Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias

GRUPO DE PESQUISA EM MODELAGEM HIDROAMBIENTAL E ECOTECNOLOGIAS

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

eco@ecotecnologias.org 55 3220 6153 Prédio:10 Sala:430 – Centro de Tecnologia

Material Adicional

Colaboramos na criação e desenvolvimento de software.

ReSWMM é um aplicativo para o Storm Water Management Model – SWMM (Modelo de Gestão de Drenagem Urbana – SWMM), da U. SEnvironmental Protection Agency (US EPA) desenvolvido por equipes do Ecotecnologias da universidade de Auburn (EUA) e Santa Maria (UFSM). Acesse para ver.

MHE: Buscando analisar qualitativa e quantitativamente os processos hidrológicos, modelos computacionais vêm sendo desenvolvidos para modelagem hidrológica e hidráulica. Os modelos hidrológicos buscam compreender e simular o comportamento de uma bacia hidrográfica e prever situações diferentes das observadas. Entretanto, a complexidade física da bacia e dos processos envolvidos, bem como a forma de mensurar as variáveis do sistema, propicia um desafio aos profissionais da área de hidrologia, resultando numa infinidade de modelos que buscam responder as diferentes questões ligadas à bacia hidrográfica. Acesse para ver.

Brasil IDF: Esta geoferramenta foi desenvolvida visando a aquisição das curvas IDF e PDF para qualquer localidade do Brasil.  O plugin tem como base a Revisão das isozonas de chuvas intensas do Brasil proposta por Basso et al. (2016). Acesse para ver.

O Hidropixel é modelo que adapta o método CN (Curve-Number) proposto pelo Natural Resource Conservation Service – NRCS (NEH, 2007) em conjunto com o método do hidrograma unitário sintético triangular (HUT), também proposta pela NRCS (USDA/NRCS/CED, 1986; NEH, 2007) para funcionar de forma distribuída pixel a pixel, mas evitando nesse processo de prejudicar as características que conferiram a popularidade a esses métodos, tais como sua relativa facilidade de aplicação e utilização de informações fáceis de obter. O Hidropixel foi ideado pelo Prof. Adriano Rolim da Paz, colaborador de Ecotecnologias e já foi aplicado em diversas bacias mundo afora. Acesse para ver.

INMET Downloader: Este software facilita o download de dados hidrológicos disponibilizados na plataforma INMET. O site é administrado pelo governo brasileiro. O software foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias da Universidade Federal de Santa Maria. Acesse para ver.

Hydrolib: Alguns modelos hidrológicos aplicados à drenagem urbana são consagrados pela literatura, no entanto, apesar da excelência destes modelos, em muitas circunstâncias eles devem ser às adaptados a situações particulares, tais como a modelagem de estruturas diferenciadas ou em cenários específicos. Visando propiciar maior flexibilidade ao usuário, foi desenvolvida a Hydrolib como uma biblioteca hidrológica aberta, que com a correta utilização e conhecimentos básicos de programação, o hidrólogo terá condições de construir seus próprios modelos e adaptá-los da forma que melhor os convêm. Acesse para ver.

Eco-Downloader MSWEP: Antigamente conhecida como Eco-Downloader3.0. Essa ferramenta facilita a aquisição de dados disponíveis no Brasil do MSWEP (Beck et al. 2017) graficamente dentro do Qgis facilitando os estudos hidrológicos. Trata-se de um software em desenvolvimento (versão Beta). Acesse para ver.

Código Legado: Nessa categoria se encontram programas que funcionam corretamente, mas precisam de uma atualização ou melhoria de código.

ECO-Downloader: Esta geoferramenta foi desenvolvida a partir do ECO-Pluvia Downloader (FONTOURA, et.al.) para facilitar a aquisição diretamente do QGIS de dados hidrológicos disponibilizados pela Agência Nacional de Águas no Portal HidroWeb. São eles: chuva, cota, vazão, qualidade da água e resumo de descarga. Acesse para ver.