Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do CT lança livro sobre linguagem de programação Java

Obra disponível na Amazon foi produzida com base em 25 anos de ensino e na experiência profissional



Capa de livro colorida vertical. A imagem traz uma xícara azul com café fumegante em cima de uma mesa de madeira. Ao fundo, um vaso de planta e um a vidraça. À frente da imagem, um código de programação colorido. Abaixo da imagem, o nome do livro "Orientação a objetos com Java" de Ricardo Kessler PivettaO livro “Orientação de Objetos com Java”, do professor Eduardo Kessler Pivetta, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da Universidade Federal de Santa Maria, foi lançado pela Amazon. Disponível em livro físico desde 12 de novembro e em ebook desde 31 de outubro, a obra resulta de 25 anos de ensino na graduação e na pós-graduação em diferentes instituições, bem como na experiência profissional no desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.

A obra é indicada para disciplinas de graduação na área da Computação que tratam da orientação a objetos ou de paradigmas de programação. O livro também é uma referência para quem tem noções básicas de programação e quer aprender orientação a objetos em Java de forma mais detalhada. O texto traz exemplos de códigos implementados, testados e atualizados conforme recursos disponíveis na versão 25 da linguagem Java, lançada em setembro deste ano.  

 

Abrangência da linguagem Java

O professor Eduardo Pivetta explica que Java “é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos, amplamente utilizada no desenvolvimento de sistemas computacionais, incluindo sistemas para a Web, dispositivos móveis, servidores e computadores pessoais”. A linguagem, que tem uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários, é empregada em sistemas financeiros, bancários, empresariais, educacionais e de mídia. Alguns exemplos citados pelo professor do Centro de Tecnologia (CT) estão: “aplicativos para Android (primariamente escritos em Java e Kotlin), aplicativos de grandes empresas (LinkedIn, Amazon AWS, Google, Netflix, Twitter/X), sistemas financeiros internacionais (JPMorgan Chase, Bank of America, Goldman Sachs, Morgan Stanley) e nacionais (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, BTG), e sistemas web (Amazon, eBay, Spotify, Uber e Airbnb)”. Como Pivetta conclui:  “é uma das linguagens mais adotadas atualmente”.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71460

Publicações Recentes