Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad da UFSM lidera o Ensaio Brasileiro de Dália de Corte

Flor em alto no mercado internacional ainda é pouco conhecida e consumida no país



Card de divulgação do Ensaio Brasileiro Dalia de Corte. Em destaque, uma mapa da divisão política do Brasil, com indicação das universidades participantes com setas que relacionam com os estados pertencentes. A imagem traz ainda duas fotos de flores, uma amarela com muitas pétalas, e a outra alaranjada e amarela, com com muitoas pétalas e aberta. A floricultura apresenta um crescimento médio de 10% ao ano desde 2017. E a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio Equipe PhenoGlad e do Projeto Flores para Todos, desempenham um papel importante neste crescimento e na geração de renda com as flores para pequenos agricultores familiares no Brasil.
 
O Ensaio Brasileiro de Dália de Corte é uma rede nacional de colaboração das Equipes PhenoGlad por meio da Brazilian Flower Network durante a 17ª fase do Projeto Flores para Todos. O certame de pesquisa é liderado pela Equipe PhenoGlad da UFSM e acontece em 23 locais de 12 estados brasileiros nas 5 Regiões. Participam da rede produtores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores das universidades brasileiras que mais realizam pesquisa com flores.
 
Segundo o professor Nereu Augusto Streck, coordenador nacional do Projeto Flores para Todos e professor da UFSM, o Ensaio se trata de uma deliberação do 2º Simpósio Nacional PhenoGlad, realizado em maio de 2025 em Rio do Sul (SC). A iniciativa tem o objetivo de capacitar as equipes no manejo profissional e sustentável de dália de corte e gerar dados de campo para estudar a interação Genótipo x Ambiente x Produtor x Manejo da flor. O professor acrescenta que os objetivos são fundamentais para alavancar a produção de dálias de corte no país, uma flor pouco em alta no mercado internacional, mas ainda pouco conhecida, divulgada e consumida no Brasil.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-72001

Publicações Recentes