Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Kd PE?: o camaleão se camufla, mas não some



Texto: Lucas Braga, Lucas Resende e Vivian Bacelar 
Fotos: Fernanda Vidal
Projeto de Fotografia: Bruna Mendes, Fernanda Vidal, Giovana Machado, Gabriela Menezes, Lucas Resende e Weslen Vitorio.
Revista: Júlia Santos, Marcelo Fonseca, Melissa Peres, Thainá Gremes e Vivian Bacelar
PEPcast: Amanda Concolato, Giovana Sibile, Júlia Lopes, Júlia Veber, Lucas Braga, Nadine Bernardini

O Kd PE?, projeto extracurricular,  foi elaborado por cinco alunos da turma de 2019 do curso de Comunicação Social – Produção Editorial. Amanda Concolato, Giovana Franco, Lucas Braga, Lucas Resende e Vivian Bacelar tem como intuito divulgar os trabalhos feitos pela turma durante o curso, a fim de trazer uma maior visibilidade e valorização da área e do futuro profissional. O pontapé inicial, que incentivou o grupo na criação do projeto, foi a quantidade limitada de informações sobre os trabalhos desenvolvidos no curso, que instigou a pergunta: cadê PE?

Devido a essa dificuldade, foi decidido concentrar em um mesmo espaço digital- Facebook, Instagram e Youtube- tudo o que foi e será produzido pela turma durante os quatro anos de formação, o que facilita o acesso aos conteúdos elaborados pelos calouros de 2019. Para alcançar de maneira mais efetiva o público-alvo, majoritariamente jovens que buscam ter mais conhecimento sobre o curso na UFSM, foi escolhido divulgar o projeto através das redes sociais.Dessa forma, através das reuniões, é decidido em qual temática focar. Elaborar um plano de atuação por meio de um cronograma  somado com o método de PDCA (planejamento, execução, análise e correção) é importante para apresentar melhorias e aprimoramentos nas páginas das redes sociais. Assim, através do conceito das mascotes da FACOS, surgiu a identidade visual do projeto extracurricular, o camaleão símbolo de PE, explora as adaptabilidades em diversas áreas de atuação do curso.

O primeiro trabalho divulgado pelo Kd PE, denominado Um Elogio 1 Click, foi produzido na cadeira de História da Comunicação do primeiro semestre de Produção Editorial. Os bixinhos de PE elaboraram um trabalho que consistiu em: tirar foto das pessoas, elogiá-las, e tirar uma nova foto, com o objetivo de captar a reação das pessoas ao receber um elogio. Assim, por meio desse projeto, os alunos também contaram um pouco sobre a trajetória da fotografia.

As ações foram feitas no Hospital Universitário, Centro de Tecnologia (CT) e na Biblioteca Central da UFSM. Confira abaixo o resultado em uma galeria de fotos:

Um elogio 1 Click

Elaborada também na mesma cadeira, História da Comunicação, a Editora Coroa nasceu para contar através da revista chamada Impressonante o percurso da comunicação, desde a invenção da imprensa de Gutemberg até chegar nas revistas e HQ’s populares. A revista comporta infográficos e quiz, a fim de acrescentar uma leitura dinâmica e educativa. Para dar vida ao projeto, o grupo elaborou uma revista física e virtual, que explora a dinamicidade da plataforma Flipsnack.

Elaborada também na mesma cadeira, História da Comunicação, a Editora Coroa nasceu para contar através da revista chamada Impressonante o percurso da comunicação, desde a invenção da imprensa de Gutemberg até chegar nas revistas e HQ’s populares. A revista comporta infográficos e quiz, a fim de acrescentar uma leitura dinâmica e educativa. Para dar vida ao projeto, o grupo elaborou uma revista física e virtual, que explora a dinamicidade da plataforma Flipsnack. Esse projeto causou curiosidade em você? É só clicar na imagem

Ao explorar as amplas áreas que o produtor editorial pode atuar, o próximo trabalho elaborado na cadeira de História da Comunicação e divulgado pelo Kd PE?, contou sobre a trajetória da rádio através de uma pequena série de podcasts chamada PEPcast. O grupo formado por alunos de Produção Editorial e Publicidade e Propaganda produziu quatro episódios, que mescla curiosidades com entretenimento sobre a rádio. Entrega-se informações sobre as primeiras radionovelas, as pautas dos primeiros radiojornais, a diversão proposta pelas rádios populares, bem como o futuro dessa mídia de massa com as variações originadas desse meio.

Afinal, a rádio é um meio comunicacional em declínio? Ouça abaixo o PEPcast para descobrir:

Siga o Kd PE? nas redes sociais para mais projetos feitos durante o primeiro ano do curso de Produção Editorial:
https://www.instagram.com/kdpe_/  
https://www.facebook.com/Kd-PE-1343739892448487/
https://www.youtube.com/channel/UCeFIKeQf7CmcN2S6C_53r-Q

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-640

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes