Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para Docência: Educação Básica e Superior

GRUPO DE PESQUISA PRÁTICAS E FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPDOC)

Pesquisa Em Atividade

Publicações

Livros publicados/organizados ou edições

  • BOLZAN, Dóris Pires (Org.) ; POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG (Org.) . Formação inicial e continuada na perspectiva da qualidade em educação. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2014. v. 1. 165p.

Capítulos de livros publicados

  • POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG; ARNOUT, C. I. S. . EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ITAARA: INDICADORES PARA POLÍTICA DE FORMAÇÃO. In: POWACZUK, Ana Carla Hollweg; POSSA, Leandra Bôer. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. 1ºed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 10-33.
  • MORAIS, A. A. B. ; POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG . ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: DESAFIOS À GESTÃO ESCOLAR. In: POWACZUK, Ana Carla Hollweg; POSSA, Leandra Bôer. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. 1ºed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 01-15.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG; ARNOUT, C. I. S. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: INDICADORES PARA UMA POLÍTICA NA REDE MUNICIPAL DE ITAARA. In: DALLA CORTE, Marilene Gabriel; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; MELLO, Gabriela Barichello. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 91-106.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG; POSSA, L. B. . APRESENTAÇÃO. In: POWACZUK, Ana Carla Hollweg; POSSA, Leandra Bôer. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. 1ºed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 03-76.
  • BOLZAN, Dóris Pires; POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG . FORMAÇÃO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. In: José Tavares; Maria Isabel da Cunha; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato;. (Org.). Formação Permanente de Professores: Experiências Iberoamericanas. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2019, v. 1, p. 75-95.
  • BOLZAN, Dóris Pires; POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG . PRODUÇÃO DE SENTIDO NA E DA DOCÊNCIA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR. In: José Tavares; Maria Isabel da Cunha; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2019, v. 1, p. 217-236.
  • SILVA, F. C. ; POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG . A GESTÃO PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENTURMAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Marilene Gabriel Dalla Corte, Rosane Carneiro Sarturi, Leandra Bôer Possa. (Org.). Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultura, 2019, v. 1, p. 430-443.
  • PIPPI, J. R. ; POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG . A CURIOSIDADE INFANTIL COMO EIXO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. In: Marilene Gabriel Dalla Corte, Rosane Carneiro Sarturi, Leandra Bôer Possa. (Org.). Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 445-458.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG; BOLZAN, Dóris Pires ; OLIVEIRA, E. A. . A TESSITURA DA PROFESSORALIDADE: DESAFIOS DA INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA. In: Marilene Gabriel Dalla Corte, Rosane Carneiro Sarturi, Leandra Bôer Possa. (Org.). Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 511-522.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG; BOLZAN, Dóris Pires . MOVIMENTOS DA PROFESSORALIDADE: A TESSITURA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. In: Doris Pires Vargas Bolzan. (Org.). PESQUISA NARRATIVA SOCIOCULTURAL: ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 43-61.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG; BOLZAN, Dóris Pires . PRODUÇÃO DA DOCENCIA UNIVERSITARIA: A CONTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE. In: Nalú Farenzena; Maria Gorete Farias Machado.. (Org.). Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2018, v. 8, p. 261-273.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG; BOLZAN, Doris Pires Vargas . DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE EM FOCO. In: Luis E. Behares, Raumar Rodríguez Giménez. (Org.). VII Encuentro Internacional de investigadores de políticas educativas. 1ed.Montevideo: Printed in Uruguai, 2016, v. 1ed, p. 199-206.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG; BOLZAN, Dóris Pires . A iniciação docente no contexto: dilemas e desafios nas licenciaturas. In: Alicia Rivera Morales; Miguel Angel Zabalza Beraza. (Org.). Voces de la actores en el marco de la reforma educativa. 1ed.México: Castelhanos, 2015, v. 1, p. 219-229.
  • WIEBUSCH, A. ; BOLZAN, Dóris Pires ; POWACZUK, ANA CARLA HOLLWEG . Formação inicial de professores: reflexões sobre a gestão educacional. In: Alicia Rivera Morales; Miguel Angel Zabalza Beraza. (Org.). VOCES DE LOS ACTORES EN EL MARCO DE LA REFORMA EDUCATIVA. 1ed.Mexico: Castelhanos, 2015, v. 1, p. 205-217.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A PESQUISA E ORIENTAÇÃO NO GPFOPE: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PRODUTIVIDADE. In: Alicia Rivera Morales; Caetano Castro Roso; Valeska Fortes de Oliveira. (Org.). Redes de Formação em Educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 165-174.
  • POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG; SANTOS, E. A. G. ; FIGUERA, A. M ; Rossetto, G. A. R ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . QUALIDADE E APRENDIZAGEM DOCENTE. In: Maria Estela Dal Pai Franco; Marilia Costa Morosini. (Org.). Qualidade na educação superior: dimensões e indicadores. 0ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. 04, p. 487-502.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas ; POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG . A ORGANIZAÇAO DO TRABALHO ESCOLAR E A ALFABETIZAÇÃO:ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM SALA DE AULA. In: Dóris Pires Vargas Bolzan. (Org.). Leitura e Escrita: ensaio sobre alfabetização. 1ed.Santa Maria: UFSM, 2007, v. 1, p. 101-108.