Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estúdio de Trompete UFSM

ESTÚDIO DE TROMPETE UFSM

Pesquisa Em Atividade

Projetos

Extensão

Linha de Pesquisa: Prática e desenvolvimento do repertorio para quinteto de metais

Ano de Início: 2016

 Descrição do projeto: O estabelecimento de um quinteto de metais para estudantes secundarista pode produzir inúmeros benefícios para os alunos, assim como para a comunidade local, a universidade, e o departamento de música. O quinteto de metais é o grupo de música de câmara primário para instrumentistas de metais podendo servir como um veículo importante para abordar questões críticas da performance dos instrumentos. Por exemplo, a afinação de uma banda de música ou um outro grande conjunto pode ser problemática e difícil de se corrigir, mas em um quinteto de metais o músico pode mais facilmente ouvir e, finalmente, aprender a corrigir problemas de entonação. Esta mesma idéia se estende a outras questões da performance de instrumentos de metais, tais como qualidade de tom, equilíbrio, resistência, facilidade, e desenvolvimento da embocadura. O objetivo deste curso de extensão é oferecer a prática da performance em um quinteto de metais e ajudar alunos secundaistas locais a se tornarem artistas de instrumentos de metais e membros de conjunto profissionalizantes.

O curso de quinteto de metais para estudantes secundarista terá uma duração de duas horas por semana, onde os alunos receberão aulas individuais do instrumento (trompete, trompa, trombone, e tuba) com duração de cinquenta minutos, e um ensaio com os outros membros do quintet de metais com duração de uma hora. Em contra partida, os alunos selecionados para integrar o grupo apresentarão dois concertos semestrais em escolas e/ou organizaçõe musicais locais. Dessa forma, o conhecimento adquirido no curso de extensão do departamento de música da UFSM será devolvido em forma de música para a sociedade local, e poderá influenciar positivamento outros futuros estudante. Além de que os intergrantes do quintet de metais para estudantes secundarista se tornarão potenciais estudantes do curso de graduação da universidade.

Docente participante: 

Clayton Miranda –Coordenador

Linha de Pesquisa: Estudo da prática e performance do trompete

Ano de Início: 2016

Linha de Pesquisa: Prática e desenvolvimento do repertorio para geupo de trompetes

Ano de Início: 2016

Ano de Início: 2016

Linha de Pesquisa: Capacitação de músicos e maestros de bandas marciais da região sul do país

Ano de Início: 2016

 Descrição do projeto: O Seminário Pedagógico Para Instrumentistas e Regentes de Bandas da Universidade Federal de Santa Maria provome a capacitação de músicos e maestros de bandas marciais da região sul do país. O evento é dividido entre palestras, oficinas de instrumentos, mesa redonda, ensaios e concertos. O seminário é promovido pelo Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria e idealizado pelos coordenadores e professores da área de sopros e percusão na instituição. O evento segue as diretrizes academicas de graduação, pesquisa e extensão da universidade, aproximando o curso de música (bacharelado, licenciatura e música e tecnologia) com a sociedade local.

Os objetivos gerais e específicos do seminário contribuem não só diretamente na formação técnica do instrumentista e regente, mas também na formação pessoal de cada indivíduo envolvido no evento, uma vez que os participantes têm no seminário a oportunidade de trocar esperiências pessoais e vivêcias musicais. Enquanto o objetivo geral é de orientar instrumentistas e regentes atuantes em bandas de música na região atraves de um processo de ensino e aprendizagem via palestras, oficinas de instrumentos, mesa redonda, ensaios e concertos; o objetivo específico é de colaborar com a formação dos estudantes para o ingresso no curso de música da nossa instituição.

O realização do seminário justifica-se pela carência de orientações pedagógico-musicais sistemáticas dirigidas a instrumentistas e regentes que participam de atividades com bandas ou outros núcleos, bem como a professores ou regentes que atuam em tais núcleos. Da mesma forma, justifica-se este projeto pelo desenvolvimento e manutenção de um núcleo na UFSM visando à assessoria e orientação para instrumentistas em formação.

Docente participante: 

Coordenadores – Clayton Miranda, Guilherme Sampaio Garbosa, Diego Ramires da Silva Leite, João Batista Sartor, Lúcius Mota