Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trajetórias da Formação

TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO (GTFORMA)

Pesquisa Inativo

Publicações

Livros Publicados

 ISAIA, S. M. A. O professor de licenciatura: Desafios para a sua formação. In: Lauraci Dondé da Silva; Tamara Polenz. (Org.). Educação e contemporaneidade: Mudança de paradigma na ação formadora da universidade. 1 ed. Canoas: Editora ULBRA, 2002, v. 1, p. 143-162.

ISAIA, S. M. A. O professor Universitário no contexto de suas trajetórias como pessoa e profissional. In: Marilia Morosini. (Org.). Professor do Ensino Superior. Identidade, Docência e Formação.. 2ª ed. Brasília: Editora Plano, 2001, v. 1, p. 35-60.

ISAIA, S. M. A. Formação do Professor do ensino superior: tramas na tessitura. In: Marília Costa Morosini; Maria Estela Dal Pai Franco; Marlene Correro Grillo; Maria Isabel da Cunha; Silvia Maria de Aguiar Isaia. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. 1ª ed. Porto Alegre: FAPERGS/ RIES, 2003, v. 1, p. 241-251.

ISAIA, S. M. A. Professores de Licenciatura: concepções de docência. In: Marília Costa Morosini; Marlene Correro Grillo; Maria Estela Dal Pai Franco; Maria Isabel da Cunha; Silvia Maria de Aguiar Isaia. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. 1º ed. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, v. 1º, p. 263-277.
MACIEL, A. M. R.; SILUK, A. C. P. Formação na Docência Universitária e redes virtuais de Conhecimento. In: Marília Costa Morosini; Marlene Correro Grillo; Maria Estela Dal Pai Franco; Maria Isabel da Cunha; Silvia Maria de Aguiar Isaia. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. 1º ed. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, v. 1º, p. 279-293.
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Tessituras dos processos formativos de professores que atuam nas licenciaturas. In: Oswaldo Alonso Rays. (Org.). Educação matemática e física: subsídios para a prática pedagógica. 01 ed. Santa Maria: Editora Unifra, 2006, v. 01, p. 69-86.
ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: Dilvo Ristoff ; Palmira Sevegnani. (Org.). Docência na Educação Superior. Brasília: INEP, 2006, v. 5, p. 63-84.
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. In: Maria Estela Dal Pai Franco; Elizabethe Diefenthaeler Krae. (Org.). Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. 1ª ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2007, v. 1, p. 107-118.
ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior. In: Engers, Maria Emília; Morosini,Marília. (Org.). Pedagogia Universitária e Aprendizagem. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, v. 2, p. 153-165.
 ISAIA, S. M. A. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: Cunha, Maria Isabel. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia Universitária. 1 ed. Campinas: Papirus, 2007, v. 1, p. 161-177.
ISAIA, S. M. A. A teoria gardneriana e a problemática da Educação: desafios para a formação de professores. In: Ayrton Correa; Ana Luisa Ruschel Nunes. (Org.). O ensino de artes visuais – uma abordagem simbólico-cultural. 1 ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007, v. 1, p. 9-44.
BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia Universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado In: Eggert; Traversini; Peres; Bonin. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 102-120.
ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente: Sua compreensão a partir das narrativas de professores. In: Traversini; Eggert; Peres; Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. 1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 2, p. 618-635.
ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. in: Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. Maria Estela Dal Franco, Elizabeth Diefenthaeler Krahe. Porto Alegre, Editora: EDIPURS, 2007, p.107-118

MOROSINI, M.C.. Pedagogia universitária e a RIES: novos tempos. in: Pedagogia Universitária e Áreas do Conhecimento. Maria Estela Dal Franco, Elizabeth Diefenthaeler Krahe. Porto Alegre, Editora: EDIPURS, 2007, p.307-317
MOROSINI, M.C.. Impacto das sociedades tecnologicamente avançadas na aprendizagem universitária: cidadania, empregabilidade e comprometimento. in: Pedagogia universitária e aprendizagem. Maria Emília Amaral Engers, Marília Costa Engers(orgs.). Porto Alegre: EDIPURS, 2007, p.87-103

ISAIA, S.M.A..
Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da educação superior. in: Pedagogia universitária e aprendizagem. Maria Emília Amaral Engers, Marília Costa Engers(orgs.). Porto Alegre: EDIPURS, 2007, p.153-165
 ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. in: Linhas Críticas: Revista semestral da Faculdade de Educação – UNB. Brasília: 2008, p.43-59
 BOLZAN, D.P.V.. Atividade discursiva como elemento mediador na construção do conhecimento pedagógico compartilhado. in: Reflexões políticas educacionais. p.117-128
TELLES, João Antonio. A trajetória Narrativa: Histórias sobre a prática pedagógica e a formação do professor de línguas. in: Edla Eggert (Org.). IV Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. São Paulo: editora PAPIRUS, 2007, p.161-177
 ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. in: Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Maria Isabel da Cunha (orgs.). São Paulo: editora PAPIRUS, 2007, p.161-177
 MACIEL, A.M.R, SILUK, A.C.P..Formação na Docência Universitária e Redes Virtuais de Conhecimento. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.279-293
 MOROSINI, Marília Costa. Pedagogia universitária e Campo de Conhecimento: RIES – Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.219-228
 ISAIA, S.M.A..Professores de Licenciatura: Concepções de Docência. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.263-277
 OLIVEIRA, Valeska Fortes.Professor Universitário: Saberes Acadêmicos e Demandas Profissionais. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.253-261
 ISAIA, S.M.A..Formação de Professores no Ensino Superior: Tramas na Tessitura. in: Marília Costa Morosini, Marlene Correro Grillo, Maria Estela Dal Pai Franco, Maria Isabel da Cunha, Sílvia Maria de Aguiar Isaia (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p.263-277
 CUNHA, Maria Isabel. A Educação Superior e o campo da pedagogia universitária: legitimidades e desafios. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.349-373
MACIEL, A. M. R.. A geratividade docente na educação superior e os movimentos (trans)formativos para o desenvolvimento profissional. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.281-297
MOROSINI, Marília Costa. Apresentação. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.9-24
OLIVEIRA, Valeska Fortes. O grupo como dispositivo de formação: conhecendo trajetos na educação superior. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.101-120
ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos a a aprendizagem de ser professor. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.121-143
MOROSINI, Marília Costa. Universitas/RIES – a pesquisa como formação. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: EDIPURS, 2009, p.415-429
ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.163-176
MACIEL, A.M.R.. Desenvolvimento e realização do profissional docente: a saúde emocional no processo autoeducativo. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.149-163
MOROSINI, Marília Costa. Docência e internacionalização da educação superior no Brasil. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.49-61
OLIVEIRA, Valeska Fortes. Em que espelho andamos nos projetando? entre representações e saberes – o professor universitário. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.107-119
ISAIA, S.M.A.. Na tessitura da trajetória pessoal e profissional: a constituição do professor do ensino superior. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.95-105
MACIEL, A.M.R.. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. in: Sílvia Maria Aguiar Isaia, Dóris Pires Vargas Bolzan, Adriana Moreira da Rocha Maciel (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior.Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p.63-77
Anais de eventos
PIVETTA, H.M.F., ISAIA, S.M.A. Aprendizagem docente: concepções de professores de ensino superior. In: XIV Endipe, Anais
 OLIVEIRA, V.F.. Narrativas como dispositivo de conhecimento de práticas professorais. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ENDIPE, 2008, Anais…
ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ENDIPE, 2008, Anais…
 POWACZUK, A.C.H., BOLZAN, D.P.V.. A professoralidade no ensino superior: a docência em caráter substitutivo como processo formativo. In: VIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2008, Anais…
 ISAIA, S.M.A., BUSS, A.M.. A trama de trajetórias docentes: comparação entre professores de uma IES pública e uma confessional. In: VIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2008, Anais…
 HEDIONEIA, M.F.P., ISAIA, S.M.A.. Aprendizagem docente de professores de ensino superior. In: VIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2008, Anais…

FELDKERCHER, Nadiane., FREITAS, D.S., AIMI, D.S, HENRIQUES, D.M.. Diferentes enunciações de educação continuada: a fala de professores da escola continuada. In: VIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2008, Anais…

 FELICETTI, V.L, MOROSINI, Marília.. Ensino superior: eqüidade ou iniqüidade no ensino superior? In: VIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2008, Anais…
BARBOSA, M.H., ISAIA, S.M.A., Entre elos e cadeia da vida, formando professores-servidores. In: VIII Congresso nacional de educação EDUCERE, 2008, Anais…
BUSS, A.M., ISAIA, S.M.A., STAHL, L.R., QUATRIN, L.B., ADÃO, R.M.S.. Professores universitários narrando suas trajetórias docentes: em busca de marcas da vida e da profissão. In: VIII Congresso nacional de educação EDUCERE, 2008, Anais…
 AIMI, D.S., FELDKERCHER, Nadiane, HENRIQUES, C.M.. Qualidade no ensino superior e sua relação com os professores substitutos. In: VIII Congresso nacional de educação EDUCERE, 2008, Anais…
 IRGANG, S.R.P., OLIVEIRA, V.F.. As infâncias de professores formadores: trajetórias e representações. In: VII Seminário de la red latino americana de estudios sobre trabajo docente, 2008, Anais…
ISAIA, S.M.A., BUSS, A.M., ADÃO, R.M.S.. Estudo comparativo de professores de uma IES pública e de uma particular: alguns indicativos do trabalho docente. In: VII Seminário de la red latino americana de estudios sobre trabajo docente, 2008, Anais…
 AIMI, D.S., ISAIA, S.M.A.. Indicadores de avaliação do professor substituto nas IES brasileiras – INEP/SINAES . In: VII Seminário de la red latino americana de estudios sobre trabajo docente, 2008, Anais…
 SCREMIN, Greice., ISAIA, S.M.A.. Indicadores de qualidade da educação superior: o contexto do trabalho docente no ensino privado no Brasil . In: VII Seminário de la red latino americana de estudios sobre trabajo docente, 2008, Anais…
MOROSINI, M.C., SILVEIRA, C.M. Deficiência Visual e sua importância nos Grupos de Trabalho da ANPED. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
AUSTRIA, V.C., BOLZAN, D.P.V.. Aprendizagem da docencia superior de professores fisioterapeutas: fazeres e saberes docentes. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
BOLZAN, D.P.V., POWACZUK, A.C.H.. Aprendizagem docente no ensino superior: a docencia em caráter substitutivo. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
POWACZUK, A.C.H., PIVETTA, H.M.F. As pequisas sobre formação docente: estudos vinculados ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
IRGANG, S.R.P., OLIVEIRA, V.F.. Baú de memória: narrativas de si no processo formativo. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
BARBOSA, M.H.. Formando professores psico-terapeutas e construindo subjetividades. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
DEBUS, I.S., HARTMANN, M.R., OLIVEIRA, V.F.. O lugar do grupo de pesquisa na formação de professores. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
MACIEL, A.M.R, ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V. O profissionalismo interativo por meio de comunidades de prática pedagógica universitária: investigação-formação em rede. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
SIMON, M.S., MOROSINI, M.C.. Paradigma educacional emergente revisitando os debates dos anos de 2006 a 2008. In: VI Congresso internacional de educação UNISINOS, 2009, Anais…
KOEHLER, S.E., ISAIA, S.M.A.. A problemática do professor substituto na UFSM. In: VI ANPEd Sul, 2004, Anais…
SCREMIN, greice, GIORDANI, E.M., LONGHI, E.C.. Ensino superior: a docência em construção nas oficinas de didática . In: VI ANPEd Sul, 2004, Anais…
GIORDANI, E.M., SCREMIN, greice, LONGHI, E.C., MENDES. A.M.. Interdisciplinaridade como epistemologia e metodologia na formação docente no ensino superior. In: VI ANPEd Sul, 2004, anais…
 ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V., MOROSINI, M.C., FARIA, E.T.. Revendo o glossário RIES de pedagogia universitária: um diálogo interdiscursivo. In: VI ANPEd Sul, 2004, anais…
 AIMI, D.S., STROMM, P.C., ISAIA, S.M.A.. Trajetória institucional de docentes universitários: comparando resultados. In: VI ANPEd Sul, 2004, anais…
 ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Diálogo interdiscursivo sobre a formação docente a partir da rede de pesquisadores-RIES. In: Lasa, 2007, anais…
MOROSINI, M.C.. RIES – Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior: a consolidação da produção doméstica. In: Lasa, 2007, anais…
 POWACZUK, A.C.H., BOLZAN, D.P.V.. A construção da professoralidade do professor do ensino superior. In: IX EDUCERE, 2009, anais…
 SANTOS, E.A.G., HAUTRIVE, G.M.F., POWACZUK, A.C.H., WISCH, Tasia, SANTOS, L.D., BOLZAN, D.P.V.. Concepções de leitura e escrita de professores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental. In: IX EDUCERE, 2009, anais…
KIRSCH, D.B., BOLZAN, D.P.V.. Percurso formativo na profissionalização docente: a iniciação científica no Curso de Pedagogia . In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…
CHENET, Neoclesia, OLIVEIRA, V.F.. Olhares de gerações de professores formadores. In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…
OLIVEIRA, V.F.. A escrita como “cuidado de si” no espaço formativo da Universidade. In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…
NEUENFELDT, M.C., ISAIA, S.M.A.. Docência orientada nos cursos de Pós-Graduação em Educação. In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…
 ISAIA, S.M.A., GIORDANI, E.M., AIMI, daniela, STROMM, P.C., SCREMIN, Greice, HENRIQUES, C.M.. Ciclos de vida profissionais de docentes do ensino superior: identificação preliminar de movimentos construtivos. In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…
BOLZAN, D.P.V., SANTOS, E.G., BASSO, F.P.. Docência orientada: uma possibilidade de aprendizagem para a docência na educação superior. In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…
 GIORDANI, E.M., MENDES, A.M.M., HENRIQUES, C.M.. iniciação científica e pedagogia universitária. In: Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, anais…


CHENET, neoclesia, OLIVEIRA, V.F.. A formação docente no olhar de gerações de professores. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…

KIRSCH, D.B., BOLZAN, D.P.V.. Educação superior: a iniciação científica na formação inicial de pedagogas. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 NEUENFELDT, M.C., ISAIA, S.M.A.. A docência orientada em Universidades Federais brasileiras: o caso da UFSM e da UFRGS. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 CORTE, M.G.D., MOROSINI, M.C. Um olhar na produção científica sobre as práticas e estágios do curso de Pedagogia. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 PIVETTA, H.M.F., ISAIA, S.M.A.. Concepções de formação e docência dos professores do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
CAVALHEIRO, Rejane, ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Trajetórias de formação no ensino superior: um estudo com os professores que atuam nos Cursos de Pedagogia da UFSM. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 PAVÃO, S.M.O, GOMES, C.C.. Desafios do professor: abordagem dos aspectos relacionais da prática pedagógica. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
ISAIA, S.M.A., BOLZAN,D.P.V. Trajetórias formaticas de professores que atuam nas licenciaturas. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 BUSS, A.M., GIRONDI, D.R., ISAIA, S.M.A.. Delineamento da trajetória institucional docente de professores de uma IES confessional. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 POWACZUK, A.C.H., BOLZAN, D.P.V.. Docência em caráter substitutivo: da provisoriedade à um espaço potencializador de aprendizagem docente no ensino superior . In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 BOLZAN, D.P.V., SANTOS, E.G.. Docência orientada: uma possibilidade de aprendizagem docente. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 BENINI, M.M.G., OLIVEIRA, V.F.. Situação problematizadora da pesquisa: PED I como eixo temático de interesse “Educação, tempos e Espaços”. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…

MACIEL, A.M.R., GUIMARÃES, J.C., AUGUSTIN, R.L., PISSETTI, Rodrigo..Programas estruturados e desenvolvimento profissional no exercício da gestão e da docência como foco dinamizador do ensino da Pedagogia Universitária em um IES privada. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…

 MACIEL, A.M.R., GUIMARÃES, J.C., AUGUSTIN, R.L., PISSETTI, Rodrigo.. Aprendizagem em hipermeios. In: IV Simpósio de Educação Superior UFSM, 2007, anais…
 NEUENFELDT, M.C., ISAIA, S.M.A.. A docência orientada em universidades Federais brasileiras: o caso da UFSM e da UFRGS. In: IV Simpósio de Educação Superior PUC, anais…
CHENET, Neoclesia, OLIVEIRA, V.F.. A formação docente no olhar de gerações de professores. In: IV Simpósio de Educação Superior PUC, anais…
 PIVETTA, H.M.F., ISAIA, S.M.A.. Concepções de formação e docência dos professores do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. In: IV Simpósio de Educação Superior PUC, anais…
 KIRSCH, D.B., BOLZAN, D.P.V.. Educação superior: a iniciação científica na formação inicial de pedagogas . In: IV Simpósio de Educação Superior PUC, anais…

CAVALHEIRO, Rejane, ISAIA, S.M.A., BOLZAN. D.P.V.. Trajetórias de formação no ensino superior: um estudo com os professores que atuam nos Cursos de Pedagogia da UFSM. In: IV Simpósio de Educação Superior PUC, anais…

 CORTE, M.G.D., MOROSINI, M.C.. Um olhar na produção científica sobre as práticas e estágios do Curso de Pedagogia. In: IV Simpósio de Educação Superior PUC, anais…
 MOROSINI, M.C., MOROSINI, Lúcio. Pedagogia Universitária: entre a convergência e a divergência na busca do alomorfismo. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
OLIVEIRA, V.F.. Espaços e tempos produzindo um professor. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 KIRSCH, D.B., BOLZAN, D.P.V.. A formação inicial de professores e a iniciação científica: construções epistemológicas sobre a docência. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 ISAIA, S.M.A., BOLZAN, D.P.V.. Aprendizagem docente no ensino superior: construções a partir de uma rede de interações e mediações. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 BASSO, F.P., BOLZAN, D.P.V.. Consciência fonológica: relações entre oralidade e escrita. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 POWACZUK, A.C.H., BOLZAN, D.P.V.. Alfabetização e a organização das atividades pedagógicas: relações pertinentes ao ato educativo. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
BERWANGER, C.D., MARIOTTO, R.B., MILLANIS.M.F., PAPPIS, Lisiane, SPENCER, M.Z. BOLZAN, D.P.V.. Leitura e escrita: construindo hipóteses através de um circuito de atividades. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 KOEHLER, S.E., ISAIA, S.M.A.. A problemática do professor substituto na UFSM. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 PIVETTA, H.M.F , ISAIA, S.M.A.. Concepções de formação/docência dos professores do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
BERWANGER, C.D., MILLANI, S.M.F., PAPPIS, lisiane, MARIOTTO, R.B., BOLZAN, D.P.V.. Formação inicial e continuada de professores: leitura de mundo e vivências pedagógicas. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
BERWANGER, C.D., MILLANI, S.M.F., PAPPIS, lisiane, MARIOTTO, R.B., BOLZAN, D.P.V.. Formação inicial e continuada de professores: leitura de mundo e vivências pedagógicas. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 BENINI, M.M.G., BRANCHER, V.R., OLIVEIRA, V.F.. Saber ser, saber fazer: a formação de professores num complexo processo de conhecimento de si. In: IV Congresso internacional de Educação UNISINOS, anais…
 MACIEL, A. M. R. ; ISAIA, S. M. A. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REPERCUSSÕES DA AMBIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE ISSN21758484. In: 32ª Reunião Anual da ANPEd, 2009, Caxambu. 32ª Reunião Anual da ANPEd. Sociedade, cultura e educação:novas regulações?. Caxambu : ANPEd, 2009. v. 1. p. 1-15.
 PIVETTA, H.M.F.; ISAIA, S.M.A.; BARBOSA, M. H.; POWACZUK, A. C. H.; SANTOS, E. A. G.; BOLZAN, D. P. V.. PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA SUPERIOR: A TESSITURA DA APRENDIZAGEM DOCENTE. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
 BOLZAN, D. P. V.. PROCESSOS FORMATIVOS E DOCÊNCIA: TECENDO REDES DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
SCREMIN, Greice; AIMI, Daniela da Silva; ISAIA, S. M. A.. TRABALHO DOCENTE COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA: REFLEXOS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
HENRIQUES, Cecília Machado; ISAIA, S. M. A.. A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
SCREMIN, Greice; ISAIA, S. M. A.; AIMI, Daniela da Silva. INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS FUNÇÕES DOCENTES NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS BRASILEIRAS. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
CAVALHEIRO, Rejane. TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE PEDAGOGIA:CAMINHOS E ENCRUZILHADAS DA FORMAÇÃO. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
ISAIA, S. M. A.; STAHL, Luana Rosalie; QUATRIN, Louise Bertoldo; BUSS, Andréia de Mello; SILVA, Marciele Taschetto. MARCAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO DE PROFESSORES DE UMA IES CONFESSIONAL. In: XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010, Anais…
Artigos Publicados em Revistas
Teses e Dissertações
Título:(Dissertação) SIGNIFICAÇÃO E VALOR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA UMA ANÁLISE TEORÉTICA DA EDUCAÇÃO
Autor: Silvia Maria de Aguiar Isaia
Data: Santa Maria, dezembro de 1981
Título: (Tese) REPERCUSSÃO DOS SENTIMENTOS E DAS COGNIÇÕES NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE 3° DE 4° GRAUS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E QUALIDADE DE ENSINO
Autor: Silvia Maria de Aguiar Isaia
Data: Porto Alegre, julho
Título: (Dissertação) O PROFESSOR-CIDADÃO EM (TRANS) FORMAÇÃO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UM MODELO UNIFICADOR
Autor: Adriana Moreira da Rocha Maciel
Título: (Tese) FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA? REALIDADE E POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
Autor: Adriana Moreira da Rocha Maciel
Data: Santa Maria, 18 de abril de 2000
Título: (Dissertação)O CANTO COMO MEDIAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-COGNITIVO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR
Autor: Cláudia Ribeiro Bellochio
Data: Santa Maria, setembro de 1994
Título: (Tese)A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: Doris Pires Vargas Bolzan
Data: Porto Alegre, 2001
Título: (Dissertação)A DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DE LICENCIATURAS-REFLEXOS DA FORMAÇÃO QUE POSSUEM NA FORMAÇÃO QUE VIABILIZAM: UM ESTUDO NA URCAMP EM DOM PEDRITO
Autor: Alissandra Hampel Rosado
Data: Santa Maria, 21 de julho de 2003
Título: (Dissertação)STRESS OCUPACIONAL EM PROFESSORES DE LICENCIATURA
Autor: Ana Claudia V. Osiecki
Data: Santa Maria, 27 de abril de 1998
Título: (Dissertação)EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA PARA AUTONOMIA
Autor: Anastácia Maldaner
Data: Santa Maria, 23 de agosto de 2000
Título: (Dissertação)COMPETÊNCIAS VIVENCIAIS TECIDAS A PARTIR DAS PRÁTICAS CURRICULARES DAS ALUNAS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA – UFSM: SUA ARTICULAÇÃO COM A ASSESSORIA PSICOLÓGICA.
Autor: Dina Maria Zago Machado
Data: Santa Maria, julho de 2000
Título: (Dissertação)O JOGO PROTAGONIZADO COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DA AÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES RÉ-ESCOLARES
Autor: Fabiane Adela Tonetto Costas
Data: Santa Maria, 02 de outubro de 1996
Título: (Dissertação)IMPLICAÇÕES DO MAL-ESTAR DOCENTE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROFESSORES E PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
Autor: Fátima Terezinha Lopes de Costa
Data: Santa Maria, 19 de junho de 2001
