Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PE para Web em Ação



Textos e vídeos: Bruna Paim e Melissa Peres

Os alunos da disciplina de Produção Editora para Web, do segundo semestre do curso de Comunicação Social – Produção Editorial, produziram websites para livros em domínio público como projeto avaliativo durante o segundo semestre de 2019. 
Os alunos produziram os sites na plataforma WordPress, destacando as principais características de cada obra, incluindo o resumo das narrativas, biografia dos autores, curiosidades, adaptações das obras, links para mais informações, entre outros.
O projeto possibilitou o envolvimento por parte dos alunos na criação de produtos multimidiáticos como parte dos objetivos da disciplina.

Conheça o relato de alguns produtores dos projetos sobre as propostas de sites:

Confira abaixo, a relação dos sites produzidos:​

De um Defunto Autor, para Iniciantes

Criado por: Pablo, Letícia

Objetivo do site: O site tem a função de interagir com pessoas através da postagem de resenhas e análises que os próprios visitantes podem enviar ao site. Um dos seus objetivos, é tentar cativar o amor pela literatura brasileira, em ressalto a literatura do período do Realismo brasileiro, trazendo como partida Machado de Assis.   

Acesse aqui

Romatize: reviva o amor

Criado por: Lucas Resende

Objetivo do site: O Romantize tem objetivo de divulgar e incentivar a leitura de clássicos da literatura das gerações românticas brasileiras, que usa de uma linguagem moderna e interativa na elaboração de uma sinopse do livro, buscando fazer com que a leitura do livro fique mais leve para o leito adolescente majoritariamente jovem.

Acesse aqui

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Criado por: Bruna Mendes, Fernanda Vidal e Giovana Luísa Machado

Objetivo do site:  O trabalho realizado na disciplina de Produção Editorial para Web tem por objetivo a criação de um site sobre um livro de domínio público, na plataforma WordPress. A obra escolhida para ser abordada em nosso site foi Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. No site exploramos dados sobre o livro, diferentes edições, vida do autor e criação da obra e adaptações cinematográficas. O objetivo é que pessoas que têm interesse na história de Alice, conheçam um pouco mais acerca da obra. O template que utilizamos para a criação do site na plataforma WordPress foi “Pique”. As cores utilizadas no projeto gráfico foram preto, azul, branco por remeterem a obra.

Acesse aqui 


Tijolos Amarelos

Criado por: Júlia, Marcelo, Thainá

Objetivo do site: O Tijolos Amarelos foi desenvolvido para a disciplina de Produção Editorial para Web, ministrada pela professora Liliane Dutra Brignol. A proposta inicial era a criação de um site que falasse sobre algum livro que já estivesse em domínio público. Após revirarmos a internet para encontrar alguma opção que fizesse os nossos olhos brilharem, finalmente encontramos um de nosso agrado: O Mágico de Oz!

Tá, mas porque Tijolos Amarelos? Se você não sabe, Dorothy tem o seu caminho até a Cidade das Esmeraldas guiado por uma estrada de tijolos amarelos. O nome do site surgiu com uma naturalidade imensa, significando exatamente o que queremos para você: que esse site possa guiar sua jornada até o maravilhoso mundo de Oz, tanto quanto a estrada guiou Dorothy.

Acesse aqui

 


Guerra e Paz – Tolstói

Criado por: Adriana e Janice

Objetivo do site: o site busca divulgar a literatura do escritor russo Liev Tolstoi, com o foco na divulgação de sua obra mais notável: Guerra e Paz. 

O conteúdo abordado trás discussões literárias, bem como a divulgação de material audiovisual a respeito da obra.

Acesse aqui

Orgulho e preconceito

Criado por: Júlia e Gabriela

Objetivo do site: O site tem como objetivo incentivar a leitura da obra clássica de romance inglês “Orgulho e Preconceito”. Também, apresenta a história da autora, dos personagens que compõem a obra para maior conhecimento do leitor. Expõe a obra adaptada para cinema, dando grande enfoque nessa, já que essa possui grande veracidade enquanto a obra escrita por Jane Austen.

Acesse aqui 

Olhos de Cigana

Criado por: Vivian Bacelar

Objetivo do site:  A inspiração para o nome do site veio de umas das descrições mais conhecidas do livro “Dom Casmurro”, sobre a personagem Capitu e seus olhos de cigana dissimulada e oblíqua. O objetivo principal ao desenvolver a plataforma foi divulgar a obra, de domínio público, de uma maneira mais moderna, através do uso de elementos do cotidiano dos jovens. Além de elaborar peças gráficas que atraísse o público-alvo a explorar e conhecer mais sobre a literatura brasileira.

