Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estúdio de Trompete UFSM

ESTÚDIO DE TROMPETE UFSM

Pesquisa Em Atividade

Apresentação

 Histórico

O Estúdio de Trompete da Universidade Federal de Santa Maria tem como membros discentes do curso de música e outros cursos, bem como membros da comunidade local. Os participantes possuem objetivos semelhantes em que através do desenvolvimento de técnicas e musicalidade são direcionados ao alcance do mais alto nível de performance e pedagogia do instrumento.

O Estúdio de Trompete foi fundado em 1980 após a contratação do Prof. Lothar Brenner, instrutor de trompete do Departamento de Música da UFSM. Em 1990, após a aposentadoria do Prof. Brenner, o Prof. Enio Guerra assumiu a coordenação do Estúdio em 1993, e após 16 anos à frente do Estúdio foi substituído pelo Prof. Clayton Miranda que tomou posse em 30 de setembro de 2016 assumindo atualmente a coordenação do Estúdio.

Desde a sua fundação, o Estúdio de Trompete se orgulha de ser o único do Estado do Rio Grande do Sul. Nossos alunos têm ocupado posições de prestígio no cenário nacional e internacional, tanto profissional quanto acadêmico. O estudante poderá desenvolver seu potencial artístico e acadêmico através de aulas coletivas, performances em grupos e aprentizado experimental. O estudante de trompete amadurece em um ambiente onde se prioriza a busca por excelência, criatividade, comunidade e desenvolvimento pessoal.

Dentre as matérias específicas do curso de bacharelado em trompete, destacam-se as aulas individuais, a pedagogia do trompete, literatura do trompete, história do trompete, fabricação e manutenção de trompetes, estudos de orquestra para trompete, grupo de trompete, orquestra de sopros, orquestra sinfônica, música de câmara,  recitais, além das matérias obrigatórias do curso de música.

O nosso estúdio é membro associado da International Trumpet Guild.