Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos em Jornalismo

GRUPO DE ESTUDOS EM JORNALISMO (EJOR)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

ejor@ufsm.br (55)32206151 Prédio:67 Sala:1110
Notícias ejor
Integrante do GP qualifica projeto de tese sobre discurso jornalístico de desastres na intersecção com gênero
A doutoranda Alice Bianchini Pavanello qualifica o projeto de tese nesta quarta-feira (23), 14h. A pesquisa intitulada O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A…
21/11/2022 – 11:12
Negacionismo e a interdição de discursos jornalísticos sobre ciência na pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, em meio a um quadro de incertezas, negacionismo e informações desencontradas sobre a doença, a ciência e o jornalismo tiveram sua relevância social posta em…
31/10/2022 – 10:43
Entrevista com Michelle Prazeres: “A ideia de uma comunicação slow não é confrontar a comunicação fast, é fazer a gente pensar quando a velocidade faz sentido e quando ela não faz”
Como vocês perceberam através dos textos que tenho publicado por aqui, a discussão sobre aceleração do Tempo Social e seus reflexos no campo do Jornalismo me interessa de forma particular…
27/10/2022 – 12:00
Bruno Latour: por uma visão integrada da ciência, da tecnologia e da natureza na experiência coletiva da contemporaneidade
Bruno Latour | Foto: Joel Saget, AFP. “As páginas de Economia, Política, Ciências, Livros, Cultura, Religião e Generalidades dividem o layout como se nada acontecesse. O menor vírus da AIDS…
13/10/2022 – 12:00
A desinformação como um fenômeno complexo e transversal
Estudos que relacionam jornalismo, ciência, política e desinformação vêm apontando para “disputas narrativas” em torno da hegemonia do conhecimento socialmente aceito como verdade. A circulação de informações desencontradas durante a…
06/10/2022 – 13:52
Slow journalism como manifestação da aceleração nas dinâmicas do Jornalismo
. “Controlados pelo relógio, dedicados ao conceito de atualidade, obcecados pela novidade, os jornalistas estão permanentemente envolvidos numa luta (aparentemente perdida) de reagir aos (últimos) acontecimentos” Traquina (2005, p. 118)…
05/10/2022 – 13:27

Apresentação

O grupo Estudos em Jornalismo está vinculado ao curso de graduação em Comunicação e ao programa de pós-graduação em Comunicação (POSCOM), ambos da UFSM. As atividades do grupo estão alicerçadas na construção de uma rede de estudos especializada, com aporte central nos debates sobre o jornalismo. O grupo realiza a integração entre pesquisadores de diferentes níveis, possibilitando um importante espaço de discussão teórica entre doutores, doutorandos, mestrandos e acadêmicos do curso de Jornalismo. A partir das interlocuções internas, o grupo pretende fortalecer o debate continuado das teorias do jornalismo no âmbito da UFSM, de forma a estimular a produção científica qualificada e sua ampla divulgação, a partir da publicação de resultados de pesquisas, participação em congressos da área e integração com pesquisadores de outras instituições.

EJor é formado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria interessados no Jornalismo como campo de investigação científica. Somos professores, alunos de gradação e pós-graduação, e profissionais do Departamento de Comunicação Social e ao PPG em Comunicação da UFSM.