Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula inaugural 2023/2



Na próxima terça-feira dia 22 de agosto, às 14h, no Auditório do CCSH no prédio 74C, teremos nossa aula inaugural “Narrativas Transmídia e a Produção do Livro Hoje: O Caso da Série Brasiliana Steampunk”, com o professor Enéias Tavares.

 

Partindo das visões críticas de Pierre Bourdieu, Henry Jenkins e John Thompson, a aula inaugural partirá de uma reflexão sobre a cena editorial contemporânea a partir da oposição entre o livro físico e produções narrativas para outras mídias. Em um segundo momento, apresentará de forma objetiva o mapa de produção transmídia da série Brasiliana Steampunk, constituída de produções narrativas físicas, digitais, gamificadas e audiovisuais. O foco dessa seção estará nos dois livros que servem de âncora para a série: Parthenon Místico (2020) e Lição de Anatomia (2022), ambos romances transmídia publicados pela editora DarkSide Books. Por fim, discutirá economia criativa focada em divulgação, comercialização e desafios de projetos transmídia de base literária. 

 

Enéias Tavares é escritor, professor e tradutor. Seus livros já foram publicados por editoras como LeYa, AVEC, Arte & Letra, Jambô e DarkSide Books. Além de colunista do Itaú Cultural, é consultor editorial do projeto Sociedade Secreta na DarkSide Books e pesquisador do Fantástico Brasileiro (fantasticobrasileiro.com.br), projeto sediado na UFSM. (Mais de sua produção em eneiastavares.com.br).

 

A aula terá em torno de 2 horas e após o ministrante responderá perguntas sobre carreira, criatividade e estado atual do mercado editorial que envolve literatura fantástica, além de outras questões que professores e alunos do curso de Produção Editorial possam trazer. 

 

O auditório possui 150 lugares e a entrada é por ordem de chegada.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-1166

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes