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Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação – GPKOSMOS

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL E REDES DE FORMAÇÃO – GPKOSMOS

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

mario.astudillo@ufsm.br

Projetos

Ensino

Resumo
Temos desenvolvido estudos em nosso grupo de pesquisa que têm apontado para a necessidade de apropriação do Moodle presencial como ferramenta tecnológica disponibilizada pela instituição para a integração dos seus cursos de graduação e pós-graduação na cultura de convergência tecnológica e digital, sobretudo na formação inicial de professores para a educação básica, ou sejam, as licenciaturas. O Moodle é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem com recursos interativos que configuram dispositivos de formação, prontos para desenvolver saberes pedagógico-tecnológicos que qualificam a docência, seja na Universidade ou na escola, uma vez que este será o destino dos nossos egressos de licenciatura. Este projeto de ensino traz a proposta de formação dos formadores das licenciaturas para o Blended Learning (BL), modelo pedagógico que integra a aprendizagem presencial com a virtual, valorizando, simultaneamente, as tecnologias cognitivas e os diferentes modos de interação com o docente e colegas, desenvolvendo a colaboração e promovendo a integração das tecnologias na prática pedagógica dos professores. Acreditamos que a melhor coreografia didática para isto seja inserir os professores e suas disciplinas no projeto, fazendo a formação e a mentoria durante o segundo semestre de 2018. Para isto disponibilizamos o nosso conhecimento, nossos estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado que, assessorados por um/a pedagogo em formação poderão dinamizar a presente proposta.
Objetivos
– Desenvolver uma proposta de formação dos professores das licenciaturas da UFSM para a utilização do modelo didático-pedagógico B-Learning nas licenciaturas, qualificando-as no contexto da educação superior na cultura digital. – Oferecer estratégias de planejamento, acompanhamento e avaliação do ensino no modelo B-Learning. – Propor uma perspectiva de ensino para o desenvolvimento das competências requeridas para a docência nas diferentes licenciatura. – Promover a colaboratividade e solidariedade profissional entre os professores formadores atuantes nas diferentes licenciaturas da UFSM. – Contribuir, no sentido de “Novas Tecnologias e Metodologias: sendo o mundo extremamente complexo, a convivência de posições e conhecimentos diferentes deve ser estimulada e respeitada, a fim de que possamos solucionar problemas mais eficazmente, minimizando as desigualdades e tensões e possibilitando a convivência de perspectivas variadas, fundamentais para a produção de conhecimento. Com isso, é importante também a adoção de metodologias de ensino variadas, que considerem as diversas formas de ensinar e de aprender, sustentadas no reconhecimento da diversidade” (PDI UFSM vigente).
Justificativa
Nossas pesquisas, desde o início desta década (BUSS, 2012; BECKER, 2013; ENDERLE, 2013; BARBIERO, 2013; 2015; FAVARIN, 2015; ROSA, 2017; MONTANINI, 2017) têm apontado para a necessidade de apropriação do Moodle presencial como ferramenta tecnológica disponibilizada pela instituição para a integração dos seus cursos de graduação e pós-graduação na cultura de convergência tecnológica e digital (JENKINS, 2009). O Moodle é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem com recursos interativos que configuram dispositivos de formação (SOUTO; BARBIER, 1999; FERRY, 2004), integrando os saberes pedagógico-tecnológicos na docência universitária (BARBIERO, 2015). Decorrente dos nossos estudos, supracitados, junto às licenciaturas da UFSM, o GPKosmos – Grupo de Pesquisa sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação, propõe este projeto de ensino, tendo como foco a formação dos formadores das licenciaturas para o Blended Learning (BL). Este consiste em um modelo pedagógico que integra a aprendizagem presencial com a virtual, valorizando, simultaneamente, as tecnologias cognitivas e os diferentes modos de interação com o docente e colegas, desenvolvendo a colaboração e promovendo a integração das tecnologias na prática pedagógica dos professores. Neste projeto de ensino, a proposta será trabalhar com grupos de formação com os professores das licenciaturas da UFSM, no sentido de ação-reflexão-ação sobre as próprias práticas didático-pedagógicas, propondo a desconstrução de estratégias e recursos e a proposição de novas propostas e, consequentemente práticas, utilizando as ferramentas do B-Learning. Isto se justifica, ao buscarmos um projeto de ensino “que contribua para a melhoria da qualidade dos Cursos de Licenciatura da instituição”.
Resultados esperados
– Dinamização da proposta de ensino com adesão de pelo menos 30% dos quase 500 docentes dos cursos de licenciatura da UFSM; – Disseminação do projeto junto às licenciatura, abrindo perspectiva de novas edições do curso de formação; – Divulgação dos resultados junto à comunidade acadêmica; – Divulgação dos resultados em eventos nacionais e internacionais, prioritariamente a JAI; – Divulgação dos resultados em publicações cientifícas de Qualis/Capes de alto estrato (B1; A2; A1).

Extensão

O evento, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Adriana Moreira da Rocha, terá a presença do Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano, no período de 06 a 17 de março de 2015, que além da temática voltada para os processos e recursos comunicativos na interação com diferentes públicos, irá ministrar cursos referente a construção metodológica e elaboração de instrumentos na pesquisa qualitativa e quantitativa em educação, ministrará as aulas inaugurais do Cursos de Licenciatura em Pedagogia Diurno e Noturno, as aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e participará de reuniões de pesquisas, integrando as atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa Kosmos – Educação Digital & Redes de Formação. Este projeto de extensão em forma de evento propõe a interlocução entre a comunidade acadêmica a fim de refletir sobre a temática relacionada aos processos e recursos comunicativos na interação com diferentes públicos.

Resumo
O Gpkosmos – Grupo de Pesquisa sobre Educação Digital e Redes de Formação, apresenta o “Projeto Inovar: Universidade e Comunidade Educativa em (Inter) Ação”. Esta é a quinta edição do Projeto Inovar , o qual, desde 2011, tendo revelado a preocupação com a educação digital, mantém o vínculo com escolas de educação básica em sistemas públicos, promovendo a integração das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação Básica. No presente projeto, agregaremos ao nosso campo conceitual de estudos o estímulo à construção de novas pedagogias e ambiências pedagógicas para o período escolar compreendido entre a pré-escola e 1º ao 5º ano do ensino fundamental, no escopo das “Artes, culturas e linguagens”. O amadurecimento dos estudos em grupo e das práticas nas escolas têm demonstrado à equipe de pesquisa que a Educação Digital existe no escopo maior da Educação da Infância e da Juventude, posto que estas gerações nascem imersas em uma cultura de convergência digital e tecnológica , mas expandem as suas múltiplas capacidades humanas em inúmeras formas de expressão. Assim, neste momento, a ampliação da nossa intenção com o Programa PROLICEN, abarcará três temáticas que percebemos, em nossa experiência, de um modo integrado: Artes, culturas e linguagens; uso das mídias e de tecnologias de informação e comunicação; e novas metodologias educacionais.

https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=49415

Resumo
Estamos sempre em constante aprendizado, buscando condições contextuais e padrões organizacionais (poder fazer), conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer), valores, crenças, atitudes, interesse (querer- fazer), a fim de chegar no resultado de aprendizados, na solução de problemas e na aproximação de respostas, tais elementos que colaboram para o desenvolvimento de habilidades e competências. Portanto o presente projeto objetivo aplicar de forma crítica, reflexiva e ética o enfoque pedagógico de competências para a aprendizagem no âmbito da BNCC, por meio de planejamentos pedagógicos com ênfase nas metodologias ativas e tecnologias educacionais, elaborados por professores de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, visa fomentar práticas pedagógicas que tornem possível o posicionamento crítico, reflexivo e ético dos alunos. Para atingir os objetivos expressos, serão elaborados cursos de formação continuada para professores da educação básica de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, os cursos ocorrerão através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) de modo síncrono e/ou assíncrono.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Integrar resultados de pesquisa de pesquisadores em formação da pós-graduação em educação da UFSM na formação de professores de escolas públicas da Rede de Educação Básica do Rio Grande do Sul, no âmbito da BNCC. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Elaborar cursos com enfoque pedagógico de competências para formação continuada de professores da Rede de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 2. Aplicar o enfoque pedagógico das competências no planejamento pedagógico que torne possível o posicionamento crítico, reflexivo e ético dos alunos, no âmbito da BNCC, através de elaboração de planos de aula em diferentes áreas do conhecimento. 3. Realizar atividades de extensão em cinco escolas no mínimo de três cidades do RS, com a participação de alunos da pós-graduação da UFSM (PPGE-CE). 4. Aplicar resultados de pesquisa de pesquisadores em formação da pós-graduação em educação da UFSM em escolas públicas Rede de Educação Básica do Rio Grande do Sul. 5. Difundir o labor de extensão da UFSM em escolas públicas da Rede de Educação Básica do Rio Grande do Sul.
Justificativa
Tendo em vista a inserção dos recursos digitais na educação ter se intensificado no período pandêmico e as potenciais defasagens na aprendizagem gerada pelo distanciamento social na pandemia Covid-19, este projeto propõe aos professores, cursos de formação continuada voltados ao planejamento pedagógico mediado por metodologias ativas, tecnologias educacionais e reconhecimento de práticas no âmbito das competências da BNCC. Nesse sentido, a fim de colaborar e ressignificar as práticas pedagógicas por meio da inovação e reinvenção com o uso das tecnologias, promovendo nos professores da educação básica o desejo de aprender e desenvolver habilidades necessárias à docência no contexto contemporâneo; o projeto de extensão pretende estreitar as relações entre a UFSM e as escolas públicas tendo em vista realidades pedagógicas de professores da educação básica do Rio Grande do Sul, proporcionando ambientes de formação voltados às práticas pedagógicas inovadoras de acordo com os diferentes contextos educacionais. Diante dos aspectos do projeto apresentado, pode-se enquadrá-lo nos seguintes indicadores de desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM – PDI: 2- Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; 4- Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia; 5- Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento local, regional e nacional.
Resultados esperados
Presumimos que ao término do projeto os cursistas estejam inspirados a criar novos planejamentos pedagógicos por meio da elaboração de planos de aula com enfoque em competências no âmbito da BNCC, com a finalidade de fomentar uma proposta ainda mais significativa, possibilitando aos profissionais docentes compreender, identificar, analisar e aplicar as competências no processo ensino-aprendizagem. ● Desenho validado de curso com enfoque pedagógico de competências para formação de professores da rede de Educação Básica de RS. ● Integração do enfoque pedagógico de competências na elaboração de planos de aula pelos professores da rede de Educação Básica de RS, no âmbito da BNCC. ● Realização de atividades de extensão em cinco escolas de três cidades de RS, com a participação de alunos da pós-graduação da UFSM (PPGE-CE). ● Aplicação de projetos de pesquisa da pós-graduação em educação da UFSM em escolas públicas de cidades do RS. ● 5 cursos realizados em escolas públicas de cidades do RS. ● 150 professores de escolas públicas de cidades de RS formados.

https://portal.ufsm.br/projetos/gerente/projeto/view.html?idProjeto=72707


Pesquisa

Resumo

O objetivo do projeto é avaliar as condições sistemáticas e multifacetadas de adoção institucional do blended learning (BL) contribuindo para a compreensão teórica e sistematização da integração das tecnologias nos processos de aprendizagem para produzir avanços na prática pedagógica na educação superior e básica. A Teoria da Atividade Histórico-Cultural (Vygotsky, Leontiev, Engeström) constitui um referencial teórico interdisciplinar adequado, onde situamos os elementos sociais, pedagógicos, tecnológicos e institucionais na adoção do BL, considerando que está constituindo uma nova normalidade no atual contexto de presença e uso intensivo de tecnologias digitais na educação. A metodologia adotada é a Pesquisa Baseada no Design (Design-based research) e o Laboratório de Mudança, as que nos permitem analisar as dimensões e contradições que afetam a adoção do BL, desenhar e validar estratégias de adoção institucional do BL e sistematizar a construção do conhecimento no desenho de estratégias de adoção institucional através de estudos qualitativos e quantitativos, no período quadrienal 2021-2024.

Objetivos
GERAL

  • Avaliar as condições sistemáticas e multifacetadas de adoção institucional do blended learning contribuindo para a compreensão teórica e sistematização da integração das tecnologias nos processos de aprendizagem para produzir avanços na prática pedagógica e na internacionalização do currículo.

ESPECÍFICOS

  • Analisar as dimensões que afetam a adoção do BL a partir das experiências e estratégias de instituições de ensino nacionais e internacionais.
  • Desenhar estratégias de adoção institucional do BL e de um programa de formação interinstitucional de professores, com base em fundamentos teórico-pedagógicos, através da implementação de estratégias de trabalho colaborativo como os Laboratórios de Mudança.
  • Validar estratégias para adoção institucional do BL e do programa de formação interinstitucional por meio de opiniões de especialistas da comunidade científica de redes locais, nacionais e internacionais fora do nível e das instituições participantes.
  • Determinar as condições que favorecem e dificultam a implementação de estratégias para a adoção institucional do blended learning e do programa de formação de professores, contribuindo para a sistematização teórica da integração das tecnologias nos processos de aprendizagem.
  • Sistematizar a construção do conhecimento no desenho de estratégias de adoção institucional do blended learning e programas de formação de professores, bem como desenvolver princípios e diretrizes para projetos de desenhos e pesquisas futuras.

 

https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=67120

Resumo
Este projeto de tese está sendo desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Buscamos investigar de que modo a construção da aprendizagem na/da docência, na perspectiva do Blended Learning e do TPACK, pode promover a educação na Cultura da Convergência Digital e Tecnológica no contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) nos Institutos Federais de Educação. Os aportes teórico-conceituais são diversificados devido à integração da pesquisa entre educação e tecnologias educacionais, e ancoram-se em autores, como: Imbernón (2006, 2009), Lévy (1999, 2011), Jenkins (2009), Christensen, Horn e Staker (2013), Mishra e Koehler (2006, 2009), entre outros. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa e estratégia metodológica do tipo estudo de caso, utilizaremos: questionários exploratórios e entrevistas narrativas. A triangulação das informações, alinhada aos aportes teóricos, será interpretada mediante Análise de Narrativas. O cenário investigativo será o Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Alegrete, Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa serão os professores que atuam nesse Câmpus.
Objetivos
Objetivo geral Investigar como os professores, atuantes nos Institutos Federais de Educação, concebem a construção da aprendizagem na/da docência digital a partir da perspectiva do B-Learning e do TPACK, na direção de novas pedagogias. Objetivos específicos: Compreender como se configuram as trajetórias de aprendizagem da/na docência digital dos professores; reconhecer os saberes pedagógico-tecnológicos desenvolvidos pelos docentes, no âmbito dos IFs. Identificar possíveis contribuições do B-Learning e do TPACK para a construção de novas pedagogias nos IFs. Reconhecer as potencialidades do Blended Learning e do TPACK como elementos propulsores da ambiência pedagógica digital.
Justificativa
Ao assumirmos, como professores, o contínuo processo de aprendizagem da docência, entrelaçada a uma aprendizagem da docência digital (ADD), que implica ser professor na Cultura da Convergência Digital e Tecnológica, poderemos configurar novas concepções aos processos de ensinar e aprender, por meio de espaços presenciais e/ou virtuais, com estratégias pedagógicas que permitam a integração efetiva das TIC. Estaremos, assim, lançando um olhar sobre as oportunidades e os desafios de aprender e ensinar na atualidade, conscientes do nosso papel como professor no século XXI. Intrínseca à ADD está a compreensão do desenvolvimento de um conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), definido como um conhecimento que resulta da intersecção entre o conhecimento do conteúdo, da pedagogia e da tecnologia em sintonia com o contexto que o circunda. Embora essas inter-relações sejam complexas e ainda pouco exploradas no cenário nacional, são vitais ao processo de ADD e, consequentemente, à integração ativa das TIC nos processos de ensino/aprendizagem dos estudantes, pois passam pelo entendimento de que a tecnologia é um meio que favorece o conhecimento, quando interconectada às estratégias pedagógicas e à representação do conteúdo. Dentre as possibilidades educacionais que se têm destacado como uma inovação pedagógica, está o Blended Learning (B-Learning adiante) ou Ensino Híbrido que propõe a convergência entre práticas pedagógicas da educação presencial e práticas pedagógicas da educação a distância, podendo ser utilizadas simultaneamente, com aporte das TIC e das metodologias ativas. Desse modo, a concepção de B-Learning se baseia em uma ideia de educação híbrida – mista –, que mescla múltiplas práticas, espaços, indivíduos, tecnologias, de maneira a potencializar o conhecimento dos estudantes Desse modo, reconhecer a urgência da ADD e suscitar esse saber nos trará experiências descentralizadas e não lineares de espaço-tempo; expandirá o horizonte das interações que transitam do presencial ao virtual (e vice-versa); nos convidará a investigar/testar alternativas, metodologias e modelos pedagógicos – inovadores, dialógicos, colaborativos – que se adequem a esses espaços, favorecendo a produção do seu saber e do saber dos estudantes, visto que é de senso comum que os estudantes, da educação básica ao ensino superior, não se satisfazem com o modelo fragmentado e uniforme de aprender, centrado na figura do professor como o detentor do conhecimento. Assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de investigar o fenômeno que se refere à aprendizagem à aprendizagem na/da docência digital a partir de uma perspectiva do Blended Learning, considerando-o como uma estratégia pedagógica inovadora à formação permanente dos professores dos Institutos Federais de Educação, no contexto da CCDT.
Resultados esperados
Delinear uma proposta de formação permanente, moldada sob a perspectiva do Blended Learning, a partir do reconhecimento de suas possíveis potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem da docência digital, o que favorece uma ambiência pedagógica digital e a construção de novas pedagogias nos IFs.

Resumo
Este projeto de tese tem como tema os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo, encontrando-se vinculado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A investigação tem como objetivo principal analisar em que medida se constituem os processos de auto(trans)formação docente na aprendizagem da docência virtual mediada por Ambiente Digital Imersivo (ADI). A pesquisa terá enfoque quali-quantitativo, utilizará de uma experiência em sala de aula em Imersão, com a utilização de um sistema imersivo desenvolvido no opensim e como instrumento será utilizado um mash de metodologias, entre a Investigação Formação descrita pela Professora Adriana Maciel (DA ROCHA, 2015) e os Círculos Dialógicos Investigativo Formativos proposto pelo professor Celso Henz (HENZ, 2015). Os dados serão analisados e interpretados através da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2007). Na construção da matriz conceitual destacam-se autores como: (SCHLEMMER, 2009), (TAROUCO, 2012), (DA ROCHA, 2015), (HENZ, 2015), (ZABALZA, 2006), (TARDIF, 2011), que trabalham questões quanto a saberes docentes, ambiência e ensino imersivo. Assim, considera-se que essa pesquisa contribui no sentido de mostrar que o processo de Auto(trans)formação docente também se estabelece em um ADI e com isso determinar quais elementos constituem a ambiência pedagógica no mundo digital imersivo, buscar resposta para como o professor efetiva a relação entre os saberes pedagógicos e tecnológicos nas situações de ensino/aprendizagem na ambiência pedagógica digital e registrar como são as experiências vivenciadas pelos professores em situação de ensino/aprendizagem na ambiência pedagógica digital. Como resultado preliminar pode ser identificada a definição de uma metodologia denominada Mash Investigativo Formativo e o início de uma formalização de uma Ambiência Imersiva Educacional.
Objetivos
Descrever os elementos constituintes da ambiência pedagógica, dentre eles, o ADI como instrumento sociocultural de mediação e a interação com mentores e entrepares Identificar os caminhos a serem delineados para a implementação de procedimentos metodológicos no ADI; Narrar as experiências vivenciadas pelos professores em situação de ensino/aprendizagem na ambiência pedagógica digital; Mapear os saberes acessados ou desenvolvidos pelo professor para atuar no ADI; Compreender como o professor efetiva a relação entre os nas situações de ensino/aprendizagem (docência/discência) na ambiência pedagógica digital.
Justificativa

Resultados esperados
Espera-se com esse projeto ter: – mapeamento do processo de auto(trans)formação docente quando os docentes encontram-se frente a utilização de Ambientes Digitais Imersivos como ferramenta de sala de aula; – Os fatores que auxiliam a constituir uma ambiência docente imersiva; e – Mapa dos saberes saberes docentes necessários para atuar em ADI.

