Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro Japão Moderno: história, arquitetura e lugares



Noemi Burelli

O livro Japão Moderno: história, arquitetura e lugares para visitar foi desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros do Curso de Graduação em Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o primeiro semestre de 2019, pelos estudantes Clara Beatriz Coriolano Timbó, Jamir Gonçalves Ferreira, Júlia Lopes Tupini e Noemi Burelli, sob a orientação da professora Marília de Araujo Barcellos.

O conteúdo do livro é sobre o Japão, mais especificamente, um recorte temporal para o período do Japão Moderno (1868 – atualmente), abordando a “história”, “arquitetura” e “lugares relevantes” que ainda possam ser visitados.

O diferencial do livro é o visual, que busca atrair a atenção dos leitores pela estética apurada inserida nos moldes de um livro tradicional. Para isso, utilizou-se como conteúdo fotografias de lugares relevantes para o período do Japão Moderno. A publicação se caracteriza como um livro de fotografias, com breves informações históricas, arquitetônicas e indicação de lugares para visitar.

Design do livro


Estrutura do livro
O livro Japão Moderno: história, arquitetura e lugares para visitar segue a estrutura tradicional de um livro com Elementos pré-textuais (Falsa folha de rosto, folha de rosto, apresentação e sumário), Elementos textuais (Páginas capitulares, páginas subcapitulares, fólio, notas marginais e iconografia), Elementos pós-textuais( Apêndices, referências bibliográficas, do conteúdo escrito e das fotografias, e colofão) e Elementos extratextuais (Primeira capa, segunda capa, terceira capa, quarta capa e lombada no padrão europeu).

 

Papel
O miolo contém 96 páginas impressas em papel de gramatura 115 g/m 2 e tamanho de 20 x 20 cm. O papel da primeira capa, segunda capa, terceira capa, quarta capa e lombada é o cartão (Supremo Duo Design) de gramatura 300 g/m 2. Seu tamanho é de 20 x 41 cm, impresso em 4 cores da escala CMYK, com acabamento BOPP – Prolam Fosco na capa. Possui corte/vinco, lombada quadrada, folhas de guarda e colagem Hot Melt.

 

Formato
Para o formato do livro foi escolhido o quadrado de tamanho 20 x 20 cm.

 

Grid
O grid está alinhado à página inteira, ocupando 100% do seu espaço. Os módulos, cuja área é de 1 cm 2 , foram estabelecidos a partir de 20 colunas e de 21 linhas horizontais. Dessa forma, obteve-se liberdade para dispor as fotografias e os textos na página da maneira mais adequada a cada caso.

Imagem 2

Margens
Utilizaram-se diferentes margens para a organização dos elementos da página em razão do grid modular, que proporciona essa flexibilidade. Abaixo, há uma representação de cada uma delas e suas respectivas finalidades.

Imagem 3

Em toda abertura de capítulo (nova era), utilizou-se a margem de 4 cm superior, 2 cm inferior, 5 cm interior e 3 cm externa para o corpo de texto. Para o nome do autor do capítulo, utilizou-se o espaço de três módulos ilustrado acima.

Imagem 4

Em todos os subtítulos (nome dos locais), utilizou-se a margem de 2 cm superior, 2 cm inferior, 3 cm externa e 9 ou 10 cm interna, dependendo da necessidade do texto. O texto foi alinhado ao centro da margem verticalmente, não ocupando necessariamente todo espaço a ele destinado, mas nunca ultrapassando este. Em alguns casos, dependendo da imagem (que sempre está disposta a dois módulos de distância do texto, ao seu lado), esse texto poderia estar na página ímpar ou na página par (nunca nas duas). A imagem acima ilustra os dois casos.

 

Imagem 5

 

As margens ilustradas acima, de 2 cm em todos os lados, foram utilizadas como espaço para todas as imagens que não sangram. Definiu-se que apenas as imagens que sangram a margem da página poderiam estar fora dessa margem; caso contrário, deveriam estar comportadas dentro dessa margem. Para outros casos não ilustrados, como o das margens das referências bibliográficas, foram utilizadas as seguintes margens: 2 cm superior, inferior e externa e 3 cm interior. Dessa forma, criou-se uma relação simétrica entre as páginas opostas (par e ímpar).

 

Tipografia

Buscou-se uma fonte que se parecesse visualmente com a caligrafia Shodō para os títulos e os subtítulos do livro. Após pesquisas, definiu-se a fonte Delimax, da categoria manuscrita. Trata-se de uma fonte com grafismos que remetem à tinta e a pincel, sendo muito parecida com a caligrafia Shodō, porém, em caracteres ocidentais.

Para o texto, buscou-se uma tipografia que facilitasse a leitura, fosse visualmente leve e gerasse contraste em relação aos títulos e subtítulos. Como o conteúdo escrito do livro não é extenso, sendo o destaque principal as fotografias, não foi utilizada uma fonte serifada para o texto. Diante desses critérios, escolheu-se a fonte Miriam Libre para o texto.

 

Alinhamento do texto

O texto das aberturas de capítulo é justificado, pois esse alinhamento proporciona uma leitura mais concentrada, considerando que as aberturas de capítulo contém as maiores quantidades de texto numa mesma página do livro. O alinhamento dos textos que vem após os subtítulos se dá em relação à imagem da página, sempre sendo à direita ou à esquerda desta. Estabeleceu-se essa relação a fim de criar uma linha guia para o texto, sendo essa linha a margem direita ou esquerda da imagem.

 

Cores

As cores são vermelho, preto e branco para a composição de todos os elementos do livro. A cor vermelha por ser a cor da bandeira do Japão, tendo importantes significados para a cultura japonesa, bem como mundialmente associada a esse país. A cor branca como fundo/base para aplicação de elementos gráficos, reforçando a simbologia cromática japonesa ao se associar ao vermelho. A cor preta para tipografia, principalmente, gerando contraste e legibilidade.

Projeto gráfico finalizado

Versão Impressa

Projeto Completo

Para ver o projeto completo acesse clique aqui
Para ver um vídeo demonstrando como é o livro impresso clique aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-651

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes