Com 1.084 nomes, o listão dos aprovados no Vestibular 2026 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi divulgado na manhã desta sexta-feira (13). O momento da leitura, realizado presencialmente na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, foi transmitido ao vivo pelos canais da Universidade e contou com a presença de estudantes e familiares. A lista completa está disponível para consulta no site da UFSM.
Antes da leitura, a reitora da UFSM, Martha Adaime, discursou aos presentes. Em sua fala, ela destacou a eficiência da Universidade em entregar os resultados do Vestibular e os próximos passos após a divulgação dos resultados. “Agora os estudantes devem ficar atentos a confirmação de vagas para que eles estejam nas salas de aulas no início do semestre”, frisou.
Martha também desejou boas-vindas aos candidatos e que eles “sejam felizes”. A reitora também disse que a UFSM tem a capacidade de mudar vidas. “Que vocês sejam dias felizes e que mudem a realidade de suas vidas”. Martha também dedicou sua fala para aqueles que não tiveram seus nomes no listão: “não percam a esperança! Essa universidade pública, gratuita e de muita qualidade é o lugar para construir o futuro de vocês”, salientou.
A pró-reitora de Graduação da UFSM, Cláudia Barin, destacou que a Universidade encerra nesta sexta-feira o ciclo de processos seletivos da instituição, que envolve 17 etapas distribuídas ao longo de todo o ano. Segundo ela, a preparação começa ainda entre março e abril, culminando na aplicação das provas entre janeiro e fevereiro. Barin afirmou que a equipe concluiu essa fase “com muita satisfação e com a certeza do dever cumprido”.
Durante a avaliação dos resultados, a pró-reitora ressaltou que a UFSM segue uma tendência observada também em outras instituições que utilizam processos próprios paralelos ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Ela explicou que, enquanto o sistema nacional registra em média 50% de confirmação das vagas, os vestibulares e o Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade ultrapassam 80% de confirmações. Para Barin, esse desempenho demonstra que os processos complementares “são imprescindíveis para garantir que a universidade receba o número de alunos que comporta”.
Sobre os dados mais recentes, Cláudia informou que PSS teve 684 selecionados, com 82% de confirmações, e que a listagem dos vestibulandos recém-divulgada deve seguir o mesmo índice positivo. A pró-reitora acrescentou que os editais para as chamadas orais do Sisu e do PSS serão publicados nos próximos dias, enquanto a etapa referente ao vestibular deve avançar após o Carnaval. “Nossa expectativa é iniciar o ano letivo com o maior número possível de alunos já matriculados”, afirmou.
Além de Martha Adaime e Cláudia Barin, a mesa de abertura do evento foi composta pelo vice-reitor, Tiago Marchesan e pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Tarcisio Ceolin.
Pai celebra a aprovação da filha na UFSM
Entre os candidatos e familiares presentes, estava Maurício Severo, servidor da Universidade, que acompanhou a leitura do listão presencialmente em nome da filha, Camilla Leal Severo, de 19 anos. Na ocasião, Maurício descobriu que a primogênita foi aprovada no curso de Sistemas da Informação pelo Vestibular e celebrou a conquista. “Eu estava confiante que ela ia passar, eu sabia. Fiz questão de vir acompanhar, e agora é aproveitar o mérito dela. A família toda está muito orgulhosa”, declarou.
Camilla concluiu o Ensino Médio em 2024 e, segundo o pai, ela é “cria da UFSM”. Quando criança, a aluna estudou no Ipê Amarelo, unidade de Educação Infantil da Universidade e, quando adolescente, retornou para cursar o Ensino Médio no Colégio Técnico Industrial (Ctism), onde fez o curso técnico integrado em Informática, após ter ficado afastada para a realização do Ensino Fundamental em outra instituição pública de Santa Maria.
À Agência de Notícias, Maurício explicou que a estudante também realizou as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em busca de uma vaga na UFSM. “Fez o Enem, foi bem, mas estava confiante mesmo era no vestibular, e deu certo: passou em segundo lugar”, disse. Segundo ele, a filha não pôde participar do PSS porque entrou no Ensino Médio em 2022 e o processo iniciado foi em 2023 (quando ela já estava no segundo ano), então acabou perdendo a oportunidade.
Sobre a trajetória de estudos de Camilla, o pai destacou o empenho e persistência da filha. “Ela fez cursinho durante o ano de 2025, ia com frio, com chuva, todos os dias lá. Na minha época, eu também fiz cursinho e sei como essa experiência pode fazer a diferença na vida da gente”.
Maurício brincou que a estudante “não quis vir junto hoje” devido ao nervosismo e, ainda, ressaltou que ela está ansiosa para retornar ao campus. “Agora ela vai mudar para o prédio ao lado do Ctism, mas está louca pra voltar a frequentar a universidade. Ela sempre viveu aqui desde pequena, e adora esse ambiente. Então acho que ela vai aproveitar muito essa nova fase”, previu o pai.
Leitura foi transmitida ao vivo
Assim como na leitura do listão do PSS, a divulgação dos classificados no Vestibular teve início às 10h pela produtora Débora Dalla Pozza, das rádios das Universidade, pela assessora de comunicação Luísa Peixoto, da Prograd, e pelo radialista Gian Noal, da Coordenadoria de Tecnologia da Educação. O momento foi transmitido ao vivo pelas rádios Universidade 800 AM e UniFM 107.9 e pelo YouTube da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Os próximos passos
Os candidatos classificados no listão deverão acompanhar devem-se atentar para o edital com instruções para confirmação de vaga, que será divulgado a partir do dia 16 de fevereiro de 2026. Além disso, ao longo dos próximos dias, os não classificados poderão conferir os editais da chamada oral da lista de espera.
Os prazos, documentos para a confirmação de vaga e outras informações podem ser conferidas na página do Vestibular, no site da Prograd.
Texto: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias
Fotos: Felippe Richards, técnico em audiovisual
Edição: Maurício Dias, jornalista