Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Um bate-papo sobre Mercado Editorial universitário



Texto: Adriana Sarzi, Janyce Quines, Julia Felipeto.

No dia 26 de novembro, a Editora da UFSM promove a palestra “No ar, antes de mergulhar: mercado editorial universitário”, com Marcelo Di Renzo. O jornalista é especialista em comunicação e semiótica, mestre em educação e atual vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

O bate-papo conta com o apoio do curso de Produção Editorial da UFSM e acontece na sala 218 (2º andar da Reitoria), às 14h. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail editoraufsm.eventos@gmail.com e as vagas são limitadas.

Segundo divulgado pela Editora UFSM, o palestrante trata da seguinte abordagem: “Inserido no segmento editorial, o patinho feio da editoração universitária cresceu, aprendeu o ofício, evoluiu, chama a atenção e provoca olhares cobiçosos. Com cerca de 2 mil títulos novos publicados anualmente, cerca de 14% dos ISBNs novos emitidos no segmento científico, técnico e profissionalizante, o coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias empenha-se para superar, no entanto, as dificuldades próprias e peculiares que pontuam seu desenvolvimento produtivo e, em especial, mercadológico. Trata-se de uma pauta recorrente, tratada com frequência nos encontros anuais e, mais recentemente, em pesquisas acadêmicas, ainda longe de esgotar-se. Vamos conversar e tentar rever as ideias que temos sobre este fazer editorial, vibrante e tênue como a paixão cantada.”

No mesmo evento, ocorre o lançamento da 6ª edição da Revista Estilo Editorial, com foco na temática “plágio nas produções acadêmicas”.

Tendo sua 1ª edição em 2014, a publicação é direcionada ao público interessado no mercado editorial, e aborda questões importantes para o crescimento e desenvolvimento da área e de seus profissionais. Fonte: facebook.com/editoraufsm (divulgação)

Confira um pouco sobre o conteúdo da Revista

Texto: Editora UFSM  (divulgação)

Prado Veppo: o poeta de Santa Maria
Faz 20 anos que o poeta Prado Veppo partiu. Desde então, a Editora UFSM lançou duas edições da obra completa de Veppo, sendo a última em 2019. Nesta reportagem, através de relatos de familiares e amigos, conhecemos um pouco mais da vida pessoal do poeta e suas outras atividades além da escrita.

Marketing digital na Editora UFSM: Uma nova forma de se comunicar
Este artigo visa compreender porque a Editora UFSM tem dificuldade em atrair visitantes ao seu site e redes sociais. Diante disto, propõe-se a apresentar caminhos para aproximar este público à Editora no meio digital.

Melhorias na Editora universitária: A perspectiva do autor
Por meio de uma pesquisa com 20 docentes da UFSM, foram realizados questionários a fim de descobrir as principais opiniões e sugestões vindas de professores da Universidade. Estas  propostas foram analisadas diante dos parâmetros burocráticos e financeiros da Editora UFSM.

É muito mais do que um “Ctrl+C Ctrl+V”
A internet se tornou um facilitador no momento de pesquisa e busca por títulos e referências para produções acadêmicas, literárias e culturais. O ônus desta praticidade foi o plágio. Com as teclas de copiar e colar do teclado, essa prática acabou se intensificando. Existem 4 tipos de plágio: direto, indireto, consentido e autoplágio. Entre as punições para esse crime estão o pagamento de multas, indenizações ou o recolhimento da obra em questão. Mais detalhes estão na matéria completa, na sexta edição da revista Estilo Editorial.

Conhecimento na ponta do dedo
Desde 2006, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) promove a educação superior a distância. A UFSM adotou esta modalidade logo no seu ano de implementação e passou a ofertar cursos de graduação e pós graduação na forma EaD. Em 2011, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) foi criado para oferecer suporte tecnológico e pedagógico aos cursos. São promovidas videoaulas e livros didáticos, além da plataforma Moodle, ferramenta de ensino tanto para alunos presenciais quanto para a distância. 

Anatomias Híbridas: da produção aos diferentes eus
Lutiere Dalla Valle, artista visual e professor de artes visuais na UFSM, promoveu a exposição “Anatomias Híbridas: Inventando Eus”, no ano de 2018. Foram expostas pinturas de seres metade homem, metade animal, num tom surrealista, frequentemente presente em suas obras. Nesta reportagem, Lutiere conta seu processo de produção, a repercussão do público, entre outros fatores.

Legado de dedicação em sala de aula
O professor Érico Henn, autor do livro “Máquinas de Fluido” é um importante nome na história do curso de engenharia mecânica e do Centro de Tecnologia da Universidade. Apaixonado pelo o que ensinava, o professor cativou alunos e colegas nos anos em que lecionou. Ao unir sua didática à experiência do mercado de trabalho, ele se tornou uma referência no assunto das máquinas de fluidos. Seu livro está na quarta edição e é sucesso de vendas da Editora UFSM. 

Livraria UFSM: um espaço plural
A Livraria UFSM, além de vender livros da Editora UFSM, põe à venda livros de outras editoras. Nela encontram-se livros de editoras universitárias, bem como de editoras comerciais.

As famílias da CEU: um fenômeno da Casa do Estudante Universitário da UFSM
A Casa do Estudante Universitário proporciona um ambiente de amizades, relacionamentos e famílias. Neste último, há moradores com filhos residindo no campus. Casais e pais ou mães solteiras enfrentam uma jornada dupla entre cuidar de uma criança e estudar. Esta realidade motivou Sueli Salva a pesquisar sobre o assunto, o que resultou no livro e-book “Casa do Estudante Universitário: jovens mães/pais e suas crianças”.

O vírus do plágio
A analogia ao vírus elucida o quão mau pode ser o ato de plagiar. O artigo de Gabriel Magadan reforça a ideia de que, ao se apropriar das ideias de outrem, o sujeito assume a sua incompetência ou falta de criatividade em seus projetos. O plágio ocasiona malefícios para quem copia e para a pessoa copiada. Os constrangimentos causados só serão revertidos com doses de educação e leitura.

O livro ao pé do ouvido
Além dos livros em formato digital, os e-books e os audiolivros também estão em crescente inserção no mercado editorial. Este formato inicialmente usado como uma forma de acessibilidade para as pessoas cegas ou de baixa visão, atualmente também é um meio informacional. Diferente dos produtos audiovisuais, os audiolivros estimulam muito mais a imaginação de quem o escuta, não perdendo nada para um livro impresso. 

Acesse aqui  as edições anteriores e não deixe de participar!


Publicações Recentes