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Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores

INOVAÇÃO EDUCACIONAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (INOVAEDUC)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Notícias INOVAEDUC
CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PROBIC
A coordenação do Projeto de Pesquisa “Caracterização das formas de enfrentamento dasdificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes de Escolas Públicas de Ensino Médiosediadas em Santa Maria/RS”, no âmbito do Programa…
13/06/2020 – 17:44

Apresentação

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC tem por objetivos buscar uma compreensão adequada de como as mudanças se originam, se processam e se consolidam em espaços educativos escolares, e em que medida essas mudanças podem ser caracterizadas como inovações educacionais, bem como estimular mudanças educacionais significativas para os envolvidos nesses espaços educativos, mediante intervenções implementadas nas diversas etapas da escolaridade e planejadas com base em parâmetros e referenciais criados, sustentados e/ou adotados criticamente pela equipe. Seus membros dedicam-se a compreender os condicionantes e as formas de organização e de desenvolvimento tanto de Práticas Educativas realizadas em Escolas Públicas de Educação Básica, como de Processos de Formação Inicial e Continuada de Professores, a partir de seus potenciais inovadores. As ações investigativas desenvolvidas no Grupo estão norteadas por 3 Temáticas Gerais (TG), que são desdobradas em Temáticas Secundárias e Focos Específicos, a saber: TG I – Processos Formativos de Professores; 1.Formação inicial de professores e aprendizagem da docência; 2.Aspectos necessários para Formação de Professores no contexto brasileiro; 3.Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores; 4.Formação e atuação de formadores de professores; TG II – Cultura, Organização e Desenvolvimento Escolar: 1.Organização de tempos e espaços escolares; 2.Organização e desenvolvimento do trabalho docente; 3.Desenvolvimento, análise e utilização de materiais didático-pedagógicos na Educação Básica; 4.Conteúdos de ensino, recursos didáticos e resolução de problemas na Educação em Ciências; TG III – Políticas Educacionais e suas incidências nas Redes Escolares Públicas; 1.Sistemas de avaliação escolar em larga escala; 2.Políticas de estruturação curricular e avaliação do Ensino Médio; 3.Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; 4.Programa nacional de materiais didáticos para a Educação Básica.