Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Produção Editorial é premiado no Expocom Sul 2018



O curso de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM é premiado por dois anos consecutivos nas categorias de Design Gráfico e Edição de Livro na etapa regional do Expocom. O prêmio é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação no Brasil. A premiação, organizada pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), é considerada a principal mostra de trabalhos de graduação da área no país.

A revista “Trava“, premiada na categoria Produção Transdisciplinar – Design Gráfico, foi produzida pelos acadêmicos Thatielle Freitas da Silva, Reginaldo Martins Barbosa Junior e Julia Gomes Fagundes dos Santos. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Planejamento e Produção Gráfica, sob a orientação da professora Sandra Depexe em caráter interdisciplinar a Produção Editorial para Revistas, ministrada pela professora Liliane Brignol. A revista digital tem como propósito a difusão da arte contemporânea e transgressora, mediante a proposta de uma prática de leitura que transgrida a usual.

Para os alunos, “elaborar a revista certamente foi um grande desafio, não só porque pretendemos romper com a prática de leitura tradicional, mas também porque não tínhamos publicações semelhantes no mercado para se equiparar. Entretanto, apesar dos empecilhos encontrados, foi nesse espaço que tivemos a oportunidade para utilizarmos da nossa criatividade e pôr em prática as nossas habilidades, além de descobrirmos novas aptidões. Quando vimos nosso trabalho sendo reconhecido em um evento como o Intercom, sentimos uma alegria imensa e soubemos, enfim, como grandes esforços como esse valem a pena!

 

 Acadêmicos Reginaldo, Júlia e Thatielle

 

O livro “Quantas diferenças cabem na sua história?” produzido pelos acadêmicos José Antônio de Souza Buere Filho e Kátia Leonor Alves Silva da Silva foi considerado o melhor trabalho na categoria Produção Transdisciplinar – Edição de Livro. O trabalho premiado é um livro de contos para a infância e juventude sobre gênero e diversidade, desenvolvido no quinto semestre na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros, ministrada pela professora Marília Barcellos. A proposta da obra é ser um objeto de consumo e entretenimento que possa funcionar como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Planejado para crianças e adolescentes, mas também para que pais e professores possam ter dimensão das diferenças e particularidades para aprender a aceitar e respeitá-las.

Para o aluno José Antônio, “acho que o que mais me motivou foi ver a energia que contagia todos os participantes no dia da premiação, e como ser premiado não é só apenas sobre ter um bom trabalho reconhecido, mas como isso agrega para tua vida pessoal e acadêmica e também para tua instituição de ensino e para o curso. Para mim, é muito importante ter ganhado o prêmio na modalidade Edição de Livro e ser do curso de Comunicação Social – Produção Editorial. Sinto que estou fazendo certo a minha lição de casa.

 

Acadêmico José Antônio 

 

O curso participou do prêmio ainda com os seguintes trabalhos: “Girl Up: Você quer, você pode: visibilidade e empoderamento feminino“, produzida pelos estudantes Alexandra Martins Vieira, Alan Cargnelutti, Camila Veloso dos Santos, Isabela Balduino Gonçalves e Laura Simon Marques, na categoria Revista customizada; “RuPaul – Ready for Runway: encarte de vinil e consumo de luxo“, criada pelo acadêmico Reginaldo Martins Barbosa Junior, na categoria Embalagem; e “Projeto 21: Anastácia“, produzido pelos discentes Marcos Amaral de Oliveira, Andressa Ferrão, João Vitor da Silva Bitencourt, Laís Azevedo Carafini e Liandra de Christo Rodrigues, na categoria Filme de ficção.

Os trabalhos passaram primeiro pela etapa local do Expocom, concorrendo com outros trabalhos dos cursos de Comunicação da UFSM, inscritos em uma das 69 categorias da premiação. Foram apresentados para uma banca avaliadora durante o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul -Intercom Sul 2018, no Centro Universitário FAG, na cidade de Cascável (PR), entre os dias 29 de junho e 1º de julho. A premiação regional possibilita participar da premiação nacional, o Expocom Nacional, durante o Congresso Intercom Nacional a ser realizado na Universidade da Região de Joinville, em Joinville (SC), de 2 a 8 de setembro de 2018.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-414

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes