Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Produção Editorial é premiado no Expocom Sul



O curso de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM foi duplamente premiado na etapa regional do Expocom, prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação no Brasil. A premiação é organizada pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e é considerada a principal mostra de trabalhos de graduação da área no país.

O livro “Senti(n)do – Fotografias para ver e sentir”, produzido pelos acadêmicos Alana Zavareze Anillo, Paola Portella de Bittencourt e Rogério Pomorski, foi considerado o melhor trabalho na categoria Produção Transdisciplinar – Edição de Livro (avulso). O trabalho foi orientado pela professora. Marilia Barcellos, na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros, no segundo semestre de 2016, e resultou em um produto artístico-cultural personalizado, com um projeto gráfico cuidadoso, que buscou apresentar em livro uma discussão sobre o papel da fotografia como arte.

 

 premiolivro.jpg

 

 

Na categoria Produção Transdisciplinar – Design Gráfico, os premidos foram Giulia Ocaña da Silveira, Jean Silveira Rossi e Kátia Leonor Alves da Silva, com o trabalho “Da criação à edição: as etapas editoriais da Revista Trinque”. O trabalho, orientado pelas professoras Sandra Dalcul Depexe e Liliane Dutra Brignol, foi desenvolvido como projeto final integrado das disciplinas de Produção Editorial para Revistas e Planejamento e Produção Gráfica, durante o segundo semestre de 2016. Os alunos desenvolveram o projeto editorial e gráfico de uma revista impressa voltada para a promoção da cultura e da moda alternativa, de maneira a representar públicos de diferentes gêneros, orientações sexuais e estilos. Segundo o trabalho, a proposta é de “dar visibilidade às minorias dentro do cenário alternativo, assim como informar os leitores de maneira descontraída e didática sobre o universo cultural considerado à margem”.

 

 

prêmioprojetográfico.jpg

 

 

O curso participou do prêmio ainda com os seguintes trabalhos: “Revista GAIA SM: um novo olhar sobre a adoção”, de Márcia Zanin Feliciani, Laura Sena e Valéria Luzardo, na categoria Produção Transdisciplinar – Revista customizada e “Minha mente, minha prisão”, de José Marcos Marin, na categoria Produção Transdisciplinar – Ensaio fotográfico Artístico (conjunto).

Os trabalhos passaram primeiro pela etapa local do Expocom, concorrendo com outros trabalhos dos cursos de Comunicação da UFSM, inscritos em alguma das 69 categorias da premiação. Foram apresentados para uma banca avaliadora durante o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul -Intercom Sul 2017, realizado na Universidade de Caxias do Sul, nos dias 15 a 17 de junho. Seguem agora para o Expocom Nacional, no mês de setembro, durante o Congresso Intercom Nacional, em setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba.

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-332

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes