Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra 24/06/2024: “Resiliência dos sistemas elétricos de potência: Oportunidades e desafios” – Prof. Dr. Josué Campos dos Prado

A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Josué Campos do Prado, da Washington State University...



No dia 26 de abril de 2024, às 14h (horário de Brasília), a palestra intitulada “Resiliência dos sistemas elétricos de potência: Oportunidades e desafios” será ministrada pelo Prof. Dr. Josué Campos do Prado, da Washington State University, de forma online, sendo transmitida no Canal do PPGEE/UFSM no YouTube (clique aqui para acessar o link).

Resumo: Eventos climáticos extremos, como furacões, incêndios florestais e tempestades de gelo têm sido cada vez mais frequentes, causando danos significativos aos sistemas elétricos de potência ao redor do mundo. O aumento da resiliência do sistema elétrico tem sido um tema amplamente discutido por órgãos governamentais, entidades de planejamento energético, concessionárias de energia e operadores de sistema. Entretanto, ainda existem diversos desafios técnicos e econômicos que precisam ser vencidos nessa área. Esta palestra tem como objetivo discutir os principais desafios, barreiras e oportunidades para o aumento da resiliência dos sistemas elétricos e apresentar alguns projetos de pesquisa conduzidos pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas de Potência da Washington State University (WSU) Vancouver, com foco em incêndios florestais e os respetivos impactos na produção, transmissão e distribuição de energia.

O Prof. Dr. Josué Campos do Prado é bacharel em engenharia elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutor em engenharia elétrica pela Universidade de Nebraska-Lincoln nos Estados Unidos. Atuou como pesquisador do National Renewable Energy Laboratory (NREL) nos Estados Unidos entre 2018 e 2020. Atualmente, atua como Professor Assistente no Departamento de Engenharia Elétrica da Washington State University em Vancouver, Washington, Estados Unidos. Suas linhas de pesquisa incluem sistemas elétricos de potência, energias renováveis, mercados de energia e smart grid.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-553-4208

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes