Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coxilha

COXILHA

Pesquisa Em Atividade

Contato:

martin.ufsm@gmail.com (55) 3220-8451 Prédio:Prédio 44 Sala:CCR II, sala 5321 – Departamento de Fitotecnia.

Projetos

Pesquisa

Manejo dos processos fisiológicos determinantes da produtividade no agroecossitema coxilha.

 

Principais Linhas de Pesquisa:

– DESENPENHO DA CULTURA DO TRIGO SOB INFLUÊNCIA DA PELICULIZAÇÃO, INOCULAÇÃO DE SEMENTES E pH DO SOLO – (2016-Atual)

 

Em busca de resultados satisfatórios a partir da inoculação das sementes, condições de sobrevivência e proteção adequadas devem ser oferecidas a bactéria selecionada. Objetiva-se com esse projeto avaliar as respostas da cultura do trigo frente à atividade da bactéria Azospirillum brasiliense inoculada em sementes submetidas ou não à peliculização com osmoprotetor e tratamento químico de sementes na semeadura.

– Coordenador: Thomas Newton Martin

– Integrantes: Isabel Lago / Luciane Almeri Tabaldi

 

– MANEJO FÚNGICO E USO DE BIOCONTROLADOR PARA MANCHA AMARELA (PYRENOPHORA TRITICI REPENTIS) E MARROM (BIPOLARIS SOROKINIANA) NA CULTURA DO TRIGO COM UTILIZAÇÃO DE AZOSPIRILLUM BRASILENSE – (2016-Atual)

 

O trigo é um cereal de ampla adaptação, cultivado desde o Rio Grande do Sul até a região central do Brasil e que, as cultivares e as condições de cultivo variam entre as regiões produtoras, assim como a ocorrência e intensidade de doenças e seu controle. Contudo, a viabilidade econômica do controle de doenças deve ser observado. Assim, objetiva-se verificar as aplicações de fungicida e o uso do biocontrolador no controle de doenças foliares na cultura do trigo, e verificar o efeito supressor de Azospirillum brasilense sobre as manchas foliares.

– Coordenador: Thomas Newton Martin

– Integrantes: Luciane Almeri Tabaldi / Ivan Dressler Costa / Giovane Matias Burg.

 

– CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E PRODUTIVA DE SOJA EM DIFERENTES ARRANJOS DE PLANTAS – (2015-Atual)

 

O cultivo da soja em diferentes arranjos de plantas pode ser um manejo para aumentar a produtividade ou manter a estabilidade de produção em condições adversas. A caracterização de cultivares modernas de soja em diferentes arranjos espacial de plantas pode auxiliar técnicos e extensionistas nas recomendações na tentativa de explorar o potencial de rendimento da cultura. O objetivo deste projeto é caracterizar o crescimento, desenvolvimento e produtividade de duas cultivares modernas de soja, de diferentes hábitos de crescimento, em diferentes arranjos espacial de plantas e compreender a dinâmica de translocação de carboidratos da planta de soja.

– Coordenador: Thomas Newton Martin

– Integrantes: Nereu Augusto Streck

 

– MANEJO DAS CULTURAS DE SOJA E MILHO EM ÁREAS DE COXILHA – (2015-Atual)

Diante da necessidade de produzir alimentos de qualidade em grande escala aliados a práticas sustentáveis e novas técnicas de redução de custo de produção, existe a necessidade da adoção de novas tecnologias, como modificação espacial de plantas e a fixação biológica de nitrogênio. O objetivo do presente projeto é avaliar o efeito destas tecnologias quando associadas às duas principais commotidies do cenário nacional de produção de grãos (soja e milho), no seu crescimento, desenvolvimento e produção.

– Coordenador: Thomas Newton Martin

– Integrantes: Ubirajara Russi Nunes / Vinicius da Cunha do Santos / Jessica Deolinda Leivas Stecca / Isabel Lago  / Luciane Almeri Tabaldi / Glauber Monçon Fipke  / Evandro   Ademir Deak / Ivan Dressler Costa/ Giovane Matias Burg / Marlo Adriano Bison Pinto / José Eduardo Minussi Winck.