Título: (Dissertação)CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Autor: HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTA
Data: Santa Maria, 06 de setembro de 2006
Título: (Dissertação)ARTISTA E PROFESSOR DE ARTES PLÁSTICAS: INTERPENETRAÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO DA ARTE
Autor: Helga Corrêa
Data: Santa Maria, 24 de março de 2000
Título: (Dissertação)A FORMAÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO PRIMEIRO GRAU: REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO PROFESSOR E O MODO COMO O ENSINA
Autor: Iselda Teresinha Sausen Feil
Data: Santa Maria, abril de 1995
Título: (Dissertação)AS VOZES DOS PROFESSORES E ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS: REFLETINDO SOBRE POSSIBILIDADES EDUCATIVAS/ AVALIATIVAS DESENVOLVENTES
Autor: Lenita Maria Körbes Zonin
Data: Santa Maria, 31 de janeiro de 2000
Título: (Dissertação)A RELAÇÃO PEDAGÓGICA E O FRACASSO ESCOLAR NA 1° SÉRIE DO 1° GRAU: A REPERCUSSÃO DAS RECOMPENSAS E DOS CASTIGOS
Autor: Lúcia Salete Celich Dani
Data: Santa Maria, 21 de novembro de 1996
Título: (Dissertação)COMO O PROFESSOR MÉDICO PERCEBE A SUA FORMAÇÃO AO LONGO DA TRAJETÓRIA: EM BUSCA DAS MARCAS CONSTITUINTES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Autor: Luis Augusto Peukert Bassi
Data: Santa Maria, 27 de março de 2006
Título: (Dissertação)A DOCÊNCIA ORIENTADA COMO CAMINHO POSSÍVEL NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: EM BUSCA DE INDICADORES DE QUALIDADE
Autor: Manuelli Cerolini Neuenfeldt
Data: Santa Maria, 28 de março de 2008
Título: (Dissertação) MARCAS DO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR MÉDICO COM ALTA TENDÊNCIA EMPÁTICA
Autor: Márcia Regina Vieira
Data: Santa Maria, 13 de Julho de 2007
Título: (Dissertação)SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE REDES COLABORATIVAS VIRTUAIS NA UNIVERSIDADE
Autor: Margaret Simone Zulian
Data: Santa Maria, 03 de junho de 2002
Título: (Dissertação)A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-SUPERVISOR DE TERAPIAS PSICODINÂMICAS: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO MÉDICA
Autor: Miriam Haubold Barbosa
Data: Santa Maria, 08 de abril de 2005
Título: (Dissertação)PROJETO ESCOLA ABERTA: NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DE EDUCADORES PARA ATUAR COM CRIANÇAS E DOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
Autor: Nara Vieira Ramos
Data: Santa Maria, 27 de junho de 1997
Título: (Dissertação)O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PROFESSORES SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA – DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor: Odinei Bueno Gonçalves
Data: Santa Maria, julho de 2003
Título: (Dissertação)TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFSM
Autor: REJANE CAVALHEIRO
Data: Santa Maria, 25 de outubro de 2006
Título: (Dissertação)A TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL/DOCENTE DO PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFSM
Autor: Solange Ester Koehler
Data: Santa Maria, 30 de outubro de 2006
Título: (Dissertação)O PROCESSO INTERATIVO NO COTIDIANO DE JOVENS SURDOS: UM ESTUDO ORIENTADO PELA ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autor: Thaís Silva Beltrame
Data: Santa Maria, 27 de novembro de 1995
Título: (Dissertação)O PROFESSOR E A LINGUAGEM LOGO: TREINAMENTO OU FORMAÇÃO? REPERCUSSÃO NO MODO COMO ELE VIABILIZA A UTILIZAÇÃO DESTA LINGUAGEM COM OS SEUS ALUNOS
Autor: Vera Lúcia Marostega
Data: Santa Maria, 24 de fevereiro de 1997
Título: (Dissertação)UM LUGAR CHAMADO LAR: A TRILHA DE UM GRUPO DE 1974 A 1996
Autor: Waléria Fortes de Oliveira
Data: Porto Alegre, dezembro de 1996
Título: (Dissertação)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS COMPARTILHADOS NA RADEP VIRTUAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor: Thiago da Silva Weingärtner
Data: Santa Maria, agosto de 2005.