Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Hidrodinâmica Ambiental

HIDRODINÂMICA AMBIENTAL (GPHA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

malvamancuso@ufsm.br 5537440600 Prédio:IV Sala:213 A – Campus UFSM

Projetos

Pesquisa

A União Europeia (UE), revelou que os edifícios são o grupo responsável pelo maior consumo de energia, consumindo 41% do total da energia produzida, seguidos da indústria e dos transportes. Em sequência aos objetivos propostos para 2020, a UE propôs aos estados membros, novos objetivos para 2030 → 40% (redução de gases), 32% (redução do consumo de energia primária) e 32,5% (aumento da eficiência) (2018/2001 UE). No Brasil, o Balanço Energético Nacional (BEN), relatou em 2017, que os edifícios são responsáveis pelo consumo de cerca de 50% do total da energia produzida, sendo os sistemas de climatização e ventilação os maiores consumidores, com um potencial de redução de energia da ordem de 30%. Considerando a dificuldade em proporcionar alternativas energéticas em áreas urbanas, bem como a importância em reduzir parte do consumo, propõe-se com o presente estudo produzir um Instrumento de Planejamento Urbano, em Sistema de Informação Geográfica (SIG), que apresente o zoneamento e as diretrizes para o aproveitamento da energia geotérmica do aquífero costeiro, no bairro de Alcântara (Lisboa, Portugal).

https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=65012

O presente estudo objetiva analisar as séries históricas de cheias em períodos anterior e posterior a construção da barragem, com intuito de gerar o zoneamento de áreas de suscetibilidade, perigo e risco de inundação do Rio Uruguai, a jusante da UHE Foz do Chapecó assim como sugerir ações a ser tomadas de acordo com a intensidade das chuvas, além de servir como fundamentação para políticas públicas que priorizem, nos seus planos diretores, a utilização de cartografias de risco como instrumentos de gestão para as áreas ribeirinhas do Rio Uruguai e afluentes, influenciados pelas cheias do rio.

https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=51211

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral desenvolver estudos sobre a hidrodinâmica subterrânea em ambientes inalterados e sobre stress hidrogeológico, resultante de ações antrópicas. O projeto prevê a realização de estudos que abordem os seguintes temas: ” Hidrodinâmica em áreas urbanas (Hidrogeologia Urbana); ” Qualidade da água Subterrânea; ” Hidrodinâmica de bacias inalteradas (Florestas, ecossistemas costeiros de mangues e dunas, banhados, margens fluviais, etc.); ” Modelagem numérica aplicada à hidrogeologia (simulação de estresses e impactos hidrogeológico, soluções de projeto); e ” Hidrogeologia e obras de engenharia.

https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=51205