
O professor do Departamento de Química da UFSM, Érico Flores, realizou recentemente uma visita à Polônia, onde ministrou palestra na Universidade de Varsóvia. A agenda ocorreu entre os dias 24 e 28 de novembro e incluiu diversas atividades acadêmicas, como visitas técnicas e reuniões voltadas ao planejamento de ações conjuntas entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM e pesquisadores da Universidade de Varsóvia.
As atividades tiveram como foco a ampliação da cooperação científica, incluindo o desenvolvimento de projetos conjuntos e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Durante a estadia, o professor participou de uma reunião formal com o vice-reitor da Universidade de Varsóvia, Zygmunt Lalak, na qual foram discutidos e encaminhados os termos de um acordo de cooperação científica e acadêmica entre a instituição polonesa e a UFSM.
Érico Flores também se reuniu com o vice-reitor de Finanças da Universidade de Varsóvia, Łukasz Drewniak, que atua como pesquisador da Faculdade de Biologia, para tratar de futuras iniciativas de cooperação. Na ocasião, o professor visitou ainda as instalações do Centro de Pesquisas Químicas e Biológicas (Biological and Chemical Research Centre – CNBCh), onde foi recebido pela diretora da unidade, Ewa Bulska.
Como parte da programação, Érico ministrou a palestra intitulada “Novas Tendências para o Preparo de Amostras em Química Analítica” (“New Trends of Sample Preparation in Analytical Chemistry”), no dia 26 de novembro, no auditório do CNBCh.
Como resultado imediato da missão e dos contatos estabelecidos, ficou acertada a visita à UFSM da diretora do CNBCh e de outros pesquisadores da Universidade de Varsóvia no primeiro semestre de 2026.
Segundo o professor, a iniciativa representa mais um avanço na consolidação das parcerias entre instituições brasileiras e europeias nas áreas de pesquisa e inovação. “Com os novos contatos estabelecidos com diferentes líderes de grupos de pesquisa da Universidade de Varsóvia e o claro interesse em trabalhos conjuntos com pesquisadores da UFSM, esperamos um futuro promissor de cooperação entre ambas as instituições, o que reforça as ações de internacionalização da UFSM e amplia sua visibilidade no exterior”, destaca.
Atualmente, Érico Flores integra diversas instituições nacionais e internacionais, como o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química, o Comitê de Assessoramento da área de Química da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).