
Nesta quarta-feira (29) foi concluída mais uma etapa da restauração e modernização do paisagismo da cidade de Silveira Martins, realizada através do Projeto Flores para Todos em parceria com a Prefeitura Municipal e a UFSM, representada pela Equipe PhenoGlad. Foi realizado o plantio de canteiros na praça central de Silveira Martins com espécies herbáceas com muito colorido. Os canteiros são em estilo vitoriano, com pequenas adaptações utilizando os conceitos de Burle Marx, o mais famoso paisagista brasileiro. Participaram das atividades integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e servidores da Prefeitura.
Segundo o coordenador nacional do Projeto Flores para Todos, professor Nereu Augusto Streck, responsável pelo planejamento paisagístico, as espécies plantadas foram escolhidas por sua rusticidade e características estéticas. “As flores que escolhemos em comum acordo com a Prefeitura de Silveira Martins são muito coloridas e aguentam sol, calor, chuva, frio e precisam pouca água, o que garante sua adaptação à grande variabilidade climática que estamos enfrentando nos últimos anos”, explica.
As ações de restauração e modernização do paisagismo de Silveira Martins através do Projeto Flores para Todos iniciaram-se em abril de 2025 e continuarão nos próximos três anos.
Texto e foto: Projeto Flores para Todos