Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em sua 6ª edição, Compartilhando Saberes tem a formação de professores como tema central

O encontro tem como objetivo proporcionar um momento de troca entre a universidade e as escolas da região



A formação de professores é a temática da 6ª edição do Encontro Compartilhando Saberes, que ocorre nesta quarta-feira (12). O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Secretaria de Município da Educação de Santa Maria e com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Pela manhã foi realizada a cerimônia de abertura (no auditório C, anexo ao prédio 18 do campus sede), que contou com a participação da vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, do pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, do coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Eggres, e da superintendente do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação de Santa Maria, Carine Daiana Binsfeld.

Uma mulher está sentada, segurando um microfone e falando. Ela é branca, usa óculos, tem cabelo loiro médio, usa uma blusa azul, casaco branco, uma pulseira e um anel.
A professora Analisa Zorzi, da UFPel, ministrou a primeira palestra do evento

Rita Borges Liberalesso, chefe do Núcleo de Formação Inicial e Continuada e Estágios da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino (Code) da Prograd, comenta que o objetivo do evento é proporcionar uma troca entre a universidade e as escolas da região. “Entendemos que esse compartilhar demonstra a rede que existe onde a formação ocorre, em todos os espaços que esses diferentes professores atuam. Tanto o professor da formação inicial, dos nossos acadêmicos, também estão num processo permanente de formação continuada, porque ele está em integração e interação com professores da rede municipal, da rede estadual, que recebe nossos estagiários. E esse é o momento que conseguimos nos encontrar e trabalhar juntos.”

Entre as questões discutidas, estão os impactos e as dificuldades enfrentadas com as mudanças nas resoluções ao longo dos anos. “Esses desafios normativos trouxeram para nós muitas dificuldades, e precisamos discutir isso juntos, com a educação básica, porque impacta na formação de professores. São conversas que precisamos ter, sobre esses estágios, que é o que vai ser discutido, para conseguirmos produzir esses canais de diálogo”, comenta o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch. “É preciso sempre nos aproximarmos, e criar esses momentos de compartilhamento, para que possamos atualizar o nosso conhecimento frente a todas essas mudanças”, expressa o coordenador da 8ª CRE, José Luis Eggres.

Outra questão debatida durante as primeiras palestras é a necessidade de trabalhar temas transversais – ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, trabalho e consumo – com os acadêmicos, e como eles podem ensiná-los em sala de aula. “Nós precisamos discutir em todas as esferas a importância da formação de licenciados nas universidades federais, que são o espaço de formação desses professores. É importante termos sistemas de qualidade, e também termos condições de trabalhar com um acadêmico todas as questões que aparecem em sala de aula, como os temas transversais”, comenta a vice-reitora Martha Adaime durante a cerimônia de abertura.

Compartilhando Saberes promove mesas temáticas entre profissionais da educação

Um homem está em pé falando ao microfone, a foto é tirada mostrando apenas a parte superior do seu corpo. Ele é branco, usa um crachá com cordão amarelo, verde e vermelho, e uma camisa xadrez azul e branca; Atrás dele é possível ver as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.
Coordenador da 8ª CRE, José Luis Eggres defendeu a aproximação entre universidade e escola

Em seguida, ocorreu a primeira mesa temática do evento, com o tema “Estágios nas licenciaturas: diferentes espaços e possibilidades de atuação de professoras(es)”. A primeira palestra, sobre “Estágios nas licenciaturas: diferentes espaços e possibilidades de atuação de professoras(es) à luz da Resolução CNE/CP Nº 04/2024”, foi apresentada pela professora Analisa Zorzi, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e a segunda, sobre “Aprendizagem docente e licenciaturas: estágios na formação inicial”, pela professora Dóris Vargas Bolzan, do Centro de Educação (CE) da UFSM.

“Não adianta pensarmos um desenho curricular que atenda à normativa, se não dialogarmos com os anseios da escola, e cada área do conhecimento tem as suas especificidades. Precisamos desse diálogo para pensar nas possibilidades de atuação dos nossos estagiários e nossa na escola. Fico feliz de estar aqui e ver como Santa Maria está se organizando, porque nos dá referenciais importantes.”, explica Analisa Zorzi, da UFPel, durante a palestra do evento.

A programação continua pela tarde, com a mesa temática “Estágios nas licenciaturas: diferentes espaços e possibilidades de atuação de professoras(es)”, com as palestras “Etapas formativas dos estágios supervisionados das licenciaturas: limites e possibilidades para os modos de organização da educação básica”, com a professora Regina Ehlers Bathelt, do CE da UFSM, e a palestra “Os programas institucionais na formação de professoras(es): Pibid e residência pedagógica”, com o professor Rosalvo Luís Sawitzki, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM.

Rita explica que as mesas temáticas foram pensadas para terem temas semelhantes, nas quais cada professor palestrante poderia contribuir com a abordagem de sua própria área. O evento teve cerca de 140 inscrições (e tambémé transmitido pelo canal no Youtube da Prograd), incluindo o público da UFSM e profissionais da educação da cidade, como integrantes de coordenações pedagógicas e da Secretária Municipal de Educação, mas é aberto para o público em geral.

Laura Pippi Fraga é professora dos anos iniciais e atua na coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, é egressa do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, e comenta a importância de promover as conexões entre o ensino básico e o ensino superior. “Sempre achei muito importante essa ponte com a escola. Participar do evento aqui, compartilhando saberes, também é importante porque, quando recebemos o estagiário na escola, também existe a troca com ele. Significa que nós, como professores, também trocamos com eles, também estamos aprendendo nesse processo formativo, tanto com o profissional que está se formando, como quem está na escola se formando.”

Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71366

Publicações Recentes