Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PE.com em parceria com o projeto CASE



Texto: Bruna Mendes e Giovana Machado

A partir do segundo semestre de 2019, a Editora Experimental PE.com fez uma parceria com o projeto de extensão: “OFICINAS DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA”, do curso de Psicologia da UFSM, coordenado pela professora Jana Gonçalves Zappe, responsável pelas atividades realizadas no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE). O projeto resulta na realização de oficinas de intervenção psicossocial a adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASE-SM e frequentam a Escola Humberto de Campos, que se situa dentro da instituição. A Editora PE.com é coordenada pela professora Marília Barcellos

As oficinas pretendem oferecer um espaço de convivência, reflexão e criação artística que poderá contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes, auxiliando-os a refletir sobre sua trajetória passada, compreender o momento presente e projetar seus planos para o futuro. A intenção da parceria com a PE.com é promover atividades de incentivo a leitura e de promoção do conhecimento sobre literatura brasileira para os jovens, que têm principalmente entre 15 e 18 anos. 

A primeira oficina realizada pela equipe da editora pE.com no Case foi a Blackout Poetry (poesia oculta), com a intenção de resultar no exercício da criatividade e ajudar a lidar com um possível bloqueio criativo, já que muitos meninos já escrevem músicas ou poesias. 

A proposta da atividade é recriar um novo texto, a partir de outro, circulando frases ou palavras que chamem atenção da pessoa que desenvolve a atividade, criando assim, um novo sentido para as palavras. Após, as palavras que não fazem parte, são apagadas, da forma que quiser, seja por rabiscos, desenhos ou apenas passando caneta preta por cima. 

As oficinas obtiveram êxito nos dois momentos em que foram desenvolvidas. Foi observado que os meninos conseguiram se envolver com a atividade, apesar da escrita um pouco difícil do texto abordado, um fragmento do texto de Dom Casmurro. A diferença de idade e escolaridade não interferiram no decorrer da ação.

Veja abaixo um exemplo da poesia oculta.

Exemplo de poesia oculta (imagem da internet)
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-630

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes