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Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Autoavaliação

A autoavaliação do PPGEE/UFSM é conduzida pela comissão interna de Planejamento e Avaliação do programa, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, sendo realizada de forma contínua e sistêmica. Nos menus abaixo, pode-se visualizar como é realizada cada autoavaliação, a Institucional e a do PPGEE.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, em conjunto com outros Programas de Pós-Graduação da Instituição, participaram de atividades desenvolvidadas pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Com o objetivo de dar início aos processos de autoavaliação e institucionalização do planejamento estratégico dos Programas.

Ressalta-se que foi desenvolvida uma série de atividades e materiais com o objetivo de contribuir com os processos de autoavaliação e institucionalização do planejamento estratégico dos programas de pós-graduação da instituição (www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/autoavaliacao-da-pos-graduacao/).

Nos links que seguem, é possível acessar o relato da metodologia utilizada, bem como os materiais utilizados nos encontros com os programas.

Fotos dos encontros com os programas de pós-graduação

06.11.19
08.11.19

A aplicação no âmbito do PPGEE teve como base a realização de reuniões, workshops de diagnósticos, acompanhamentos e perspectivas, bem como o uso de ferramentas de gestão e análises como Trello e Cientum, respectivamente, além de técnicas como a matriz SWOT: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), com participação da comunidade acadêmica do programa incluindo docentes, discentes e técnicos administrativos. A proposta foi de verificar os aspectos quantitativos e qualitativos do PPGEE.

Na parte de aspectos quantitativos, o PPGEE usou o software Cientum da empresa Indeorum como ferramenta de análises, programa que foi premiado no EXPOLATTES promovido pelo CNPq em relação à extração e qualificação de dados que a ferramenta Lattes proporciona. Tal ferramenta permitiu o programa realizar análises de seus indicadores cruzando informações contidas nos currículos dos pesquisadores com outras bases de conhecimento, tais como Fator de Impacto, Qualis e SUCUPIRA. Foi possível, além de analisar o desempenho dos indicadores do PPGEE/UFSM, também comparar com as de outros programas de excelência.

Verificou-se que quanto aos indicadores quantitativos o programa está com índices muito bons em termos de formação de discentes, carga horária na pós-graduação, produções científicas, impactos na sociedade, inclusive sendo benchmarking nacional em alguns desses.
E na parte de aspectos qualitativos, as análises foram realizadas como base em grupos de trabalho, workshops e aplicação da matriz SWOT, com participação de docentes, discentes, técnicos administrativos e egressos.
A seguir são apresentados os principais resultados da autoavaliação qualitativa:

FATORES INTERNOS

  • FORÇAS
  1. Projeto pedagógico bem definido e estruturado, com gestão administrativa e financeira transparente;
  2. Processo rigoroso de seleção de candidatos ao programa, com acompanhamento durante o curso e egressos;
  3. Infraestrutura laboratorial de referência internacional para pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de Recursos Energéticos Distribuídos, Eletrônica de Potência, Controle e Iluminação;
  4. Grade curricular atualizada contemplando as necessidades de formação dos discentes;
  5. Infraestrutura administrativa com instalações novas e modernas incluindo secretaria, salas de aulas, salas de defesas, salas de videoconferência, auditório, laboratórios de informática, salas de coworking para alunos, entre outros;
  6. Acervo bibliográfico atualizado e adequado às atividades de ensino e pesquisa;
  7. Qualificação do corpo docente, onde a maioria é pesquisador produtividade do CNPq;
  8. Grupos de pesquisa (CEESP, GEPOC e GEDRE) consolidados com boa infraestrutura e realização de pesquisas de referência internacional;
  9. Publicação em periódicos relevantes distribuída entre os docentes do programa e com participação discente;
  10. Organização de eventos científicos nacionais de grande porte e internacionais;
  11. Premiações e distinções nacionais e internacionais;
  12. Formação qualificada de mestres e doutores;
  13. Qualidade das dissertações e teses produzidas no programa;
  14. Formação de egressos com melhores condições para atuação no mercado de trabalho ou docência;
  15. Papel de liderança e representatividade em comunidades científicas nacionais e internacionais;
  16. Inserção social, econômica e tecnológica;
  17. Capacidade de prospecção e coordenação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com empresas, bem como projetos institucionais com órgãos de fomento;
  18. Coordenação de programas e projetos de cooperação internacional;
  19. Capacidade de captação de recursos externos;
  20. Solidariedade com programas em consolidação;
  21. Criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT GD);
  22. Credenciamento da UFSM como unidade EMBRAPII em Recursos Energéticos Distribuídos;
  23. Criação do IEEE South Brazil Section Joint Chapter IAS/IES/PES/PELS e IEEE UFSM Student Branch.
  • FRAQUEZAS
  1. Atividades acadêmicas em língua estrangeira (disciplinas, dissertações, teses, defesas de mestrado e doutorado, entre outros);
  2. Participação de docentes do PPGEE/UFSM na modalidade de professor visitante no exterior (pós-doutorado);
  3. Participação de discentes na modalidade de cotutela e diploma com titulação simultânea;
  4. Participação de professores/pesquisadores estrangeiros nas atividades do programa (participações em bancas, coorientações, publicações em coautoria);
  5. Atração de alunos estrangeiros para cursarem o mestrado ou doutorado no PPGEE/UFSM;
  6. Atração de alunos de outros Estados para cursarem o mestrado ou doutorado no PPGEE/UFSM;
  7. Política de internacionalização da UFSM (editais de seleção em língua estrangeira, auxílios de instalação e moradia, entre outros);
  8. Necessidade de ampliação das ações afirmativas no programa;
  9. Algumas disciplinas com conteúdo mais teóricos e não relacionadas às necessidades de mercado;
  10. Maioria dos docentes permanentes formados na própria UFSM, a falta de diversidade regional tende a não ser um fator positivo;
  11. Número reduzido de produtos tecnológicos;
  12. Pouca divulgação das atividades dos grupos de pesquisa pelo PPGEE.


FATORES EXTERNOS

  • OPORTUNIDADES:
  1. Programas de internacionalização;
  2. Programas de fomento PD&I;
  3. Captação de projetos por meio da unidade EMBRAPII;
  4. Rede de cooperação com instituições e pesquisadores nacionais e internacionais;
  5. Mobilidade acadêmica de docentes e discentes;
  6. Atividades de ensino cooperadas;
  7. Investimentos institucionais em recursos para realização das atividades de ensino e pesquisa de forma remota;
  8. Organização de eventos;
  9. Visibilidade do programa por meio de diversas mídias digitais;
  10. Plataformas internacionais de oferta de vagas de seleção de alunos (PAEC OEA/GCUB, Erasmus Mundus, entre outros);
  11. Editais de bolsas específicos para alunos estrangeiros (PEC PG, TWAS, entre outros);
  12. Atuação em novas temáticas, com possiblidade de ampliação das linhas de pesquisa do programa;
  13. Oportunidade para desenvolvimento de tecnologias nacionais;
  14. Mercado de trabalho para egressos em universidades e indústrias, no Brasil e exterior.
  • AMEAÇAS
  1. Pandemia COVID-19;
  2. Políticas governamentais de corte de investimentos no setor público e principalmente nas universidades;
  3. Redução dos financiamentos por parte das agências de fomento;
  4. Número limitado de bolsas de mestrado e doutorado;
  5. Valores defasados das bolsas de mestrado e doutorado;
  6. Impossibilidade de cadastro de novos bolsistas de pós-doutorado no CAPES PNPD;
  7. Aposentadoria de docentes permanentes do programa;
  8. Contratação de discentes durante a realização do mestrado e doutorado por empresas ou universidades, passando a ter dedicação parcial ao programa;
  9. Disponibilidade limitada de assistência médica aos discentes como tratamentos psicológicos e psiquiátricos;
  10. Assistência estudantil restrita para discentes de pós-graduação (moradia, alimentação…);
  11. Evasão de discentes;
  12. Localização geográfica em relação ao centro do país, região com pouquíssimas indústrias;
  13. Falta de incentivos para reter os egressos de doutorado na indústria, maioria vai para docência;
  14. Alteração nos calendários acadêmicos de graduação e pós-graduação da UFSM em função da pandemia, o que impacta no ingresso e formação dos alunos.

    Outro aspecto também analisado pela comissão interna de Planejamento e Avaliação do programa é acompanhamento dos egressos e seus destinos, de modo a verificar se o programa tem cumprido seu papel na formação dos discentes e alocação dos mesmos no mercado de trabalho, em docência ou em pós-graduação.

Planejamento Estratégico

As estratégias foram definidas para curto prazo (quadriênio 2017-2020), médio prazo (quadriênio de avaliação seguinte) e longo prazo (dois seguintes quadriênio de avaliação), com o intuito de trabalhar nos pontos que carecem de evolução no programa, bem como maximizar suas potencialidades e aproveitar as oportunidades.

As estratégias também estão divididas por grupos: Programa (infraestrutura; disciplinas ofertadas; perfil do corpo docente); Formação (qualidade das dissertações e teses; destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida; qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do programa); Impacto na Sociedade (impacto e caráter inovador das produções/produtos; impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; internacionalização e visibilidade do programa); conforme descritas a seguir:

i. Grupo Programa (infraestrutura; disciplinas ofertadas; perfil do corpo docente):

– Objetivo: melhoria da infraestrutura física administrativa do PPGEE/UFSM
– Ação: mudança da infraestrutura física administrativa do programa (secretaria, salas de aula, salas de defesas, auditório, sala de coworking, salas de vídeo conferência, salas de informática…) para novo prédio, proporcionando melhores recursos aos discentes e docentes, além de propiciar a integração com os demais programas de pós-graduação do Centro de Tecnologia da UFSM, que coabitem o mesmo prédio
– Indicador: nível da infraestrutura do programa (qualitativo: muito boa, boa, precária)
– Meta: Boa
– Status 2020: Muito boa (novas instalações)
– Status 2019: Muito boa (novas instalações)
– Status 2018: Boa
– Status 2017: Boa

– Objetivo: atualização das resoluções internas do PPGEE/UFSM
– Ação: revisão periódica das resoluções internas do PPGEE/UFSM com atualização das existentes ou criação de novas de acordo com as necessidades do programa
– Indicador: revisão das resoluções internas do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: revisão anual
– Status 2020: Sim (criação da resolução de (re)crendendiamento de docentes colaboradores na categoria de Jovens Recém Doutores Apadrinhados – JDP; atualização da resolução de (re)crendendiamento de docentes permanentes; atualização da resolução de (re)crendendiamento de docentes colaboradores)
– Status 2019: Sim (criação da resolução para a elaboração de dissertações e teses na forma de artigos científicos)
– Status 2018: Sim (atualização da resolução de publicações de artigos em periódicos para discentes de doutorado; atualização da resolução de distribuição de bolsas; atualização da resolução de distribuição de recursos PROEX)
– Status 2017: Sim (atualização da resolução de distribuição de bolsas; atualização da resolução de (re)crendendiamento de docentes permanentes; atualização da resolução de (re)crendendiamento de docentes colaboradores; atualização da resolução de (re)crendendiamento de grupos de pesquisas)

– Objetivo: atualização da estrutura curricular do PPGEE/UFSM
– Ação: revisão periódica das disciplinas, com a atualização de ementa das existentes ou criação de novas de acordo com as necessidades de formação dos discentes
– Indicador: revisão da estrutura curricular do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: revisão anual
– Status 2020: Sim (criação da disciplina de Electric Mobility: Electric Vehicles, Infrastructure And Integration With The electricity Grid; criação da disciplina de Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência)
– Status 2019: Sim (criação da disciplina de Resonant Power Converters; criação da disciplina de Fundamental of IoT Cybersecurity)
– Status 2018: Sim (criação da disciplina de Sistemas Auto-Oscilantes)
– Status 2017: Sim (criação da disciplina de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica)

– Objetivo: oferta de disciplinas em língua estrangeira no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a oferta de disciplinas em língua estrangeira, preferencialmente inglês, pelo PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de disciplinas ofertadas em língua estrangeira no programa
– Meta: 03 no ano
– Status 2020: 03
– Status 2019: 01
– Status 2018: 00
– Status 2017: 00

– Objetivo: emprego de novas tecnologias de educação no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo ao emprego de novas tecnologias de educação, como Massive Open On-line Courses (MOOC) e Webinars, com destaque para o cadastro do PPGEE/UFSM na Plataforma Coursera for Campus com oferta de 1.205 cursos com 100 vagas para docentes e discentes do programa. Os cursos são de diversas áreas de conhecimento, ministrados por mais de 190 universidades e empresas reconhecidas internacionalmente. Outra ação foi o desenvolvimento de curso com alcance mundial na área de controle aplicado em parceira com a empresa Typhoon HIL, que está disponibilizado na plataforma: https://hil.academy/ e com acesso de usuários de diversos países, com certificação e integração a plataforma Linkedin.
– Indicador: nível do uso de novas tecnologias de educação no programa (qualitativo: alto, médio, baixo)
– Meta: Médio
– Status 2020: Alto (Webinar IEEE IAS, PES, RAS e WIE, Coursera, Typhoon HIL)
– Status 2019: Médio (Webinar IEEE IAS, PES, RAS e WIE)
– Status 2018: Médio (Webinar IEEE IAS, PES, RAS e WIE)
– Status 2017: Baixo (Webinar IEEE IAS e PES)

– Objetivo: docentes do PPGEE/UFSM serem bolsistas de produtividade do CNPq
– Ação: adequação dos critérios de permanência no programa como docente permanente, valorizando os pesquisadores produtividade CNPq PQ ou DT
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa com bolsa produtividade CNPq PQ ou DT
– Meta: 70 %
– Status 2020: 73,9 % (17 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
– Status 2019: 82,6 % (19 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
– Status 2018: 82,6 % (19 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
– Status 2017: 78,2 % (18 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
Obs.: apesar de em 2020 ter reduzido a quantidade de bolsistas PQ ou DT, teve-se um aumento de bolsistas nível 1.

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM na modalidade de professor visitante no exterior (pós-doutorado)
– Ação: incentivo a participação dos professores em pós-doutorado, com destaque para os programas CAPES PrInt e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa que realizaram pós-doutorado no exterior com duração mínima de 3 meses
– Meta: 02 no ano
– Status 2020: 00
– Status 2019: 02
– Status 2018: 00
– Status 2017: 00
Obs.: O não atingimento em 2020 é decorrente da pandemia COVID-19 e as restrições das ações de mobilidade. No entanto, caso as condições sanitárias sejam favoráveis, serão retomadas as mobilidades internacionais a partir de setembro de 2021.

– Objetivo: participação de docentes estrangeiros como professores visitantes no PPGEE/UFSM
– Ação: a UFSM, com recursos próprios, vem promovendo sistematicamente o processo de contratação de Professores Visitantes Estrangeiros na instituição, com vistas à qualificação dos programas de pós-graduação, além dos fomentos pelo INCT-GD e programas CAPES PrInt e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM
– Indicador: quantidade de professores visitantes estrangeiros no programa
– Meta: 02 no ano
– Status 2020: 01
– Status 2019: 02
– Status 2018: 02
– Status 2017: 00
Obs.: O não atingimento em 2020 é decorrente da pandemia COVID-19 e as restrições das ações de mobilidade. No entanto, caso as condições sanitárias sejam favoráveis, serão retomadas as mobilidades internacionais a partir de setembro de 2021.

– Objetivo: realização de ações afirmativas para igualdade de gênero de docentes no PPGEE/UFSM
– Ação: inclusão de ações afirmativas para igualdade de gênero na resolução de (re)credenciamento de docentes permanentes do PPGEE/UFSM e incentivos para pesquisadoras atuarem no programa
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa do sexo feminino
– Meta ano: 10 %
– Status 2020: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
– Status 2019: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
– Status 2018: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
– Status 2017: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)

ii. Grupo Formação (qualidade das dissertações e teses; destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida; qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do programa):

– Objetivo: publicação de artigos em periódicos relevantes com participação de docentes e discentes/egressos do PPGEE/UFSM
– Ação: adequação dos critérios de permanência no programa como docente permanente, valorizando as publicações de artigos em periódicos relevantes com participação de discentes e egressos, bem como os critérios de publicação dos discentes para integralização dos cursos
– Indicador: quantidade de publicações em periódicos relevantes dos docentes permanentes do programa com coautoria de discentes e/ou egressos
– Meta: 30 no ano
– Status 2020: 28
– Status 2019: 31
– Status 2018: 36
– Status 2017: 38
Obs.: O não atingimento em 2020 é decorrente da pandemia COVID-19 com restrições aos acessos presenciais aos laboratórios.

– Objetivo: formação de mestres e doutores no PPGEE/UFSM
– Ação: promoção de série de ações para formação qualificada de mestres e doutores no PPGEE/UFSM
– Indicador: média de mestres e doutores titulados por docentes permanentes do programa
– Meta: 1,0 mestres por docentes permanentes ano
– Status 2020: 1,74
– Status 2019: 1,57
– Status 2018: 1,48
– Status 2017: 1,39
– Meta: 0,5 doutores por docente permanentes ano
– Status 2020: 0,52
– Status 2019: 0,57
– Status 2018: 0,87
– Status 2017: 1,09

– Objetivo: participação de discentes do PPGEE/UFSM na modalidade de doutorado sanduíche
– Ação: oferta anual de cotas de bolsas de doutorado sanduíche pelos Programas CAPES PrInt e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM, bem como participações dos alunos em programas individuais como o SWE/CNPq. O PPGEE também incentiva a realização de cotutela e diploma com titulação simultânea, com aproveitamento de disciplinas equivalentes realizadas no exterior e realização de defesa única
– Indicador: quantidade de discentes do programa que realizaram mobilidade de doutorado sanduíche
– Meta: 02 no ano
– Status 2020: 02
– Status 2019: 03
– Status 2018: 03
– Status 2017: 03
Obs.: A redução em 2020 é decorrente da pandemia COVID-19 e as restrições das ações de mobilidade. No entanto, caso as condições sanitárias sejam favoráveis, serão retomadas as mobilidades internacionais a partir de setembro de 2021.

– Objetivo: participação de alunos estrangeiros no PPGEE/UFSM
– Ação: definição de política de oferta de bolsas de mestrado, onde mais de 10 % das bolsas do programa são exclusivas para alunos estrangeiros, sendo ofertadas nos editais de ingresso regular de alunos no PPGEE/UFSM e em específicos para alunos estrangeiros, como o PAEC OEA/GCUB. Realização de chamadas específicas para atração de alunos estrangeiros como a modalidade de Jovem Talento no Exterior do Programa CAPES PrInt da UFSM
– Indicador: percentual de discentes bolsistas do programa de mestrado, doutorado e pós-doutorado de nacionalidade estrangeira
– Meta: 10 %
– Status 2020: 12,07 % (7 discentes bolsistas estrangeiros de 58 bolsas)
– Status 2019: 10,71 % (6 discentes bolsistas estrangeiros de 56 bolsas)
– Status 2018: 8,93 % (5 discentes bolsistas estrangeiros de 56 bolsas)
– Status 2017: 9,43 % (5 discentes bolsistas estrangeiros de 53 bolsas)

– Objetivo: realização de ações afirmativas para igualdade de gênero de discentes do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a redução da desigualdade de gênero promovendo ações com alunos de graduação e pós-graduação, com destaque para aquelas desenvolvidas em parceria com o grupo de afinidade Women in Engineering – WIE do IEEE UFSM Student Branch
– Indicador: percentual de discentes do programa do sexo feminino
– Meta: 10 %
– Status 2020: 11,26 % (34 discentes do sexo feminino de 302 discentes)
– Status 2019: 11,36 % (31 discentes do sexo feminino de 273 discentes)
– Status 2018: 10,70 % (29 discentes do sexo feminino de 271 discentes)
– Status 2017: 11,60 % (29 discentes do sexo feminino de 250 discentes)

– Objetivo: acompanhamento de egressos do PPGEE/UFSM
– Ação: acompanhamento contínuo dos egressos, onde verifica-se que a maioria atua no mercado de trabalho (empresas dos setores eletroenergético ou eletroeletrônico), em docência (instituições de ensino superior) ou em pós-graduação (doutorado ou pós-dutorado).
– Indicador: percentual de egressos do programa atuando no mercado de trabalho, em docência ou em pós-graduação
– Meta: 90 %
– Status 2020: 92,3 % (48 egressos de 52 titulados)
– Status 2019: 97,9 % (48 egressos de 49 titulados)
– Status 2018: 92,5 % (50 egressos de 54 titulados)
– Status 2017: 94,7 % (54 egressos de 57 titulados)

– Objetivo: participação de docentes permanentes com dedicação exclusiva no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos docentes permanentes atuarem exclusivamente no programa
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa com dedicação exclusiva
– Meta: 70 %
– Status 2020: 73,91 % (17 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)
– Status 2019: 73,91 % (17 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)
– Status 2018: 78,26 % (18 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)
– Status 2017: 86,96 % (20 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)

– Objetivo: participação dos docentes permanentes nas atividades do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos docentes permanentes para orientarem alunos, ministrarem disciplinas e publicarem em periódicos relevantes no quadriênio
– Indicador: D3A
– Meta: 80 % no quadriênio
– Status Quadriênio: 91,67 %

– Objetivo: participação de professores/pesquisadores estrangeiros renomados em atividades do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a participação de professores estrangeiros em publicações conjuntas, bancas, coorientações, cursos e palestras
– Indicador: percentual de professores estrangeiros com realização de atividades no programa em relação ao corpo docente permanente do programa
– Meta: 50 %
– Status 2020: 52,2 % (12 pesquisadores estrangeiros em relação aos 23 do programa)
– Status 2019: 47,8 % (11 pesquisadores estrangeiros em relação aos 23 do programa)
– Status 2018: 42,5 % (10 pesquisadores estrangeiros em relação aos 23 do programa)
– Status 2017: 60,9 % (14 pesquisadores estrangeiros em relação aos 23 do programa)

iii. Grupo Impacto na Sociedade (impacto e caráter inovador das produções/produtos; impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; internacionalização e visibilidade do programa):

– Objetivo: impacto das publicações de artigos em periódicos relevantes pelo PPGEE/UFSM
– Ação: adequação dos critérios de permanência no programa como docente permanente, valorizando as citações e fator de impacto das publicações
– Indicador: índice h2, na base ISI Web of Science, do corpo docente permanente do programa
– Meta: 10 no quadriênio
– Status Quadriênio: 12

– Objetivo: produções tecnológicas do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos docentes permanentes do PPGEE/UFSM realizarem produções tecnológicas, valorizando nos critérios de produção docente e apoio técnico e financeiro da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da UFSM.
– Indicador: quantidade de patentes depositadas e concedidas pelos docentes permanentes do programa
– Meta: 02 no ano
– Status 2020: 02
– Status 2019: 08
– Status 2018: 01
– Status 2017: 01

– Objetivo: captação de recursos com fomento externo pelo PPGEE/UFSM
– Ação: captação contínua de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com destaque para projetos do programa de P&D/ANEEL e EMBRAPII
– Indicador: valores captados de financiamento externo pelos docentes permanentes do programa
– Meta: R$ 12 milhões no quadriênio
– Status Quadriênio: R$ 42,3 milhões no quadriênio

– Objetivo: inserção social, econômica e tecnológica do PPGEE/UFSM
– Ação: desenvolvimento de soluções e produtos inovadores por meio de projetos de pesquisa com as empresas, com destaque para os projetos do programa de P&D/ANEEL, EMBRAPII e os com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul. Também aprovou-se projetos institucionais nas chamadas CNPq de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI e DAI), que disponibiliza bolsas de mestrado e doutorado para atuar em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas locais. O PPGEE também incentiva o empreendedorismo dos alunos (startups), além de acompanhar a inserção profissional de seus egressos
– Indicador: nível de inserção social, econômica e tecnológica do programa (qualitativo: alta, média, baixa)
– Meta: Alta
– Status 2020: Alta (P&D/ANEEL, EMBRAPII, CNPq MAI/DAI)
– Status 2019: Alta (P&D/ANEEL, CNPq DAI)
– Status 2018: Alta (P&D/ANEEL, SDECT/RS, CNPq DAI)
– Status 2017: Alta (P&D/ANEEL, SDECT/RS)

– Objetivo: ações de solidariedade e nucleação do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a realização de projetos de cooperação, com destaque para o INCT GD, CAPES PROCAD, CAPES DINTER e CNPq Formação de Doutores em Área Estratégicas
– Indicador: quantidade de programas e projetos de cooperação nacional
– Meta: 02 no quadriênio
– Status Quadriênio: 04 (INCT-GD, PROCAD – UFPE/UDESC, CNPq Formação de Doutores em Área Estratégicas – UFPE, CAPES DINTER – UNIR)

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM em comitês de assessoramento, sociedades científicas nacionais e internacionais
– Ação: incentivo a participação de comitês de assessoramento (CAPES, CNPq, FAPERGS), sociedades científicas nacionais (SOBRAEP, SBA) e internacionais (IEEE, CIGRE)
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa com participação em comitês de assessoramento, sociedades científicas nacionais e internacionais
– Meta: 05 no ano
– Status 2020: 06
– Status 2019: 08
– Status 2018: 05
– Status 2017: 04

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM como editores de periódicos internacionais Qualis A
– Ação: incentivo a participação como editores de periódicos internacionais, preferencialmente, Qualis A1
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa com participação como editores de periódicos internacionais Qualis A
– Meta: 02 no ano
– Status 2020: 02
– Status 2019: 02
– Status 2018: 02
– Status 2017: 00

– Objetivo: prospecção de programas e projetos de cooperação internacional pelo PPGEE/UFSM
– Ação: aprovação de projetos de cooperação internacional, com destaque para os programas CAPES PrInt e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM
– Indicador: quantidade de programas e projetos de cooperação internacional
– Meta: 02 no quadriênio
– Status Quadriênio: 02 (CAPES PrInt, CAPES/DAAD PROBRAL)

– Objetivo: realização de acordos de cooperação internacional pelo PPGEE/UFSM
– Ação: realizar convênios formais de cooperação internacional com as instituições estrangeiras participantes do INCT-GD, Programas CAPES PrInt e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM
– Indicador: percentual de acordos de cooperação em relação à quantidade de instituições estrangeiras participantes nos programas
– Meta: 70 % no quadriênio
– Status Quadriênio: 50 %
Obs.: Está em andamento a renovação e novos acordos com as instituições estrangeiras parceiras.

– Objetivo: organização de eventos internacionais ou nacionais de grande porte pelo PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a organização de eventos, com destaque para Congresso Brasileiro de Automática – CBA 2020, realizado de forma virtual, em 2020; IEEE PES Innovative Smart Grid Technologies Conference Latin America – IEEE PES ISGT LA 2019, na cidade de Gramado-RS, em 2019; Seminar on Power Electronics – SEPOC, na cidade de Santa Maria-RS, em 2017 e 2018
– Indicador: quantidade de eventos internacionais ou nacionais de grande porte organizados pelo PPGEE/UFSM
– Meta: 02 no quadriênio
– Status Quadriênio: 04 (CBA 2020, IEEE PES ISGT LA 2019, SEPOC 2018, SEPOC 2017)

– Objetivo: aumento da visibilidade do PPGEE/UFSM
– Ação: reformulação da identidade visual do programa e de suas mídias (website, facebook, instagram, youtube…), com informações em português, inglês, espanhol, italiano e francês
– Indicador: nível de visibilidade do programa (qualitativo: alta, média, baixa)
– Meta: Alta
– Status 2020: Alta (Website, Facebook, Instagram, YouTube)
– Status 2019: Alta (Website, Facebook, Instagram)
– Status 2018: Médio (Website, Facebook, Nova Identidade Visual)
– Status 2017: Médio (Website, Facebook)

Em relação ao planejamento de médio prazo (quadriênio de avaliação seguinte), pretende-se incluir os novos objetivos elencados a seguir, além de manter os do quadriênio atual com revisão de ações e metas:

– Objetivo: aprimoramento das capacitações da coordenação, docentes e secretários do PPGEE/UFSM
– Ação: reformulação das capacitações direcionadas à pós-graduação junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFSM por trilhas de desenvolvimento
– Indicador: implementação das trilhas de desenvolvimento (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

– Objetivo: aprimoramento da auto-avaliação e planejamento do PPGEE/UFSM
– Ação: inclusão de novas técnicas no processo de auto-avaliação e planejamento do PPGEE/UFSM como 5W2H (What – o que será feito?, Why – por que será feito?, Where – onde será feito?, When – quando?, Who – por quem será feito?, How – como será feito?, How much – quanto vai custar?)
– Indicador: implementação das novas técnicas (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

– Objetivo: aprimoramento dos mecanismos/sistemas de acompanhamento de egressos do PPGEE/UFSM
– Ação: reformulação do sistema institucional para acompanhamento contínuo e eficiente de egressos de pós-graduação
– Indicador: implementação do sistema (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

– Objetivo: criação de programas de valorização dos discentes de pós-graduação da UFSM
– Ação: realização de iniciativas institucionais que promovam a valorização dos discentes como a criação do prêmio de dissertações e teses da UFSM
– Indicador: implementação do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

– Objetivo: reforma administrativa das secretarias de pós-graduação do Centro de Tecnologia da UFSM
– Ação: integração das secretarias de pós-graduação
– Indicador: implementação de secretarias integradas (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

– Objetivo: atualização do regimento geral do PPGEE/UFSM
– Ação: revisão e atualização do regimento geral do PPGEE/UFSM
– Indicador: publicação da versão atualizada do regimento geral do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

– Objetivo: expansão das ações afirmativas para discentes do PPGEE/UFSM, incluindo igualdade étnico-racial e pessoas portadoras de deficiência
– Ação: implementação da política de cotas de ações afirmativas para ingresso e permanência de discentes no PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual anual de oferta de vagas nos editais de seleção de ingresso de discentes de mestrado e doutorado do programa para pessoas pretas e pardas, indígenas e com deficiência
– Meta: 20 %

– Objetivo: realização de defesas de mestrado e doutorado em língua estrangeira no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos discentes escreverem e defenderem as dissertações e teses em língua estrangeira, preferencialmente inglês
– Indicador: quantidade de defesas em língua estrangeira por discentes do programa
– Meta: 02 por ano

– Objetivo: participação do PPGEE/UFSM em programa multi‐institucional e internacional para oferta compartilhada de disciplinas
– Ação: fomentar junto à instituições renomadas internacionais a criação de oferta compartilhada de disciplinas, no qual cada instituição ministra os conteúdos de sua expertise, com possiblidade dos discentes de cada instituição participarem
– Indicador: criação da oferta compartilhada de disciplinas multi‐institucional e internacional (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

Em relação ao planejamento de longo prazo (dois seguintes quadriênio de avaliação), pretende-se incluir os objetivos elencados a seguir, além de manter os do quadriênio atual e os previstos de médio prazo com revisão de ações e metas:

– Objetivo: criação de novas linhas de pesquisa no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo ao crescimento do programa com a inclusão de novas linhas de pesquisa
– Indicador: quantidade de linhas de pesquisa adicionais do programa
– Meta: 01 no quadriênio

– Objetivo: realização de DINTER internacional pelo PPGEE/UFSM
– Ação: fomento de DINTER internacional com instituição preferencialmente da América do Sul
– Indicador: quantidade de programas de DINTER internacional
– Meta: 01 no quadriênio

– Objetivo: captação de recursos de agências de fomento estrangeiras pelo PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo à participação de chamadas para captação de recursos de agências de fomento estrangeiras por meio da realização de projetos estratégicos de internacionalização
– Indicador: valores captados de financiamento de agências de fomento estrangeiras pelos docentes permanentes do programa
– Meta: R$ 4 milhões no quadriênio