Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM lança pesquisa para diagnosticar e melhorar a mobilidade urbana

Questionário online, desenvolvido pelo LAMOT, busca levantar as percepções e desafios da comunidade acadêmica nos deslocamentos até os campi



Deslocar-se até a UFSM é uma experiência que, para muitos, envolve transtornos: ônibus lotados e desconfortáveis, congestionamento, alto custo da passagem e do combustível, dentre outros. Preocupada em melhorar essa realidade, a UFSM está convidando toda a sua comunidade para participar de uma pesquisa sobre mobilidade urbana. A pesquisa é realizada pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). O objetivo é coletar dados que sirvam de base para a implementação de medidas eficazes que tornem os deslocamentos mais seguros, eficientes e sustentáveis.

O questionário é totalmente anônimo e leva aproximadamente 10 minutos para ser respondido. Podem participar os estudantes e os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, por meio do Portal de Questionários. O link para o questionário permanecerá disponível até o dia 30 de novembro.

A ampla participação é fundamental para que a universidade possa compreender as reais necessidades e opiniões de quem diariamente trafega até a instituição nos quatro campi (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul).

O questionário é composto de três seções. A primeira busca entender os padrões de deslocamento da comunidade acadêmica a partir do modelo de transporte utilizado e do tempo de deslocamento rotineiro. A segunda sessão traz afirmações acerca diferentes aspectos da mobilidade urbana e seus variados transportes, com as quais os respondentes devem concordar ou discordar.

O professor Alejandro Ruiz-Padillo, coordenador do LAMOT, ressalta que a pesquisa pode ser respondida por todos os membros da comunidade acadêmica: “mesmo quem não utiliza algum dos modos de transportes que aparecem elencados, a pessoa pode responder, porque precisamos conhecer a percepção sobre estes aspetos tanto por usuários quanto por não usuários”. A última seção coleta os dados necessários para traçar o perfil do respondente. Os respondentes não serão identificados: os dados, ressalta-se, serão tratados estatisticamente e de forma anônima, para garantir a privacidade das informações prestadas.

“Para poder implementar medidas que melhorem os deslocamentos da comunidade acadêmica até os campi, precisamos conhecer suas opiniões e percepções. Portanto, pedimos sua colaboração”, reforça a equipe do LAMOT. A pesquisa é um passo importante no planejamento de uma mobilidade mais inteligente e com melhor qualidade para todos.

Mais informações pelo e-mail lamot@ufsm.br.

Fonte: Subdivisão de Comunicação do CT

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71377

Publicações Recentes