Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editora Experimental pE.com lança livro Estudos Editoriais – Volume II



Texto: Aline dos Santos, Mirela Mônego e Weslen Vitorio

A coordenadora da Editora Experimental pE.com, professora Marília Barcellos, conta como foi a criação do projeto

Segundo a professora Marília Barcellos, o projeto da Editora Experimental pE.com surge desde seu ingresso na UFSM. Já em seu concurso para docente do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, em sua prova prática havia o desafio de criar um projeto voltado para a edição. Assim, ela criou uma proposta de editora experimental com catálogo voltado para a área editorial. Sobre o surgimento do projeto, Marília Barcellos comenta que “foi um sonho que se realizou, uma proposta embrionária que deu muitos frutos.” 

A idealizadora explica a criação da editora pE.com: “surge como projeto de extensão, inicialmente, e posteriormente como de ensino também. O projeto Editora Experimental pE.com tem uma trajetória iniciada em 2012 e passou por vários momentos. Um deles, e que é orgulho de todos, é a participação no Edital ProExt (do governo Federal), quando fomos beneficiados com 50.000,00 reais e  foi possível equipar tecnologicamente o laboratório e contar com equipe de bolsistas. Isso foi em 2014 e o projeto chamava-se Produção Editorial em Ação. “Outra vitória foi a aquisição do prefixo editorial, foram seis anos de empenho para conseguirmos o nosso próprio ISBN. São detalhes que refletem o empenho e a dedicação de todos. O projeto passou pelo colegiado do Curso e conta com o apoio da Coordenação e do Centro, sem o qual seria inviável a publicação, por exemplo, do Estudos Editoriais. A tendência é a de que o laboratório possa ampliar seu campo de atuação”, explica a professora Marília.

O projeto conta com um site de divulgação da Editora Experimental pE.com e seus livros publicados.  

Confira uma das publicações da editora pE.com, o livro Estudos Editoriais – Volume II

Estudos Editoriais – Volume II é uma obra proveniente de Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos de Comunicação Social ─ Produção Editorial na disciplina de Projeto Experimental, da Universidade Federal de Santa Maria, os 12 capítulos reunidos trazem a temática editorial sob o olhar caleidoscópico dos estudantes do mesmo curso, em momento de profunda reflexão. O cabedal teórico expande-se e permeia as mídias digitais, o audiovisual, a produção científica, dentre outros ângulos do conhecimento. Percebe-se, a cada “folheada”, um prisma com cores, efeitos e luzes próprias, em todos os textos e formas de expressar a multimídia nestes tempos de convergência.

O livro traz como proposta principal a divulgação dos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Social – Produção Editorial. Vale destacar que o curso tem apenas dez anos de existência. Assim, projetos como esse são essenciais na divulgação dos trabalhos desenvolvidos durante a formação dos acadêmicos.A organizadora, Marília Barcelos, professora da disciplina Editora Experimental no prefácio do livro destaca:

“Os capítulos ao longo deste livro mostram justamente que o mercado editorial está aberto para atuação interdisciplinar e o quanto os profissionais que ali se abrigam estão preparados para atuar e ocupar posições distintas no campo editorial.”

Nestes anos de existência, o curso de Produção Editorial tem demonstrado formar profissionais não somente com linha de pesquisa e trabalho no ramo editorial, mas sim, comunicadores camaleões, ou seja, que atuam nas mais diversas áreas do mercado comunicacional. 

O livro Estudos Editoriais – Volume II, pode ser encontrado clicando aqui

Lançamento do livro na Feira do Livro

Confira abaixo fotos do lançamento do livro na Feira do Livro de Santa Maria de 2019.

ntrevista com a organizadora da obra, Marília Barcellos e uma das autoras do livro Estudos Editoriais – Volume II, a acadêmica Edilaine de Avila.

Marília Barcellos, docente da UFSM, conta como foram reunidos os TCCs para publicação no livro e sua experiência na disciplina Projeto Experimental

Doutora em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Estágio de Pesquisa no Exterior na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS). Mestre em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação UFSM, atua no Curso de Comunicação Social – Produção Editorial. 

Como foram escolhidos os trabalhos de conclusão de curso inseridos no livro Estudos Editoriais – Vol. II? 
A produção intelectual dos discentes merece ser divulgada dentro e fora da Universidade, por isso, o objetivo principal é estimular os formados a publicação. Portanto, a proposta é menos a seleção e mais a participação. Todos os textos tiveram a coautoria dos docentes, o que garante a qualidade dos mesmos. A seleção é por meio de edital e os artigos passam por todas as etapas do processo editorial, ou seja, do encaminhamento do original, leitura crítica, preparação de original, projeto gráfico , diagramação, revisão, impressão, lançamento e divulgação.

Qual o propósito da disciplina Projeto Experimental e como ele é desenvolvido?
A proposta tem cunho pedagógico e, portanto, atua com a integração em projeto de ensino (sala de aula), pesquisa (com os textos dos TCCs) e extensão no trabalho junto à sociedade. Para que seja viável a publicação, conta-se  com a indissociabilidade entre esta tríade. A disciplina Projeto Experimental conta como hora complementar no PPC do curso e prima pelo exercício do fazer editorial, quando alunas e alunos têm oportunidade de conhecer de perto o passo a passo do processo. 

Edilaine de Ávila, uma das autoras do livro Estudos Editoriais – Volume II, expõe como foi sua participação na publicação desse livro  

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano, Especialista em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Internacional e acadêmica de Produção Editorial pela UFSM. Atuou em grupos de pesquisa nas áreas de Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias, além de ter se dedicado às áreas de Estudos Culturais e Recepção, desenvolvendo atividades relacionadas aos Estudos Culturais, Recepção, Tribalismo, Bens de Consumo e Geração Z. Atualmente, estuda as relações entre Comunicação, Ciência e Tecnologia.

Como foi participar da elaboração do livro Estudos Editoriais – Vol. II contribuindo com seu trabalho de conclusão?

Eu sempre tive afinidade com a pesquisa científica e, ao longo da minha trajetória acadêmica, estive envolvida com projetos de iniciação científica por alguns anos. Já elaborei também dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Em outros momentos, já participei com artigos em livros com coletâneas de textos de variados temas, sempre na área de comunicação. Então, para mim esta experiência não foi inédita, mas foi muito gratificante e importante para mim ter sido selecionada para participar do livro, que apresenta os melhores TCCs da Produção Editorial. 

Se possível falar brevemente sobre o conteúdo do seu TCC publicado no livro.

Meu TCC aborda a comunicação científica a partir do conceito de Enhanced Publication, que é considerada uma publicação ampliada, ou seja, um período científico que vai além da reprodução dos textos das pesquisas, usando recursos digitais que auxiliam na compreensão do conteúdo. Meu trabalho foi identificar e classificar as características de uma Enhanced Publication, uma vez que há pouquíssimos trabalhos na área, a maioria de fora do país. Com essas informações, foi possível traçar um perfil da publicação ampliada e, quem sabe, orientar os editores das revistas científicas no processo de melhoria e aperfeiçoamento da comunicação/divulgação científica como todo. 

Qual o momento mais marcante para você nesse processo?

A elaboração desta pesquisa, por si só, já foi algo extremamente gratificante, pelo fato de ser algo inédito nesta área. Além disso, um momento marcante para mim foi o lançamento do livro na Feira do Livro de Santa Maria, com a praça lotada e com os livros esgotados. Esta experiência, com certeza, ficou na minha memória.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-669

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes