
Nesta quarta-feira (5) aconteceu em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a terceira edição do Dia de Campo Regional de Floricultura, com entrega de resultados da 16ª fase do projeto Flores para Todos. O evento foi no Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis, da Emater/RS-Ascar, e teve a participação de 303 participantes, entre produtores, consultores, extensionistas, empresários e estudantes de municípios da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Vale do Taquari.
A programação teve estações técnicas com as cinco espécies do Flores para Todos (gladíolos, statice, girassol de corte, ornithogalum e dália de corte) e uma oficina de arte floral com espécies do projeto.
A UFSM participou com uma delegação de sete integrantes da Equipe PhenoGlad, entre alunos de graduação e pós-graduação e o professor Nereu Augusto Streck, que ministrou a oficina com técnicas internacionais de arte floral.
Na avaliação de Nereu, foi mais um importante momento de entrega de resultados práticos do Flores para Todos para a sociedade, pois contou com a presença de produtores formados na produção sustentável de flores pelo projeto e de produtores que desejam participar nas fases futuras, o que resultou numa grande troca de experiências e saberes através de um diálogo amplo e enriquecedor.
Segundo ele, surpreendeu também o número elevado de participantes, que se deslocaram de municípios muito distantes para ter a oportunidade de aprender como gerar renda nas propriedades rurais com as flores por meio do maior projeto inclusivo da floricultura brasileira.
Foto: Divulgação