Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Serviço permite acesso remoto a acervo assinado pela CAPES



Usuários de instituições vinculadas à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) usam login e senha

Há 10 anos, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) permite acesso remoto a seus conteúdos assinados, por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O serviço, provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), facilita o oferecimento e alcance de conteúdos e informações na web, por meio de gestão de identidade, com uso de login e senha institucionais.

Antes dessa parceria, o acesso só era possível dentro das instalações das instituições – por ser necessário o reconhecimento de IP, um identificador numérico do computador ou roteador, para conexão à rede. Isso limitava a função do Portal de Periódicos, que reúne e oferece o acervo científico e acadêmico de editoras nacionais e internacionais.

Segundo Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos, o acesso seguro de qualquer lugar ao conteúdo científico de alto nível oferecido pela CAPES, “entre muitos outros benefícios, aumenta a produtividade, reduz custos e otimiza o processo do pesquisador”. A coordenadora lembrou que, sobretudo em 2020, quando limitações foram impostas pela pandemia de COVID-19, “a CAFe foi fundamental para que os pesquisadores pudessem dar prosseguimento aos seus estudos”.

De acordo com a RNP, hoje mais de 200 instituições de ensino superior (IES) e institutos de pesquisa brasileiros compõem a comunidade federada, criada em 2010. O usuário vinculado a uma organização participante deve usar as credenciais de identificação pessoal cedidas pela própria instituição, que é responsável pelo cadastro e gestão da informação, junto à RNP. Uma lista completa com as participantes está disponível no próprio Portal e um tutorial explica a forma correta para acesso.

Portal de Periódicos

A maior base de apoio à pesquisa do Brasil conta com mais de 49 mil títulos, acessados por estudantes de mais de 400 IES. Destinado a oferecer às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, o Portal atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental em regime de colaboração e possibilita, ainda, o aumento da produção científica nacional e a inserção da ciência brasileira no exterior.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-551-898

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes