Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro é premiado no Expocom Nacional

'Com amor, Rosa' foi desenvolvido em disciplina do curso de Produção Editorial e venceu as etapas regional e nacional do Expocom.



“Com amor, Rosa” é um livro objeto desenvolvido em disciplina do curso de Comunicação Social – Produção Editorial  e foi o grande vencedor do 29º Prêmio Expocom, na categoria Edição de livro

As estudantes, atualmente egressas do curso, Sofia Roratto da Silva e Renata Abitante, relatam que a obra conta a estória de um amor jovem e inocente entre duas amigas que foram separadas na juventude, sujeitas a seguir vidas distintas em cidades distantes. Retratado nas décadas de 1950 e 1990, o livro é um compilado de correspondências guardadas dentro de uma caixa artesanal em que a narrativa é apresentada, através de poemas, cartões postais e cartas.

O produto editorial foi desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros, ministrada pelas professoras Marília Barcellos, Sandra Depexe e que contou com o apoio mestrando, do Poscom, João Vitor Bitencourt na docência orientanda. A disciplina, componente da grade curricular do 5º semestre, teve início em 2020, mas devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, somente foi retomada em 2021, quando as estudantes já estavam no 8º semestre do curso. Para as estudantes,  é marcante o fato de “ter sido um trabalho desenvolvido durante a pandemia e que teve seu fim adiado, é ainda mais importante pra nós, pelos tempos difíceis que foram enfrentados.

As alunas Renata Abitante e Sofia Rorratto
As Produtoras Editoriais Renata Abitante (esq.) e Sofia Roratto (dir.)

Para Sofia, “Quando nos inscrevemos para a Expocom, nem pensávamos na fase nacional, então só de termos tido a oportunidade de apresentarmos nosso livro e todo o trabalho por trás dele para mais pessoas além da regional foi muito gratificante. Quando chamaram “Com amor, Rosa” no dia da premiação foi uma explosão de sentimentos entre nós duas, de incredulidade e felicidade, visto que é muito significante pra nós termos nosso esforço e dedicação reconhecidos, dentre muitos outros trabalhos que também foram ótimos.” 

Fotografia mostra o prêmio Expocom Nacional. Ao fundo, o cenário é de uma praia.
Prêmio Expocom Nacional

O Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Neste ano, 29º Prêmio Expocom – Etapa Nacional, foi realizado durante 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),  de 5 a 9 de setembro de 2022, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  em João Pessoa/PB. O Livro já havia sido premiado na etapa regional, Expocom Sul, durante o Intercom Sul, congresso ocorrido de 16 a 18 de junho de 2022, na Univali (Universidade do Vale do Itajaí) na cidade Balneário Camboriú/SC.  Também foi vencedor na categoria Comunicação e inovação, do Expocom Sul, o trabalho ‘Representatividade da Síndrome de Down na literatura infantil e a metodologia da Leitura Fácil: o e-book “A Pequena Laila”‘ . O ebook foi elaborado no TCC de Renata e orientado pelo professor Leandro Stevens.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-1096

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes