ESTUDOS CULTURAIS E AUDIOVISUALIDADES
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Publicações
Artigos em Periódicos
- A construção de identidades no futebol: análise de uma partida entre Grêmio e Flamengo
- A gauchidade midiática no RS: apontamentos sobre a cultura regional na mídia
- A identidade juvenil do gaúcho contemporâneo presente na música Tudo Certo
- A televisão e suas representações das manifestações de rua no Brasil: cidadãos ou personagens?
- As personagens-tipo da síndrome do protagonista midiático
- Brasil e Alemanha na semifinal da Copa do Mundo: representações sobre a derrota no discurso de Zero Hora
- Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção
- Entre Campos: Os Intelectuais como Fontes Jornalísticas na Cobertura das Manifestações de Rua no Brasil
- Estruturas de sentimento e formações discursivas: aproximações possíveis
- Estudos Culturais aplicados a pesquisas em mídias audiovisuais: o circuito da cultura como instrumental analítico
- Histórias de mulheres como narrativas identitárias: considerações teóricas e metodológicas
- Histórias de mulheres trabalhadoras, mídia e construção identitária: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
- Identidade gaúcha e programa Bah!: entre o tradicional e o contemporâneo
- Jornal do Almoço – uma análise sobre identidade e diferença cultural
- Linguagem televisual e significação no programa Galpão Crioulo
- Meio século de RBS TV: a construção de uma identidade gaúcha para si e seu público
- Melodrama e heroização: a mídia no relato biográfico
- O aporte de um clássico no debate sobre televisão e tecnologia
- O estudo de práticas relacionadas à mídia junto a famílias de agricultores do tabaco: Uma reflexão teórico-metodológica
- Pensando as relações entre mídia e gênero através de histórias pessoais: O caso brasileiro
- Por que ler Para ler Raymond Williams?
- Presenças da cultura regional nos telejornais estaduais
- Publicidade na internet: o jogo das identidades da Natura
- Somos todos convidados?
- Veja: como a publicação tornou-se hegemônica no mercado editorial brasileiro
- Velhos amores: a representação dos homossexuais idosos em curtas contemporâneos
Capítulos de Livro
- A Síndrome do Protagonista: uma perspectiva cultural
- Compras coletivas de pacotes turísticos: consumo cultural e identidades fixas e móveis na internet
- DO TRADICIONAL À CUSTOMIZAÇÃO A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO PROGRAMA TELEVISIVO GALPÃO CRIOULO
- Estudos culturais aplicados a pesquisas em telejornalismo: paradigmas investigativo e metodológico no Jornal do Almoço
- IDENTIFICAÇÕES LITERÁRIAS EM TELENOVELA
- O CIRCUITO DA CULTURA APLICADO ÀS PEÇAS AUTOPROMOCIONAIS DA RBS TV
- O CIRCUITO EPISTEMOLÓGICO DOS ESTUDOS CULTURAIS QUANDO A CULTURA DÁ VOZ À MULHER
- REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE DO GAÚCHO E DA VIOLÊNCIA UMA LEITURA DE O TEMPO E O VENTO
- VIDEOLOG(GERS), CONSUMO E IDENTIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS
Trabalhos em Eventos
- A circulação cultural da RBS TV: análise das relações entre produtores, produtos e consumidores
- A Mídia Regional e os adornos usados pelos atores sociais no Programa Televisivo Galpão Crioulo
- A performance como estrutura de sentimento e ferramenta política no filme Tatuagem
- A representação da identidade feminina nos discursos de Kéfera Buchmann em seu canal do YouTube 5inco Minutos: uma visão com base nas interpretações dos estudos culturais
- A Representação do Gaúcho nas Telenovelas: O Caso do Personagem Josué em Império
- As histórias de superação dos jogadores da Seleção Brasileira no Jornal Nacional
- As marcas de regionalismo no discurso televisual de Histórias Curtas
- Cartas de Leitores e mensagens aos leitores: protagonismo dos sujeitos comuns e discurso publicitário
- Comunicação e Cultura: reflexões sobre a análise cultural como método de pesquisa
- De cidadãos a personagens: representações midiáticas das manifestações de rua no Brasil
- Documentos de regulação da comunicação na UFRGS: uma proposta analítica
- Empresas familiares: os desafios de comunicar sua cultura organizacional
- Gauchidade e televisão no oeste catarinense
- Identidade e incubação – contribuições a partir da comunicação organizacional e institucional: experiências de uma Incubadora Social
- Identidade e televisão regional: conceitos e aproximações
- Jornalismo Impresso do século XIX: a representação da Revolução Farroupilha e a exaltação da cultura gaúcha em O Povo
- Materialismo cultural, representação e identidade: um estudo sobre a imagem organizacional da RBS TV a partir do programa Galpão Crioulo
- Meio século de RBS TV: a construção de uma identidade gaúcha para si e seu público
- Mídia e futebol: as representações sobre a Seleção Brasileira na semifinal da Copa do Mundo de 2014 no discurso de Zero Hora
- Mulheres Negras, Comunicação, Identidade e Cidadania no Clube Social Negro Treze de Maio de Santa Maria-RS
- Mulheres nos especiais Bah!: Identidade gaúcha e representação feminina
- O esvaziamento de identidade do Grêmio na transmissão televisiva entre Grêmio x Flamengo
- O Materialismo cultural e a construção de uma identidade regional pela RBS-TV Santa Rosa no telejornalismo local
- O vídeo institucional “Rio Grande, maior amor do mundo” e sua inserção na tevê regional
- Os estudos culturais e a pesquisa em televisão: uma análise de representação e identidade no Galpão Crioulo
- Os receptores como divulgadores da telenovela Avenida Brasil no Twitter
- Publicidade e produção editorial na exposição “Comunicação em História”
- Publicidade regional: conceitos, contextos e reflexões
- Quanto mais viagens melhor: campanha publicitária de destinos turísticos como propagadoras de identidades culturais
- Representações da derrota da Seleção Brasileira na semifinal da Copa do Mundo de 2014 no discurso de Zero Hora
- Várias gerações, uma identidade: O programa Bah! como representação da identidade gaúcha
- Videolog: pode não fazer sentido – mas faz sucesso
- Visibilidade negra na coluna social do jornal Apalavra: estruturas de sentimento dominantes, residuais e emergentes
TCCs e TACs
- A construção de identidades no futebol: análise de uma partida entre Grêmio e Flamengo
- A representação da identidade gaúcha na série GRE-NAL é GRE-NAL
- A TV Tradição e a representação da identidade gaúcha “Para todo mundo ver”
- A utilização de referenciais identitários na comunicação da Cerveja Polar: uma análise dos audiovisuais da campanha “A melhor do mundo é daqui”
- Cinema queer no cinema brasileiro: A representação dos homossexuais em Tatuagem e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Cultura de quem? Uma análise da regulação da cultura na sociedade contemporânea
- Cultura e identidade regional: análise da pedagogização da propaganda política na revista “Rainha dos Apóstolos”
- Empresas familiares: Comunicação, cultura e identidade organizacional
- Música e identidade: Um olhar documental da cena musical independente no Rio Grande do Sul
- Personagens vitrines: Moda e identidade propagadas pelas telenovelas
- Planejamento na gestão cultural: Desafios a um modelo eficiente
- Representação da identidade feminina gaúcha: Análise cultural midiática do documentário “Ciranda Cultural de Prendas – 40 anos”
- Tudo acaba em funk: Um documentário sobre a apropriação da cultura funk
Dissertações
- A construção da brasilidade: Uma análise cultural midiática do programa Esquenta – TV Globo
- A representação das identidades gaúchas na televisão pública: um estudo da TV Assembleia/RS
- Análise cultural do telejornalismo local: representação e identidade na RBS TV Santa Rosa
- Antônia sou eu, Antônia é você: Identidade de mulheres negras na televisão brasileira
- Identidade feminina gaúcha: Representações de gênero mos programas regionais Bah!
- Relações e tensões em campo: tipificações e cultura vivida na série especial do Jornal Nacional com os jogadores da Seleção Brasileira
- Telenovela e a identidade feminina de jovens de classe popular
Teses
- A síndrome do protagonista: Uma abordagem cultural às personagens dos espetáculos de realidade da mídia
- Mídia Regional: gauchidade e formato televisual no Galpão Crioulo
- “Todo mundo fala mal, mas todo mundo vê”: Estudo comparativo do consumo de telenovela por mulheres de diferentes classes
A disponibilização do material relativo a 2012-2014 se deve ao empenho de Bárbara Avila e de Anelise Gazzaneo, integrantes do GP.
