de casas no município. Paralelo a isso, a empresa foi sendo organizada, com o auxílio de professores e com base no plano de negócios do Sebrae.

Aconselhados pela professora Nilza Zampieri, inscreveram a empresa como projeto de extensão. Foi então que o professor e coordenador do curso de Engenharia Civil, Carlos José Antônio Kümmel Félix, a convite dos estudantes, passou a ser o orientador da empresa Base Jr. Hoje o projeto se mantém com uma bolsa recebida do Fiex, além de capital recebido em troca dos trabalhos realizados.

Atualmente a empresa atua principalmente no Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Santa Maria (PDMU), em parceria com a empresa Sinergia Estudos e Projetos Ltda (RJ) e a IDOM Ingeniería y Sistemas SA (Espanha) para tentar melhorar o trânsito do município. Esse contato com órgãos municipais foi facilitado, segundo os alunos, pela ajuda do professor Félix.

Além desse trabalho, a empresa está envolvida com uma série de atividades: organização de um processo seletivo programado para o final de outubro; recrutamento de pessoal para trabalhar no projeto de PDMU; fechamento de um contrato para orientação em reformas que estão ocorrendo em um antigo prédio da cidade e, além disso, a Base Jr. está sempre buscando concursos e projetos para participar, com a intenção de dar visibilidade e credibilidade à empresa. 

Apesar de todos esses trabalhos, o projeto inicial de regulamentação imobiliária não foi deixado de lado. Desde 2009, não se pode mais regularizar uma casa fora do código de obras. Os estudantes buscam, através da Secretaria de Regulamentação Imobiliária, regulamentar algumas casas que não conseguiram aprovação naquela época. Tendo recebido o apoio e orientação da Secretaria, os estudantes escreveram uma lei que possibilita essa regularização e agora aguardam resposta quanto à sua aprovação.

Segundo Thiago Palharini, a empresa Jr. busca, através da prática, que os estudante se desenvolvam mais dentro do curso.  Uma aptidão que costuma ser desenvolvida é o de tomar decisões, pois dentro da Base os membros podem criar seus próprios projetos. “Os diretores fazem suas atividades rotineiras, mas estão aptos a criar o que quiserem”, afirma o aluno do 7º semestre.

Ideia reafirmada pelo aluno do 6º semestre, Fernando Dotto, que acrescenta a possibilidade do estudante conhecer a prática de uma empresa sem a necessidade de trancar cadeiras e adiar a sua formatura.  Além disso, a empresa traz um grande aprendizado humano, uma vez que pratica o trabalho com pessoas. 

Ao encontro do que dizem os alunos, o orientador do projeto acrescenta que “a empresa Júnior permite que os alunos tenham, ao longo das atividades normais acadêmicas, uma grande experiência e isso é fundamental para diminuir a evasão”. Projetos como este dão uma visão de mercado e a oportunidade de conhecer uma série de atividades profissionais, consolidando a ideia dos alunos de que serão profissionais da Engenharia, garante Félix. 

Os membros da empresa destacam que, sem o apoio dos professores, não conseguiriam a atuação que estão tendo.  Além dos professores já citados, também participam do projeto a professora Giane Grigoletti e os professores Elvis Karissimi e Luiz Antônio Righi.

O presidente da empresa destaca que, além do bom contato com outras empresas juniores e a constante troca de experiências, é fundamental a boa relação entre os membros da diretoria.

 

Conheça a equipe que forma a Base Empresa Júnior de Engenharia Civil:

Presidente: Thiago Palharini – 7º semestre
Diretora de Administrativo- financeira: Isadora Rosso Viana – 8º semestre
Diretor de Gestão de Pessoas: Glaucio Souza – 7º semestre
Diretor de Projetos: Ivan Beuter Nazaroff – 4º semestre
Diretora de Qualidade e Oportunidade: Marina Maciel – 4º semestre
Diretor de Marketing e Comunicação: Fernando Dotto – 6º semestre


Reportagem: Patricia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo
Edição: Luciane Treulieb

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7086

Publicações Recentes