Resumo
Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como a escola de ensino médio constituída de seus diferentes sujeitos pode configurar-se como ambiência (trans)formativa para a inserção do professor principiante. O referencial teórico tem como base os estudos de Marcelo Garcia (1999), Hüberman (1992), Tardif (2012), Vaillant e Marcelo Garcia (2012) e Tardif e Lessard (2005) e no conceito de ambiência escolar desenvolvido por Maciel (1995). Nosso cenário de pesquisa é composto por 24 escolas de educação básica – Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Sete Lagoas – MG. Os sujeitos da nossa pesquisa serão constituídos por professores principiantes da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais na cidade de Sete Lagoas. Este estudo terá como abordagem metodológica a utilização das narrativas autobiográficas com base nos estudos de Josso (2004, 2010) e também na obra “O método (auto)biográfico e a formação” de Nóvoa e Finger (2014), e o uso de um questionário exploratório, que, será enviado aos professores principiantes. A partir deste instrumento serão selecionados os professores que aceitarem compartilhar narrativas, vivências e experiências formativas mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise e a interpretação serão realizadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD, Roque Moraes (2003). Ao ouvir e analisar as narrativas contadas por professores principiantes, bem como os desafios por eles enfrentados, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a constituição de ações e programas de apoio aos professores principiantes de forma a diminuir os afastamentos e a deserção profissional.
Objetivos
Objetivo Geral: Compreender como a escola de ensino médio constituída de seus diferentes sujeitos pode configurar-se como ambiência (trans)formativa para a inserção do professor principiante. Objetivos Específicos: Identificar os principais desafios enfrentados pelo professor principiante no ambiente escolar no início da docência. Reconhecer diferentes condições que proporcionam ambiência (trans)formativa para os professores principiantes no ensino médio. Identificar como se dá a relação entre o professor principiante e seus pares nesse processo de auto(trans)formação. Analisar a repercussão da ambiência escolar na constituição da docência do professor principiante do ensino médio.
Justificativa
O Estado da Arte foi reajustado e concluído. O mesmo gerou um artigo submetido a periódico.
Resultados esperados
Diminuir os afastamentos e a deserção profissional dos professores iniciantes.

Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de Dissertação de Mestrado a ser realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo por objetivo geral investigar como a cultura digital insere-se nos processos formativos de professores para a Educação Básica nos Cursos de Licenciaturas Presenciais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) apresentam quanto às normas nacionais de formação inicial de professores para a Educação Básica na cultura digital; analisar nos documentos oficiais da instituição se a cultura digital vem sendo abordada nas propostas formativas das licenciaturas presenciais da UFSM; verificar a existência de disciplinas curriculares (DC) oferecidas nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM que enfoque a cultura digital; reconhecer com que perspectiva a cultura digital está sendo aprofundada quanto à teoria e prática a partir dos planos das disciplinas curriculares (DC); e levantar se há indicadores quanto às mudanças necessárias para atender às DCN 02/2015 no que se refere à Educação Básica na Cultura Digital. O cenário desta investigação será a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e os seus vinte e quatro Cursos de Licenciaturas Presenciais. Em relação à revisão teórica abordamos temas como Cultura Digital, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), Saberes Docentes, Formação de Professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documentos de organização institucional: Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Trata-se de pesquisa em educação, do tipo qualitativa e cunho documental, buscando-se as informações do objeto de estudo com procedimentos que envolverão o estudo bibliográfico para embasamento teórico, a pesquisa e análise documental, sendo as informações analisadas por meio da Análise Textual Discursiva.