A professora Nadianna Marques, do Colégio Politécnico da UFSM, está lançando o livro “Serviço Social na Era dos Desastres: Perspectiva Intercontinental”. A obra discute os desastres como expressões de processos históricos, econômicos e políticos que aprofundam desigualdades, revelam vulnerabilidades estruturais e tensionam os sistemas de proteção social.
Resultado de uma pesquisa de doutorado em Serviço Social na PUCRS, o livro examina o trabalho profissional em contextos de desastres a partir de um diálogo intercontinental, com destaque para Brasil, Austrália e Nepal. Nesse percurso, o Serviço Social é apresentado não apenas como uma profissão convocada a atuar em situações emergenciais, mas como um campo estratégico na defesa de direitos e na gestão de riscos e desastres, evidenciando limites, possibilidades e contradições do trabalho profissional.
Destinada a assistentes sociais, estudantes, pesquisadores e profissionais das políticas públicas, a obra é um convite à reflexão crítica e ao posicionamento ético-político, ao explicitar as possibilidades e potencialidades do trabalho do Serviço Social nas diferentes fases dos desastres. O livro evidencia que o Serviço Social desempenha um trabalho crucial em prevenção, resposta e recuperação de desastre, oferecendo suporte vital para as populações afetadas e auxiliando na garantia de direitos e na desocultação de violação de direitos humanos.
“Serviço Social na Era dos Desastres: Perspectiva Intercontinental” pode ser acessado gratuitamente pelo site da editora Alexa Cultural e pelo link.