Acesse aqui


Dom Casmurro

Criado por: Aline, Mirela e Weslen

Objetivo do site: O presente site possui o propósito de homenagear um dos grandes nomes da literatura brasileira, Machado de Assis, através de sua obra nomeada Dom Casmurro. A partir de conteúdos selecionados com a intenção de divulgar essa obra, o site busca atrair o público jovem que precisa dessas informações para seus estudos no Ensino Médio e também aqueles que se interessam por obras do Realismo brasileiro.

Acesse aqui


Quebre a perna

Criado por: Noemi Burelli

Objetivo do site: O site Quebre a Perna pretende ser uma plataforma de valorização do teatro, com a divulgação e adaptação para a leitura de textos, em domínio público, de peças de teatro para os leitores-atores e, como extra, ainda dispõe de notícias e divulgação de eventos que ajude fomentar a comunidade.

Acesse aqui

Um Estudo em Vermelho

Criado por: Ana Carolina Cipriani e Larissa Ferreira

Objetivo do site: Sejam bem-vindos ao universo de Sherlock Holmes. Este site tem como objetivo incentivar jovens a lerem a obra original sobre o detetive com mais adaptações no mundo. Você provavelmente já conhece Sherlock, talvez da televisão, do cinema, dos quadrinhos, mas conhece as histórias originais escritas por Arthur Conan Doyle? O cara tem até o título britânico de Sir! E para começar, nada melhor para introduzir um novo leitor a esse universo do que o primeiro livro da série: Um estudo em vermelho.

Acesse aqui

A Ilíada

Criado por: Bruna Paim de Souza

Objetivo do site: O principal objetivo desta página é produzir uma reunião da maior quantidade de conteúdos possíveis sobre a obra de Homero, A Ilíada, com o objetivo de apresentá-la e divulgá-la de maneira acessível, concisa e didática.

Acesse aqui

 



Projeto Príncipe

Criado por: Amanda Gabriela Patta Concolato e Giovana Sibille Franco

Objetivo do site: Nosso site se propõe a trazer trechos e curiosidades sobre o livro O Pequeno Príncipe, escrito por Saint-Exupéry. Expondo não só imagens e frases presentes na obra, como também sobre suas adaptações e informações menos conhecidas.

Acesse aqui

Metamorfoseados

Criado por: Luiza Dalfolo e Renata Naka.

Objetivo do site: O site “Metamorfoseados’  é um ambiente criado para a troca de experiências literárias. Acreditamos que a partir do compartilhamento de visões e entendimentos sobre o texto, será possível alcançar uma maior compreensão desta realidade. Nosso foco é que as pessoas possam trocar experiências e relacionar um texto do início do século XX com a atualidade. Assim, apresentamos seções para incentivar as pessoas a lerem a obra “A Metamorfose”, bem como para discutir e refletir sobre essa vivência. Queremos que os leitores e colaboradores do site sejam tocados pela leitura e que por meio dela sejam “metamorfoseadas”.

Acesse aqui

Mundo de Dante

Criado por: Charles e Igor

Objetivo do site: Tentamos elaborar uma versão minimalista e concisa sobre a obra, seu autor e outros assuntos tangentes a esses. Sua primeira página é estática, o menu está localizado na parte superior do site, bem como o Home e os Widgets. Tivemos uma certa quantidade de dificuldades no decorrer da construção do site. Ele não é totalmente personalizável, a maioria dos recursos são fixos e isso nos dificultou bastante. A plataforma limita muito o uso de personalização por tema, apesar de ser muito prática e intuitiva na maior parte do tempo. Há menus de personalização muito escondido e de difícil acesso. O site é de caráter experimental. Produzido por alunos do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. É uma atividade desenvolvida em sala de aula, Produção Editorial para WEB, tendo como Professora a Dra. Liliane Dutra Brignol. A atividade tem o intuito de incentivar a leitura de clássicos da literatura mundial que constam em domínio público. O site foi produzido com o pacote gratuito do WordPress e com o tema Bushwick.  

Acesse aqui

METAMORFE-SE

Criado por: Lucas Braga

Objetivo do site: Tem como objetivo deselitizar o acesso a obras literárias consideradas classudas (alta-leitura), que fortalecem a segregação social por meio da supervalorização da escrita e oralidade. O projeto se desenvolve em conjunto com escolas periféricas do bairro do Limão, zona norte de São Paulo, e estimula através da leitura a compreensão literária, socioeconômica e histórica que se passava no período em que a obra foi escrita.

Acesse aqui

 

 

Memórias e Legados

Criado por: Melissa Peres

Objetivo do site:  Esse site tem como objetivo a divulgação da obra machadiana, Memórias Póstumas de Brás cubas, aos estudantes de ensino médio, ensino superior e interessados.

A missão consiste em levar a esses públicos resumos, informações e contextos relevantes.

Acesse aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-726

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes