O contexto atual da sociedade é marcado por crescentes incertezas e múltiplos riscos, com pessoas e organizações em alerta permanente num mundo em estado de crise. Os impactos da desinformação, dos eventos climáticos extremos, dos conflitos armados, entre outros, geram instabilidades, mortes e prejuízos de toda ordem, demandando sistemas de alerta e resposta ágeis, informações confiáveis, comunicação de risco e de crise proativas, gestão de risco e de crise eficientes e estruturas profissionais constituídas para o enfrentamento de situações críticas. Esse é o cenário apresentado pelos mais recentes relatórios nacionais e internacionais divulgados.
O Glossário de Crise
Em face desse panorama, nasceu a ideia do Glossário de Crise, o segundo e-book publicado pelo Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC), uma iniciativa da UFSM em parceria com a USP, a UFRGS, a Fiocruz e a PUCRS.
Fruto da construção coletiva e colaborativa de dezenas de pesquisadores, professores e profissionais de mercado, a publicação almeja tornar mais acessíveis conceitos, termos técnicos e expressões relacionadas a risco e crise no contexto das organizações e da sociedade.
A perspectiva da obra é a comunicacional, contribuindo para maior familiaridade com os conceitos, popularização da ciência e fortalecimento do pensamento da área sobre o tema.
Para o idealizador da publicação, professor Jones Machado (UFSM), “o glossário representa mais um esforço do OBCC para reunir profissionais de diversas áreas em torno de temas urgentes para a sociedade. Precisamos falar sobre risco e crise e,
principalmente, do papel da comunicação neste cenário”.
60 verbetes interdisciplinares
A obra tem caráter interdisciplinar e sem a pretensão de contemplar a totalidade dos termos técnicos relacionados ao tema. Composto por 60 verbetes, o e-book contempla vocábulos como matriz de risco, hora de ouro, percepção de risco, policrises e prontidão.
Considerando a diversidade de áreas e de contextos em que estão inseridos os pesquisadores, professores e profissionais de mercado que colaboraram com a publicação, cada verbete reunido no glossário reflete as múltiplas interfaces e interrelações de outras áreas com a Comunicação e com a gestão de crises.
Especialistas convidados de seis países
Buscando a interdisciplinaridade da gestão de crises e as diferentes experiências de cada área, o glossário conta com profissionais da Saúde, Administração, Educação, Segurança e Comunicação. Nesse sentido, o projeto reuniu autores com atuação em diferentes frentes: gestores de empresas, professores universitários, consultores em comunicação, consultores de crise, jornalistas, pesquisadores acadêmicos, relações-públicas e assessores técnicos.
Nessa direção, levando em conta a maturidade de cada país sobre o tema, dentre os 47 convidados para a elaboração dos vocábulos, contribuíram especialistas que atuam em seis países (Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Portugal), incluindo W. Timothy Coombs (PhD in Public Affairs and Issue Management, Advisor at the Centre for Crisis and Risk Communications), um dos pesquisadores de referência mundial em comunicação de crise.
Nas palavras de Ana Paula Sartor, vice-presidente de Engajamento Corporativo da Edelman Brasil e autora de um dos verbetes, “Compreender o contexto das crises sob a ótica da comunicação é essencial. O Glossário de Crise é uma contribuição valiosa nesse sentido: reúne conhecimento, experiência e reflexão para apoiar profissionais e organizações na construção de processos mais estruturados, respostas mais assertivas e uma comunicação mais transparente”.
Prefácio de João José Forni
Para chancelar a iniciativa do OBCC, o e-book conta com o prefácio de um dos primeiros e mais experientes consultores na área de gestão de crises e comunicação no Brasil, o professor João José Forni. No texto de abertura do glossário, ele destaca que é: “Importante registrar que não existe gestão de crises sem comunicação. Por isso, alguns conceitos conversam com os dois eixos num cenário de crise: a ação – o fato gerador da crise – e a comunicação. Porque toda crise grave quase sempre tem uma história para ser contada. E isso compete aos profissionais da comunicação. Quando as duas variáveis – o fato gerador e a comunicação – são bem gerenciadas, nos eventos negativos, o resultado é a resposta da organização sobre a crise. Essa resposta determina como a empresa enfrentou a crise e quanto afetou o seu core business e a sua reputação.”
Incansável na discussão e na ação para uma cultura de gestão de riscos e de crises no país, Forni é jornalista, Mestre em Comunicação pela UnB e MBA em gestão estratégica pela USP. Professor e consultor de comunicação com foco em gestão de crises, é o autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber sobre Crises Corporativas” (Atlas, 2019, 3ª ed.).