Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Biodiversidade, conservação e uso sustentável no Bioma Pampa

BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL NO BIOMA PAMPA (BCUSBP)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Apresentação

Coordenado pela Profª. Drª. Anabela Silveira de Oliveira Deble (URCAMP), com participação do Prof. Dr. Mauro Kumpfer Werlang (UFSM), os trabalhos estão relacionados ao estudo dos ecossistemas campestres. Os estudos sobre o uso sustentável desses ecossistemas servem como estratégia para a conservação da biodiversidade, aliando a pesquisa às linhas de pesquisa do grupo como a Agroecologia e Sustentabilidade, a Botânica, a Ecologia, a Geografia, a Geomorfologia e a Zoologia, onde vem investigando o potencial de espécies nativas e uso sustentável no Bioma Pampa com trabalhos sendo desenvolvidos há dez anos.

Os laboratórios de apoio ao grupo de pesquisa são:

 

  • Laboratório de Sedimentologia:

 Utilizado para análise dos constituintes de solos e rochas. Encontra-se na sala 1416 do prédio 17. Dentre os equipamentos incluem-se: 01 computador; 01 Microscópio; 01 Balança eletrônica de precisão (cap.2020g sensibilidade 0,001), 01 balança analítica; 02 balanças de laboratório; 01 centrifuga; 01 vibrador ultrassónico para limpeza de material; 01 dispersor elétrico; 01 repartidor de amostras de solo; 01 agitador mecânico; 01 forno mufla; 01 Infiltrômetro (conjunto completo), conjunto para retirada de amostras de solo, Mesa de tensão para escala de 0 a 0,01 bar, Trado holandês, Dessecador 250mm com tampa e luva, Carta de cores Munsell, Destilador de água tipo pilsen; 01 Desmineralizador de água; 01 Deionizador permution; Penetrômetro de bolso com unidade de leitura, Estufa para secagem 45 x 45 x 40, conjunto completo de peneiras.

 

  • Laboratório de Laminação:

 O laboratório de laminação, localiza-se na sala 1021 do prédio 17. O laboratório está equipado com os seguintes equipamentos, 01 refratômetro; 03 microscópios (dois polarizado e um estereoscópio), 02 penetrômetros; 01 estufa de 300ºC; 01 agitador; 01 computador; 01 balança eletrônica; 01 torno tipo F-57; 01 Máquina cortadora para mineralogia; 01 máquina para polir rochas; 01 máquina para produzir lâminas de rocha.

Registrado em
Assunto(s):