Livros Publicados
Cultura e identidade: subjetividades e minorias sociais (2018)
Estudos Culturais e Interfaces (2016)
Politica, Medio e Identidad en Regiones Fronterizas (2016)
Estâncias castilhenses – Identidades e origens das primeiras famílias (2016)
Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural (2015)
Novos media e novos públicos (2015)
Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional (2015)
Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional (2013)
Rádio: sociedade, fronteiras e educação (2013)
Audiovisuais
Documentário “Tudo acaba em funk”
O documentário Tudo Acaba em Funk traz a opinião de 8 entrevistados sobre a apropriação, cultura e identidade funk. Além disso, aborda temas como a exportação do gênero para outros países e a apropriação do funk por outros ritmos musicais. Propomos uma quebra de preconceitos ao mostrar que o funk é uma cultura muito importante e significativa para nossa sociedade, que muitas vezes serve como porta voz para as minorias e pode criar, modificar e até salvar vidas.
Ficha técnica:
Direção: Julien Moretto
Direção de arte: Camila Pereira
Orientação do projeto experimental: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Mariana Henriques
Documentário “C(r)omo Somos”
Antes mesmo de nascermos, somos identificados por cromossomos sexuais, no entanto estes nem sempre traduzem a nossa sexualidade e gênero, que é bem mais complexa. O que somos é o que realmente importa, somos um, somos diversos, somos plurais.
Este documentário foi elaborado na disciplina de Comunicação e Cultura, nele trazemos a cultura drag queen e drag king, juntamente com opiniões sobre as representações midiáticas feitas em relação aos LGBT’s e principalmente sobre seus sentimentos.
Ficha técnica:
Produção: Ana Carolina Virginelli, Andressa Merlo, Bruna Bucco, Matheus Fontella e Nathalia Batista
Filmagem e edição: Aziza Mustafá
Orientação: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Francesco Flavio da Silva
Curta “Heterofobia x Homofobia”
E se você, heterossexual, estivesse caminhando na rua e fosse ofendido por um homossexual? E se os papeis se invertessem? E se o opressor passasse a ser oprimido?
Isso não o faria sentir realmente na pele o que o oprimido sofre, porque você não é a minoria, porque você não é colocado à margem da sociedade. Isso tudo pareceria um teatro, um sonho ou pesadelo do qual você pode acordar.
E porque não permitimos que o oprimido possa acordar em um mundo no qual ele seja incluído, respeitado e valorizado? Porque é tão difícil lidar com o diferente?
Este vídeo não se trata de uma lição e sim de um “abrir os olhos” para a realidade.
Ficha técnica:
Produção: Alana Anillo, Bruna Dotto, Paola Bittencourt e Rogério Pomorski
Orientação: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Lauren Steffen
Álbum “FatPower”
A sessão fotográfica que resultou neste álbum “FatPower” teve o propósito de mostrar o processo de empoderamento da mulher gorda.
Ficha técnica:
Fotografia: Carine Martins
Modelos: Juliana Giacomini; Leandra Cohen; Natália Barchet
Orientação: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Lauren Steffen
Curta “Mini Doc – Patric”
Mini documentário poético produzido pelos alunos do quarto semestre da FACOS (Faculdade de Comunicação Social) da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação do professor Flavi Lisboa.
O doc retrata a história e a realidade de um homem de 40 anos chamado Patric de Barcelos. Desempregado e desamparado pela família, Patric teve de morar na rua depois da maturidade.
Ficha técnica:
Direção: Eduardo Tesch, João Pereira, Kauê Wienandts, Germano Molardi, Paola Matos e Ramiro Brites
Captação, edição e finalização: Kauê Wienandts
Locução: Paola Matos
Poesia: Germano Molardi
Trilha Sonora: Diogo Matos
Entrevistas: Germano Molardi, João Pereira e Ramiro Brites
Produção: Eduardo Tesch, João Pereira e Ramiro Brites
Documentário “Música e identidade”
O documentário “Música e identidade” propõe representar e analisar a relação entre identidade e cenário musical independente, a partir da visão de seis bandas independentes entrevistadas. Também considera a relação das bandas no que diz respeito à música, cultura, produção, indústria fonográfica, internet, financiamento coletivo, selos independentes, trabalhos paralelos e gravadoras, visando trazer uma nova perspectiva sobre a cena independente e o mercado cultural da música no Rio Grande do Sul.
Ficha técnica:
Direção, produção e edição: Richard Koldberg
Orientação do projeto experimental: Flavi Ferreira Lisboa Filho
Co-orientação: Débora Dalla Pozza