Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA)

Pesquisa Em Atividade

Publicações

Periódicos

Publicação na Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado do Mato Grosso) v. 11, p. 67-80, 2010.

TÍTULO: “HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: UM RECORTE TEMPORAL SOBRE AS CARTILHAS”

Autoras: Graziela Franceschet Farias e Helenise Sangoi Antunes.

 

Publicação na Revista Poiesis Pedagógica, v. 8, p. 64-92, 2010.

TÍTULO: “AS CARTILHAS NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) E AS LEMBRANÇAS DAS ALFABETIZADORAS SOBRE A LEITURA E A ESCRITA”

Autora: Helenise Sangoi Antunes

TÍTULO: “O QUE DUAS PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO RURAL  TÊM PARA NOS CONTAR? LEMBRANÇAS DE VIDA, HISTÓRIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAI”

Autoras: Graziela Franceschet Farias e Helenise Sangoi Antunes

Dissertações concluídas

Neste espaço, é possível conhecer as Dissertações de Mestrado Concluídas e que estão vinculadas ao GEPFICA. São elas:

  • 2007

Título: O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INVESTIGANDO AS SIGNIFICAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS PELO EDUCADOR
Palavras-Chave: Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores.
Autor(a): Gléce Kurzawa
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

Título: ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS PELAS ESTAGIÁRIAS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFSM
Palavras-Chave: processos formativos; identidade docente; estágio curricular.
Autor(a): Neridiana Fábia Stivanin
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

  • 2008

Título: PROJETOS E GRUPOS PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL: UM UM ESTUDO A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS ESTUDO A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS
Palavras-Chave: imaginário social; grupos de pesquisa; formação inicial.
Autor(a): Edilson de Souza
Orientador(a): Profa. Dra. Helenise Sangói Antunes

Título: PROCESSOS FORMATIVOS E CICLO DE VIDA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA
Palavras-Chave: Processos Formativos; Ciclo de Vida Profissional; Alfabetização
Autor(a): Elinara Leslei Feller
Orientador(a): Profa. Dra. Helenise Sangoi Antunes

Título: TRAJETÓRIAS DE DUAS PROFESSORAS: FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES
Palavras-Chave: Formação de Professores; Saberes Docentes; Alfabetização e Letramento.
Autor(a): Sharlene Marins da Costa
Orientador(a): Profa. Dra. Helenise Sangói Antunes

  • 2010

Título: O QUE DUAS PROFESSORAS QUE ATUARAM NO ENSINO RURAL TÊM PARA NOS CONTAR? LEMBRANÇAS DE VIDA, HISTÓRIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS
Palavras-Chave: Histórias de Vida – Formação de Professores – Educação Rural
Autor(a): Graziela Franceschet Farias
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

Título: PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONCEPÇÕES FRENTE À INFÂNCIA E À LUDICIDADE
Palavras-Chave: Infâncias; Práticas lúdicas; História de Vida; Ensino Fundamental de nove anos
Autor(a): Jamily Charão Vargas
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

  • 2011

Título: AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE DUAS ALFABETIZADORAS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES-RS: UMA RECONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS FORMATIVOS ATRAVÉS DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS
Autor(a): Denise Valduga Batalha
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

Título: HISTÓRIAS DE OUTRORA CONTADAS AGORA: FORMAS IDENTITÁRIAS PROFISSIONAIS E SOCIAIS DE UMA PROFESSORA RURAL
Autor(a): Daniela Cesar Cruz
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

  • 2012

Título: “As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural”
Autor(a): Cinthia Cardona de Ávila
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

Título: “A formação de professoras da educação rural sobre a violência”
Autor(a): Thais Virginea Borges Marchi
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

  • 2011

Título: IMAGINÁRIO SOCIAL E TERRITÓRIOS RURAIS DOCENTES: AS SIGNIFICAÇÕES INSTITUÍDAS E INSTITUINTES NO CONTEXTO DAS RURALIDADES
Autor(a): Graziela Franceschet Farias
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

  • 2012

Título: “(Com) texto na educação no campo: a autoria dos saberes rurais no desafio da escolarização em um mundo urbano”
Autor(a): Crystina Di Santo D’Andréa
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

Título: “Processos formativos na docência de alfabetizadoras rurais: memórias e (re)significações”
Autor(a): Lorena Peterini Marquezan
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

No ano de 2011, temos três Projetos de Dissertações de Mestrado em andamento, que são:

Título: “A significação das práticas de leitura por professoras de escolas rurais: memórias autobiográficas do processo formativo à prática de mediação de leitura”
Autor(a): Lucila Gavioli Santi
Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes

Título: “Vivências e experiências do/no Pró-Letramento: a literatura infantil como mediadora de práticas de leitura e escrita na educação rural”

Autor(a): Julia Bolssoni Dolwitsch

Orientador(a): Profª. Drª. Helenise Sangoi Antunes